Home » Gravidez

Benefícios do parto normal

O parto normal pode trazer vários tipos de benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Saiba mais no artigo do Mundo Mulheres.

Mãe e filho

O nascimento de um filho é umas das etapas mais especiais e importantes na vida da mulher. Mas é também uma tapa de muitas dúvidas principalmente em relação à que tipo de parto realizar, pois a forma de dar à luz faz muita diferença na vida da mãe e bebê. Segundo especialistas, o parto deve ter o mínimo de intervenção possível, sendo o parto natural o mais recomendado. Confira nos tópicos abaixo quais os benefícios que o parto natural traz para a mãe e principalmente para o bebê.

Benefícios do parto normal para o bebê

O parto normal traz vários benefícios, e o primeiro deles é o bebê escolher o dia em que irá nascer, ou seja, é quando ele está realmente pronto para vir ao mundo. Outro benefício é que durante o trabalho de parto, as contrações liberam um hormônio chamado ocitocina, que é responsável por estimular a descida do leite e também facilitar a saída.

Com a descida do leite o bebê já pode mamar assim que nasce, já que ele possui um alto poder de sucção nos primeiros 30 minutos de vida. Dentro do útero, os pulmões do bebê estão cheios de líquido amniótico, e quando nasce esse líquido precisa ser expelido. No parto normal acontece uma compressão na caixa torácica do bebê, que faz o líquido sair pela boca e nariz, fazendo a respirar logo que nasce.

Outra grande vantagem do parto natural para o bebê tem haver com a liberação do hormônio ocitocina que ocorre durante as contrações. Quando o bebê entra em contato com esse hormônio, o bebê fica muito mais calmo e alerta nas primeiras horas após o nascimento.

Bebê chorando

Benefícios do parto normal para a mãe

Sem dúvidas uma das melhores vantagens do parto natural é o tempo de recuperação, ou seja, a mulher pode deixar o hospital 48 horas após o nascimento do bebê ou mesmo antes, mas vale lembrar que em alguns casos pode haver complicações que faça com que a mãe permaneça mais tempo internada.

A mãe também tem menos riscos de contrair algum tipo de infecção, pois não se trata de um procedimento cirúrgico. Segundo dados do Ministério da Saúde, os riscos de infecção em partos cesáreas é 5 vezes maior do que os partos naturais. Há também menos chances de sangramentos no pós-parto.

Mulher grávida

Como decidir por qual parto realizar

A gravidez é um período de grandes transformações, alegrias e também incerteza, principalmente pela escolha do tipo de parto. Não é fácil tomar essa decisão, por isso desde o começo a mãe deve ter um acompanhamento médico e tirar todas as suas dúvidas com profissional, além de pesquisar muito sobre cada tipo. Conversar com o parceiro e expor seus medos e expectativas sobre cada um dos partos também é muito importante. Mas vale lembrar que a escolha vai depender muito da sua saúde. Já que em alguns casos o parto normal pode ser perigoso.

Conversando com o médico

Mas é importante ressaltar que em alguns casos não é possível realizar o parto natural mesmo que a mãe queira, sendo a cesárea a melhor opção.

Publicado por Haline
Revisado em 14/07/2017

Compartilhar

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

Conheça diferenças e vantagens do parto normal | Minha Vida

O parto normal tem melhor recuperação e traz mais vantagens para a mãe e o bebê do que a cesariana. Tire todas as suas dúvidas sobre esse método.

Normal ou cesárea? Conheça riscos, mitos e benefícios de ...

Direito de imagem PA Image caption Em geral, o parto normal é menos arriscado e traz benefícios para a mãe e o bebê O maior número de ...

Os benefícios do parto normal: veja todos eles e mais

A seguir, confira todos os benefícios incríveis do parto normal. Saiba os benefícios do parto normal para o bebê e para a mãe.

Parto normal: como é, vantagens e cuidados ao realizar ...

Esclareça suas dúvidas sobre o parto normal. Veja quais são os benefícios do parto normal e os cuidados ao realizá-lo.

Benefícios do parto normal para a saúde da mulher ...

O parto normal é aquele em que o bebê nasce por via vaginal, sem nenhuma intervenção cirúrgica. Esse tipo de parto é benéfico, pois pode diminuir os riscos ...

Os benefícios do parto normal para o bebê | Bebe.com.br

Os benefícios do parto normal para o bebê Da respiração ao sistema imune, a ciência comprova: vir ao mundo naturalmente, quando possível, ajuda a garantir um ...

Vantagens do parto normal para a mãe e para o bebê - Tua Saúde

Anestesia epidural retira completamente a dor do parto normal e neste tipo de parto arecuperação é mais rápida e o bebê tem mais facilidade para mamar.

Benefícios parto normal versus cesariana - UFRGS

Muito tem se falado atualmente sobre a importância do parto normal e sobre seus benefícios. Mas qual a verdade sobre os fatos? 1. Como o parto normal influencia na ...

Parto normal fortalece a saúde do bebê — Governo do Brasil

Benefícios. Mulheres que deram ... Segundo ela, são inúmeras as vantagens do parto normal para a mãe e para o bebê, tanto física quanto emocionalmente.

Parto normal: tudo o que você precisa saber, do pré ao pós ...

Saiba como acontece o parto normal (do pré-natal ao pós-parto), quais são seus benefícios para mãe e bebê, e esclareça suas dúvidas sobre o assunto.

Parto Normal – Tudo Sobre o Parto Normal, Riscos e ...

O parto normal é bastante elogiado por uns e criticado por outros. Saiba os mitos e verdades deste procedimento, com um vídeo mostrando como é realizado!

7 incríveis benefícios do parto normal para mãe e o bebê

Diversos estudos comprovam que o parto normal é o melhor e tem muitos benefícios tanto para a saúde da mãe, quanto para o bebê. Confira suas vantagens.

Parto normal: vídeos incríveis mostram como realmente é ...

O parto normal proporciona uma série de benefícios para a mãe e o bebê. Mas também gera muitas dúvidas, especialmente entre as futuras mamães.

Agosto Dourado: ANS lembra os benefícios do parto normal ...

No Agosto Dourado, ANS lembra os benefícios do parto normal

15 mitos e verdades sobre o parto normal | Bebe.com.br

15 mitos e verdades sobre o parto normal Ele sempre vem acompanhado de episiotomia? Quando a anestesia pode ser realizada? A falta de dilatação é um impedimento?

Parto Normal, Cesariana, Natural, Benefícios Parto Normal

Parto Normal, Cesariana, Natural, Benefícios, Legislação, Dor, Gravidez, Mulher, Vantagens, Finalidade, Nascimento, O que é, Parto Normal

Parto Natural: quais as principais vantagens? - Guia do Corpo

Parto natural é altamente recomendado, entenda por que e veja seus benefícios!

Benefícios do parto normal - DSpace Home

Este material compõe o Curso Autoinstrucional de Capacitação em Atenção Integral à Saúde Sexual e Reprodutiva I, produzido pela UNA-SUS/UFMA e voltado para ...

Benefícios do parto normal para o bebê - gestacaobebe.com.br

A maioria das pessoas é unanime em dizer que o parto normal é muito melhor, tanto para mãe quanto para bebê. Mas afinal, quais são seus benefícios? Veja a ...

Benefícios dos partos normal e cesárea - Família - Viva Saúde

No parto normal, a mulher volta às atividades após 15 dias. Já na cesárea são 30 dias para retornar ao trabalho Foto: Shutterstock

Receba novidades

Comentários

  • cristiele de paula assis

    13/11/15

    Meu remédio acabou quinta feira e no sábado eu tive relação e tomei a pirula do dia seguinte domingo resolve
    responder
  • vsnusa-

    05/11/15

    To a quase 90 dias de atraso mestrual nao sinto nada de gravida,sinto constante um biliscao no ovario constante e um incomodo como se foce gases no pe da barriga isso pode ser gravidez
    responder

Comentar