Anemia na gravidez é perigoso?

A anemia é causada pela falta de ferro no organismo, na gravidez deve ser tratada corretamente para preservar a saúde da mãe e do bebê.

Anemia na gravidez 1

A anemia é uma doença que surge pela falta de ferro no organismo, quando a mulher está esperando um bebê, ele necessita de todos os nutrientes do organismo da mãe, por isso aquela história de que ela deve ser alimentar por dois. A quantidade de ferro no organismo durante a gestação deve ser em dobro, se houver falta de ferro no organismo durante este período pode acarretar diversos problemas para saúde do feto e também na saúde da mãe.

É preciso muito cuidado na hora de se alimentar, e não é apenas nos três primeiros meses que os cuidados são necessários, nos nove meses, a alimentação da mãe que garantirá o bom desenvolvimento do feto e ainda refletirá na sua saúde ao longo de seu crescimento.

Anemia na gravidez causas

Uma deficiência que acomete as hemoglobinas, um elemento presente no sangue que tem a função de transportar o oxigênio para o resto do organismo e a deficiência da produção de glóbulos vermelhos e eritrócitos também elementos do sangue.

As causas estão diretamente ligadas à má alimentação, ela ocorre nas primeiras vinte semanas, na amamentação, muito comum em gestantes que estão perto da menopausa e adolescentes, duas idades opostas, mas que causam grande distúrbio hormonal e isso ocasiona a queima do ferro nas células.

Anemia na gravidez sintomas

Os sintomas da anemia são bem fáceis para ser diagnosticado, são eles: o cansaço excessivo, sono, falta de apetite, palidez, tonturas falta de ar. Estes sintomas são típicos, o medico diagnostica através da presença destes sintomas citados, além do exame de sangue, urina e fezes e o exame físico, percebe-se as mucosas esbranquiçadas, palidez e fraqueza.

Todo sintoma deve ser consultado, muitas mulheres confundem sintomas típicos da gravidez como o cansaço, falta de disposição para tarefas mais simples, por isso é preciso fazer o pre natal com todos os exames, para que não seja confundido nenhum sintoma.

Mulher grávida cansada

Anemia na gravidez riscos

Existem vários tipos de anemia, casa qual com seus sintomas e tratamentos, dentre os tipos de anemia estão: a falciforme, ferropriva, perniciosa, aplástica, hemolítica e fanconi, todas estas possuem sintomas semelhantes, porém há causas diferentes.

Os riscos da anemia para a gestante e para o feto são inúmeros, em casos mais grave o risco pode ser fatal, além de má formação do feto, perda de cabelos, unhas fracas, problemas dentários na gestante, lembrando que a gestante acima do peso também pode ter anemia, e o quadro pode evoluir, ocasionando maiores problemas à mãe e ao bebê como a leucemia.

Anemia na gravidez tratamento

O tratamento consiste no uso de vitaminas orais, além de alimentação riquíssima em ferro, a base de alimentos como lentilha, feijão, espinafre, frutas e alimentos ricos em vitamina C. A vitamina C favorece a absorção do ferro no organismo, por isso é recomendável o consumo de bife de fígado, gema de ovo cozida, beterraba, entre muitos outros alimentos que são fontes deste poderoso nutriente essencial para a vida.

Alimentação saudável

Os cuidados que a gestante deve ter são muitos e todo cuidado é pouco, a alimentação é a base de tudo, por isso aquela historia de comer por dois só vale para alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, caso contrário elimine alimentos como a fritura e os doces, principalmente em doses duplas.

Leia mais sobre gravidez

Revisado em 14/07/2017
Publicado em 23/10/2013 por Natalia Fraga

Mais informações por email


Comentários

  • lidia mendes

    27/12/15

    Estou com 11 semanas de gestação, e através de exames o médico diagnosticou que estou anêmica. não gosto de comer feijão, nunca comi. gosteria de saber se existe outra fonte de ferro que substitua o feijão?
    responder

Comentar