Benefícios do gengibre para saúde

O gengibre é uma planta com inúmeros benefícios para a saúde que vão desde a ação anti-inflamatória até a ação antioxidante.




gengibreeseusbenefícios
O gengibre é uma planta originária da Índia e da China, sendo muito utilizada na culinária e também no tratamento de várias enfermidades. No Brasil, o gengibre é cultivado principalmente na região costeira do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e na região sul de São Paulo que oferecem as melhores condições para o seu plantio. São múltiplas as propriedades terapêuticas do gengibre, dentre elas a ação anti-inflamatória e bactericida.

Conheça mais sobre os benéficos do gengibre no tratamento e prevenção de algumas doenças.

Benefícios do gengibre para emagrecer

O corpo humano consome energia através das diversas atividades realizadas ao longo do dia, em outras palavras existe um consumo de calorias que é constante. No entanto na maioria das vezes a reposição dessas calorias gera depósitos de gordura no organismo. Alguns alimentos conseguem evitar esse acumulo de gordura devido a suas propriedades termogênicas. O gengibre é um dos alimentos termogênicos, sua ação no organismo faz com que o metabolismo seja acelerado promovendo a queima de gordura.

chádegengibreparaumadietasaudavel

Conhecida como raiz emagrecedora, age positivamente no balanceamento do nitrogênio e sistema imunológico, e é também um potente ativador termogênico. Considerado entre as plantas medicinais uma das mais eficazes no tratamento da obesidade. Sua ação restaura as energias fortalecendo o corpo e gerando bem-estar físico e psíquico. Estudos indicam que a ingestão de gengibre reduz a fadiga e aumenta a energia, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Outra característica desse medicamento natural é sua ação profilática nas reações alérgicas e dos transtornos auto imunológicos. Coadjuvante significativo no tratamento da asma, além de causar o aumento da catalase (enzimas) do fígado. Ajusta o funcionamento da tiroide, e atua como regulador nos níveis de glicose no sangue prevenindo contra o diabetes. Reduz o peso, fortalece a memória e o sistema imunológico.

Fita métrica

Benefícios do gengibre para a garganta

A inflamação da garganta causa dor e desconforto. Geralmente é causada por vírus, seja por gripe ou resfriado. Ou ainda através de infecções bacterianas na forma de laringite, faringite ou amigdalite. Devido à sua propriedade antiviral e antipirética, o gengibre pode ser utilizado no combate a gripes, resfriados e principalmente na inflamação da garganta. A ação anti-inflamatória e bactericida do gengibre alivia a dor de garganta eliminando as placas e secreções.

Mulher com dor de garganta

Benefícios do gengibre para pele

O gengibre proporciona a boa transpiração o que ajuda a eliminar as impurezas da pele promovendo a desintoxicação. Rico em gingerol que é o componente ativo do gengibre fresco ajuda a combater os radicais livres que consequentemente reduz e elimina as manchas na pele provocadas pela idade.

Por ser um potente anti-inflamatório, ajuda a tratar as marcas da acne e elimina as bactérias que causam essa forma de doença da pele. Outra característica do gengibre é a sua eficácia na ativação da circulação sanguínea, fator que o torna uma excelente arma no combate a celulite reduzindo significativamente o efeito casca de laranja.

Pele saudável

Contra indicações do gengibre

O gengibre vem sendo utilizado como medicamento há milênios e não apresenta efeitos tóxicos quando utilizada de forma racional e moderada. No entanto não deve ser utilizado durante o período de gravidez, pois pode antecipar o parto ou causar sangramentos.

Durante o período menstrual é aconselhável reduzir o consumo do gengibre, pelo fato de ser um vaso dilatador pode vir a ocasionar sangramento excessivo. A ingestão de chás ou compostos do gengibre pode estimular a atenção e dificultar o sono. Alguns problemas de coração podem ser agravados com o uso do gengibre e nesses casos o uso deve ser moderado.

 

Embora seja um remédio natural consulte o seu médico antes de iniciar qualquer forma de terapia ou se houver algum efeito indesejável durante o tratamento.

Quer saber mais sobre os benefícios do gengibre? Assista ao vídeo que separamos para você:

Publicado por João
Revisado em 05/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar