Benefícios do sal rosa do Himalaia

O sal rosa do Himalaia é considerado o sal mais puro e benéfico à saúde. Saiba mais sobre ele no artigo do Mundo Mulheres.

Sal rosa do Himalaia

O sal é um tipo de substância cristalina, mais conhecida como cloreto de sódio, encontrado em grandes quantidades na natureza. Existem dois tipos de sal, o primeiro é o sal marinho que é extraído da evaporação da água do mar, o segundo é o sal rocha ou sal-gema, que é extraído de minas subterrâneas resultantes de mares que secaram.

O sal desempenha um papel muito importante no organismo, mas quando é consumido em excesso pode trazer malefícios para a saúde como hipertensão e doenças cardiovasculares.

Além dos sais que foram citados, um que vem chamando muito atenção é o sal rosa do Himalaia, considerado o tipo mais puro do mundo e também o que traz mais benefícios para a saúde. Saiba mais sobre ele nos tópicos abaixo.

O que é o sal rosa do Himalaia?

Para quem não sabe o Himalaia é uma região de 2.500km com as mais altas montanhas do planeta, sendo conhecido também como o “Teto do Mundo”. Essas montanhas percorrem países como Nepal, Butão, índia, China, Tibet e Paquistão.

Sal rosa

Segundo pesquisadores há mais ou menos 200 milhões de anos, nesta região havia camas cristalizadas de sal que com o tempo foram cobertas por lava, assim sendo mantido neste local durante muito tempo, o que significa que foi protegido da poluição moderna.

Por isso tem se falado muito sobres os seus benefícios para a saúde, já que os seus nutrientes foram mantidos intocáveis, protegidos e preservados durante muito tempo. Além disso, é considerado o sal de maior pureza encontrado no planeta Terra.

Quais os benefícios do sal rosa do Himalaia?

Graças há mais de 200 milhões de anos de preservação, o sal rosa do Himalaia possui muitas propriedades que são capazes de trazer diversos benefícios para o organismo. Segundo especialistas, o sal rosa apresenta 84 minerais e elementos, que também são os responsáveis pela sua cor rosa. Dentre esses minerais podemos destacar o cálcio, magnésio, potássio, sulfato de cálcio entre outros que são facilmente absorvidos pelo corpo.

Sal rosa1

Para quem não sabe o sal comum de cozinha tem grande parte dos seus minerais retirados, além de ser branqueado e limpo através de produtos químicos e, depois é aquecido em altas temperaturas. Por isso o organismo não consegue absorve-lo corretamente, o que consequentemente vá formando depósitos de sal nos órgãos resultando em retenção de líquidos, hipertensão, problemas cardíacos entre outros.

Já o sal rosa do Himalaia não sofre com esse processo químico de refinamento, pois é extraído e lavado manualmente, o que o torna ainda mais puro. Dentre os principais benefícios do sal rosa, podemos destacar:

Auxilia nas funções respiratórias,

Combate o envelhecimento precoce,

Contribui na saúde vascular,

Promove a hidratação do corpo,

Previne câimbras musculares,

Fortalece tecidos ósseos,

Reduz a pressão arterial,

Melhora a circulação sanguínea,

Elimina metais pesados do organismo,

Onde usar o sal rosa do Himalaia?

O sal rosa é extremamente recomendado na preparação de alimentos, pois quando comparado ao sal comum de cozinha, traz muito mais benefícios à saúde. Também é muito utilizado e recomendado no banho, pois junto a água morna proporciona a melhora da circulação, eliminação de toxinas da pele e um sono mais tranquilo durante a noite.

Benefícios do sal rosa

O sal rosa do Himalaia pode ser encontrado em supermercados, casa de produtos naturais e em vários sites na internet. O preço dele também é mais alto comparado ao sal comum de cozinha.

Saiba mais sobre o sal do Himalia no vídeo a seguir:

Leia mais sobre sal

Revisado em 15/07/2017
Publicado em 05/11/2015 por Haline

Mais informações por email


Comentários

  • josé nilton da silva

    28/11/15

    Muito bom..!! eu sou um pesquisador de saúde em geral,e fiquei muito contente com a dedicação e compreensão ao qual vcs ditam nos artigos relacionados.
    responder

Comentar