Home » Comportamento

Autoaceitação e autoestima

Pra manter relacionamentos saudáveis, precisamos estar bem com nós mesmos. Entenda como a autoaceitação e autoestima podem te ajudar.

espelhoeamorproprio

Atualmente necessitamos conhecer a nós mesmos para que haja uma segurança em nossos relacionamentos, independente em qual área da nossa vida. Para isso, vamos esclarecer que muitos problemas que achamos que estão nos outros, podem estar em nós mesmos. Confira nesse post!

O que é Autoaceitação

A autoaceitação é o processo de autoconhecimento em entender e aceitar suas qualidades, defeitos e limitações. Isso ocorre quando se atinge a maturidade e você entende que é um ser humano único e deve se valorizar. Não se deve confundir esse sentimento de autoaceitar com o egoísmo (pessoa que só pensa em si mesma).

Desde da infância construímos nossos valores e preferências, de todas as formas somos influenciados por nossa família, amigos e contextos sociais, como a escola e a igreja, por exemplo.

autoestimanainfancia

Ao entendermos que construímos verdadeiramente nossas preferências gerais e principalmente nossos valores, podemos aceitar o que entendemos como negativo, tanto no aspecto físico como no aspecto intelectual.

O que é Autoestima

O sentimento de autoestima está em ligado ao julgamento positivo que fazemos de nós mesmos. Sendo este o caminho para nossa autoaceitação. Para tornar simples é a visão que você tem de si mesmo. Em resumo, você deve ser enxergar como uma pessoa incrível, com todas as suas particularidades.

autoestima

A autoestima irá lhe ajudar no decorrer de sua vida, já que quando se está em paz e com o amor próprio em alta, tudo se torna mais fácil.

A primeira regra para fazer as pazes com sua autoestima é entender que todos somos imperfeitos e se amar é a grande chave para se obter sucesso.

A autoaceitação nos relacionamentos

Os bons relacionamentos talvez sejam o reflexo de uma autoestima positiva. A autoaceitação e autoestima andam juntas e uma auxilia a outra no autoconhecimento. O que mais vivenciamos em nossos relacionamentos é colocar a culpa no outro por nossas próprias inseguranças, falhas e defeitos. Ficamos em uma zona de conforto incrível e apontamos os defeitos do parceiro, nos esquecendo em admitir nossas falhas e entender que aceitar o erro e buscar a melhora faz parte do processo em se autoconhecer.

amarasimesmo

Por isso o primeiro passo é se gostar e jamais projetar sua ilusão de perfeição no outro, isso ocorre geralmente ao iniciar uma relação, pensamos que tudo é como conto de fadas. Mas, sempre devemos lembrar que quando há dois seres humanos se relacionando haverá desafios.

autoconhecimentoenamoro

Por isso, procure se conhecer antes de tornar seu parceiro alguém para suprir suas ilusões e necessidades. O relacionamento deve ser uma construção onde os dois possam aprender e se amar.

A autoestima na carreira profissional

A carreira profissional é cercada de relacionamentos, se a autoestima está comprometida isso pode soar negativamente em suas relações profissionais. Primeiramente você deve escolher uma carreira depois de um tempo de maturidade da ideia da sua profissão, escolher " ser algo" é muito mais complexo do que se imagina, os desafios são diários, por isso, manter sua autoestima positiva pode fazer toda a diferença quando for necessário por a prova a sua escolha inicial da profissão escolhida.

autoestimaetrabalho

Quando você notar que sua autoestima está abalada, procure fazer algo que lhe faz feliz em pequenas coisas, como ouvir uma música, conversar com algúem se você gosta muito, ou até mesmo comprar um sapato novo.

fazeralgoquesegosta

Jamais desconte suas frustrações em um colega de trabalho, cliente ou subordinado. Precisamos ser honestos com nós mesmos, para ter uma saúde mental e autoestima saudável.

Publicado por Veronica
Revisado em 05/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar