Amor platônico o que é

O amor platônico é um relacionamento idealizado por uma pessoa, sem que a outra parte saiba e nem mesmo a conheça. Saiba mais.

Amor platônicoTalvez de todos os conceitos filosóficos de Platão o amor platônico é o mais polêmico e também o mais incompreensível. Foram os filósofos gregos que conceberam a ideia do amor platônico, entretanto somente no século XV o termo “amor platônico” foi utilizado pelo filosofo italiano Marsílio Ficino. O fato é que o termo amor platônico virou sinônimo de amor socrático. A expressão que em tese significa o amor motivado por uma profunda admiração pelos dotes intelectuais e morais de uma pessoa e não pelo seu aspecto físico.

Dentro dessa concepção não existe lugar para o erotismo, ou para o amor carnal que se reflete na atração física. A ideia de que o amor é a fonte de todas as virtudes e a maior expressão da verdade é retratada no Simpósio de Platão. O amor alicerçado na virtude e na renúncia seria uma das muitas formas de manifestação do amor platônico.

Com o passar dos séculos e a evolução dos costumes alguns conceitos mudaram em relação à palavra. Na atualidade amor platônico pode ser interpretado de diversas maneiras. Um amor impossível, ou mesmo um amor não correspondido muitas vezes é considerado amor platônico. Conheça um pouco mais sobre esse tema, e saiba como lidar ou mesmo superar o amor platônico.

Amor platônico como lidar

Quando retratado na música, na poesia ou em trovas e versos esse amor parece refletir o brilho das estrelas. Mas basta imaginar a dor que um amor não correspondido, para que se tenha a justa noção do sofrimento que esse sentimento tão incompreendido pode ocasionar. Mas a moeda tem duas faces e acredite ou não existem pessoas que são felizes amando o intangível.

São muitas as situações e cada uma delas deve ser analisada de forma diferenciada. Afinal quem nunca se apaixonou perdidamente por um cantor, ator, atleta, professor ou mesmo por alguém bem próximo, mas que já está comprometido. Afinal como lidar com essa situação tão complexa sem se machucar? A quem diga que a melhor maneira é dar tempo ao tempo.

É já que racionalizar o amor é algo impossível o ideal é fazer uma profunda reflexão em torno do problema. Pergunte a você mesma: Aonde esse sentimento vai me levar? Enfim você esta feliz vivendo essa situação? Não existe um padrão pré-definido para lidar com isso, e quem vai criar o padrão é você. E vai fazer isso partindo do principio de que tudo aquilo que não te faz feliz, ou não te completa não é o melhor e deve ser descartado.

Mulher chorando

Amor platônico como superar

O primeiro passo é o da aceitação, aceitar que essa é apenas uma viagem imaginária e que no mundo real existem possibilidades infinitas. Afinal nada pior que passar dias a fio vivendo um sonho impossível, enquanto o tempo passa e você poderia estar vivendo uma ralação completa, ou seja, dando e recebendo amor.

Mas para que tudo isso se concretize em sua vida é preciso abrir os olhos e passar a enxergar a realidade, e por mais que pareça difícil não é impossível basta você querer. A realidade não é dura e nem cruel é apenas a realidade e queira ou não você tem que aprender a conviver com ela.

Pode parecer bom passar o tempo todo imaginando como seria ter ao seu lado aquele alguém tão especial, mas o fato é que esse alguém nem imagina que você existe. Então o melhor a fazer é colocar os pés no chão e partir para outra, afinal a sua felicidade não depende de ninguém a não ser de você mesma.

Mulher linda

Amor platônico pode dar certo

Naqueles casos em que o cupido endereçou sua flecha com perfil de uma dessas celebridades, simplesmente esqueça, pois as chances são de uma em um bilhão. Entretanto existem situações em que é possível transformar o sonho em realidade. Vamos imaginar que você ame alguém próximo, um colega de trabalho, por exemplo.

E que essa pessoa nunca tenha demonstrado nenhum interesse por você. Não seria o caso de investir mais, procurando aproximar se da pessoa ou atraí-la. Quem sabe não esteja faltando um empurrãozinho ou um primeiro passo rumo à felicidade.

Amor platônico pode dar certo

Tornar se amiga da pessoa, essa é uma das formas de atingir o objetivo final. No caso a meta é fazer com que a pessoa ao menos perceba que você existe. E não só existe, mas que tem muito a oferecer em termos de amor e carinho. Muitas vezes um grande romance começa com o concurso de uma pequena amizade.

Saiba mais sobre amor platônico

31/10/13 por João

   

Mais informações por email

Comentar