Home » Saúde

Auto exame da mama como fazer

O auto exame de mama é um tipo de técnica usada para a prevenção do câncer de mama. Saiba mais sobre essa técnica no Mundo Mulheres.

Hoje vamos falar de algo bem sério esquecido por muitas mulheres, o auto-exame da mama. Mulher que se ama é mulher vaidosa, claro que sem exageros tudo dentro de um bom senso, mas não é errado querer estar bonita sempre e, por isso temos o hábito de gastarmos tempo e dinheiro cuidando da estética, são varizes, estrias, celulites, corpo em forma, barriguinha reta, silicone para os seios, são inúmeras consultas com profissionais, cuidados essenciais, produtos específicos tudo em nome da beleza, mas com isso nos esquecemos de algo bem mais importante, que não possui gastos, requer apenas alguns minutos, o auto-exame que pode detectar pequenos nódulos na mama e, quando não descobertos a tempo ou não tratados podem acarretar danos irreversíveis a nossa saúde, por isso vamos aprofundar um pouco mais nesse assunto.

O câncer de mama, no Brasil é considerado como umas das principais causas de óbito feminino, principalmente entre os 40 e 69 anos de idade e, infelizmente vem tendo uma crescente elevação, porém 80% dos casos são tratáveis, pois são descobertos logo no início, geralmente pela própria mulher ao fazer o auto-exame, por isso é tão importante consultar um ginecologista de seis em seis meses pelo menos e durante o banho fazer o auto-exame da mama a fim de verificar se está tudo bem, esse talvez seja o método de prevenção mais eficiente, por pior que seja a doença, quando descoberto no início as chances de cura são redobradas.

Doenças graves infelizmente não mandam recados e como há grande influência genética é importante que mulheres de TODAS as idades façam o auto-exame pelo menos uma vez por mês, mas nada impede que seja feito mais vezes durante o mês, importante ressaltar que o auto-exame não dispensa a visita regular ao médico e mulheres com mais de trinta anos com histórico familiar de câncer na família devem ter atenção redobrada, é indicado o exame de mamografia anualmente. Agora vamos passo a passo explicar como fazer o auto-exame da mama:

-O primeiro procedimento é em frente ao espelho, você observará as duas mamas, observe tudo, tamanho, forma da pele, posição, aréola e mamilo, primeiro com os braços ao longo do corpo, depois com as mãos na cintura, como se estivesse a apertá-la, por último com as mãos atrás da cabeça. Com muito cuidado, aperte o mamilo e veja se há indícios de algum líquido, caso note alteração na pele como saliências ou rugosidade ou se perceber que o mamilo está para dentro da pele e não era assim, é importante procurar um médico.

-O segundo procedimento é realizado durante o banho, com as mãos ensaboadas e com os dedos unidos, você colocará um dos braços atrás da cabeça, por exemplo, a mão direita apalpará o seio esquerdo, depois inverta o processo, imagine que o seio é divido por faixas verticais e horizontais, então com os dedos faça movimentos circulares em cada faixa imaginada, DE CIMA PARA BAIXO, com esse procedimento você notará se há presença de caroços, secreções, saliências ou outras alterações na consistência da mama. Todo o seio deve ser apalpado, inclusive a axila e o pescoço, dando maior atenção à parte próxima da axila.

-Por último, deitada com uma toalha dobrada em baixo do ombro direito, você examinará a mama direita, depois inverta e examine o outro lado, com suave pressão, você apalpará a mama com movimentos circulares, não se esqueça das axilas.

Algumas alterações podem ser observadas próximo ao período menstrual, portanto não se desespere se encontrar algo, repita o exame após o fim do ciclo e caso as alterações persistam, procure o médico. Encontrar alguma alteração não significa que você esteja com câncer, portanto não tenha medo de fazer o auto-exame, a prevenção é ainda o mais importante.

Tags: , ,
Publicado por Josi
Revisado em 25/06/2010

Compartilhar