Anticoncepcional adesivo funciona?

O adesivo anticoncepcional funciona da mesma forma que as pílulas, mas no caso do adesivo os hormônios são absorvidos pela pele.

anticoncepcional adesivo

O anticoncepcional em forma adesiva é tão eficaz quanto às pílulas contraceptivas, pois assim como os demais métodos é composto por progesterona e estrogênio que inibem a ovulação. Como sabemos para se obter a máxima eficácia dos métodos contraceptivos, independentes de quais sejam, o segredo está na forma de utilizá-los corretamente e o anticoncepcional adesivo não foge a essa regra, podendo ser usado por todas as mulheres que não apresentem reações adversas ao uso de hormônios, sobretudo recomendado as mulheres que sofrem com problemas estomacais.

Esse método apresenta algumas vantagens em relação aos outros, sendo também o método mais indicado as “esquecidinhas”, ou seja, todas aquelas que não conseguem manter regularidade no uso da pílula, uma vez que seu uso é semanal, o adesivo diminui consideravelmente o risco do esquecimento. Outra grande vantagem que esse método apresenta está na redução dos efeitos colaterais, tão comuns a grande maioria das mulheres, pois seus hormônios são absorvidos diretamente pela circulação sanguínea.

Vale ressaltar que embora as chances sejam menores, o método não elimina totalmente os efeitos colaterais, podendo causar náuseas, dores de cabeça e desconforto abdominal, sintomas comuns a quem usa anticoncepcional. Diferentemente do anticoncepcional injetável, em que a fertilidade se normaliza somente após seis meses, o contraceptivo adesivo dura o mês em que ele é utilizado, sendo que ao interromper seu uso retoma-se imediatamente a fertilidade e a capacidade de engravidar. A única desvantagem observada está em relação ao preço que é bem maior quando comparado as pílulas orais.

Algumas dúvidas podem surgir a respeito do seu uso como, por exemplo, se não há risco do adesivo descolar da pele, principalmente se frequentamos piscinas, praias ou até mesmo durante o banho. Quanto a isso os profissionais garantem que não há problemas, porém a pele precisa estar bem limpa e seca e principalmente não pode estar oleosa o local em que o adesivo será colado, por isso antes de aplicá-lo, limpe a pele com álcool e seque-a bem, dessa forma torna-se improvável que ele desgrude.

Para iniciar seu uso, o adesivo deve ser colado no primeiro dia da menstruação, como é de uso semanal deve-se permanecer com ele durante sete dias quando deve ser substituído por outro, em cada caixinha você encontra três adesivos, portanto, a cada três semanas deve-se fazer uma pausa de sete dias, para que ocorra a menstruação, sendo colado outro adesivo novamente no oitavo dia após a pausa. Você poderá aplicá-los em locais como braço, barriga, costas e nádegas, porém devem-se evitar locais que haja atrito, como sola do pé e lugares em que geralmente ficam os elásticos das roupas íntimas, também não é aconselhável aplicá-lo nos seios.

Importante ressaltar que embora o método pareça atrativo, anticoncepcional é coisa séria e não pode ser comprado por indicação de terceiros ou na base do “chute”. Antes de escolher qualquer método contraceptivo e iniciar seu uso é fundamental consultar um médico ginecologista, somente ele poderá lhe indicar o método mais aconselhável a cada caso.

Saiba mais sobre anticoncepcional

18/03/11 por Josi

   

Mais informações por email