Alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer

Os alimentos termogênicos podem ajudar a emagrecer de forma eficaz, basta unir a prática de exercícios físicos e dieta balanceada.

pimentaparaalimentação

Início de ano e uma das promessas mais feitas pelas pessoas é emagrecer, perder aqueles quilinhos extras ganhos nas festas de final de ano que já emendam com as férias de muitos. E para alguns significa descanso aliado a uma alimentação um pouco mais desregrada, devido ao descontrole dos horários, reuniões com amigos que são sempre fartas de bebidas e comida de ótima qualidade, o que torna o ganho de peso inevitável. Sendo assim, é hora de correr eliminar os quilos extras.

alimentostermogenicospopulares

Sabemos que uma alimentação balanceada aliada a prática de exercícios físicos é o caminho certo para emagrecer, no entanto existem alguns métodos que podem acelerar o processo de emagrecimento, entre eles está o consumo de alimentos termogênicos.

Alimentos termogênicos o que são

Pois bem, os alimentos termogênicos são aqueles que têm o poder de elevar a temperatura corporal enquanto são digeridos, acelerando o metabolismo e aumentando o gasto de caloria, contribuindo assim com o emagrecimento. No entanto, é preciso estar atento a algumas restrições dos alimentos termogênicos.

alimentostermogenicos

Nutricionistas alertam que gestantes, crianças, assim como pessoas hipertensas, que possuem cardiopatias, enxaqueca, úlcera não devem fazer uso frequente desses alimentos, já que podem aumentar a pressão arterial, levar a hipoglicemia e taquicardia. Assim como não são indicados para pacientes com hipertireoidismo, que já possuem o metabolismo acelerado, podendo ocasionar a perda de massa muscular.

Pés na balança

Alimentos termogênicos naturais lista

É importante aliar os alimentos termogênicos com um alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos para que o resultado seja alcançado. Segundo especialistas o melhor horário para consumi-los é antes da prática de atividades físicas, pois eles possuem a ação anti-inflamatória que ajuda o organismo a entrar em equilíbrio queimando a gordura mais rápido.

Os alimentos termogênicos

Pimenta vermelha

É um alimento que pode acelerar o metabolismo em até 20%, se consumida diariamente três gramas em média. Sua ação se deve a substância capsaicina, que auxilia o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo.

Chá verde

O chá verde tem a mesma função da pimenta vermelha, e para um bom resultado é indicado consumir cinco xícaras do chá por dia, evitando ingeri-lo a noite, pois pode ocasionar insônia.

Canela

Além de ser um alimento que acelera o metabolismo, a canela possui uma alta quantidade de cálcio mineral, substância fundamental para a perda de peso.

Gengibre

Com apenas duas fatias pequenas consumidas diariamente de gengibre, você pode acelerar o gasto de calorias em até 10%. Além de deixar diversos pratos muito mais saborosos, como aves, peixes, carnes e sopas.

Chá de hibisco

O chá de hibisco também é considerado um termogênico poderoso, além de possuir propriedades de retardam o envelhecimento da pele, ajuda nas funções intestinais e ainda age com um ótimo antioxidante. Um litro de chá ingerido ao longo do dia é o aconselhado para que o efeito seja positivo para emagrecer.

Alimentos com ômega 3

Peixes como atum e salmão e oleaginosas são exemplos de alimentos ricos em ômega 3. Além de auxiliarem no aumento do metabolismo, ainda melhora a retenção de líquidos a auxilia a comunicação entre as células do organismo.

Água gelada

Isso mesmo, beber água gelada ajuda a emagrecer. Isso porque assim que a ingerimos, o organismo precisa gastar energia para que seja elevada a temperatura corporal, até chegar novamente na tida como adequada ao corpo humano, que é entre 36° e 37°C. Ingira no mínimo oito copos de água gelada por dia, garantindo em média 200 Kcal a menos.

Alimentos termogênicos e diuréticos

Além dos alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer, existem também os diuréticos, que ajudam a evitar a retenção líquida, que ocorre especialmente em períodos muito quentes, como o verão, em que o organismo para facilitar a troca de calor com o meio ambiente passa por processos de vasodilatações, causando inchaço pelo corpo.

alimentosdiureticos

Assim certos alimentos podem ajudar no combate a retenção de líquidos, alguns exemplos são: melancia, melão, pera, uva, limão, morango, alface, rúcula, almeirão, agrião, alecrim, orégano, salsa, manjericão, chuchu, tomate, berinjela, abobrinha e os chás, como o de carqueja e o verde, este que pode ser um poderoso termogênico como auxiliar na retenção de líquidos.

Beber água com frequência e diminuir a ingestão de sódio também são dicas valiosas e fundamentais para evitar a retenção de líquidos, garantindo bons resultados na balança.

Alimentos diuréticos

Inclua os alimentos termogênicos em uma dieta balanceada, unindo a prática diária de exercícios físicos, com certeza os resultados serão surpreendentes para o seu emagrecimento.

Para dar mais uma força no seu emagrecimento confira um vídeo do canal Portal Zun no Youtube que selecionamos para você e conheça os chás que ajudam a emagrecer.

Saiba mais sobre alimentos que ajudam a emagrecer

Revisado em 14/07/2017
Publicado em 13/02/2013 por Talita

Mais informações por email


Comentar