Home » Saúde » Alimentação

Alimentos funcionais o que são

Os alimentos funcionais são aqueles que além das funções nutricionais básicas também são capazes de trazer outros benefícios.

Alimentos funcionais 1

Atualmente percebe-se que cada vez mais a população vem se preocupando com a alimentação, em consequência com a saúde, buscando ter uma melhor qualidade de vida e, isso se nota pelo crescente aumento na expectativa de vida dos brasileiros, mesmo com o surgimento de doenças crônicas como a diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras.

alimentacaofuncionalparaumpesoideal

Hábitos alimentares adequados, juntamente com um estilo de vida saudável são fundamentais para quem busca uma vida saudável, longe de doenças e para manutenção da saúde a alimentação tem grande importância, vários estudos e pesquisas comprovam a atuação benéfica de certos alimentos na prevenção de diversos males, são os alimentos funcionais que de acordo com a nutrição são alimentos ou mesmo ingredientes que contêm substâncias ativas que fortalecem nosso organismo.

alimentosfuncionaisparaasaude

Todos os alimentos possuem suas propriedades nutricionais, mas alguns possuem elementos particulares capazes de prevenir e combater muitas doenças, esses são classificados como ALIMENTOS FUNCIONAIS. Conheça os principais alimentos funcionais:

SOJA E SEUS DERIVADOS

São as também chamadas isoflavonas e tem ação estrogênica, ou seja, apresentam semelhanças como os hormônios femininos, reduzem os sintomas da menopausa e atua no combate ao câncer.

PEIXES

A sardinha, o atum, salmão e arenque são considerados poderosos anti-inflmatórios, seu consumo também reduz as taxas de LDL.

FRUTAS

Como melancia, goiaba vermelha, tomate, são antioxidantes e seu consumo reduz os níveis de colesterol e as chances de desenvolver câncer de próstata, pois contêm licopeno.

LINHAÇA E NOZ MOSCADA

Possuem lignanas atuando como inibidores de tumores.

alimentosfuncionaiscompeixe

ÓLEOS de soja, linhaça, amêndoas e nozes, possuem ação anti-inflamatória e ainda estimulam o sistema imunológico.

CEREAIS INTEGRAIS

Farelo de trigo, centeio, cevada e aveia, juntamente com algumas.

LEGUMINOSAS

Como feijão, ervilha, soja, unidos ao consumo e HORTALIÇAS COM TALO mais FRUTAS COM CASCA, redizem consideravelmente o risco de câncer de cólon, visto serem fibras solúveis e insolúveis o que melhora o funcionamento intestinal. As fibras solúveis ainda ajudam nos processos de emagrecimento, pois causam maior sensação de saciedade, contribuindo também no controle da glicemia.

frutaseleiteparaalimentaçãofuncional

LÁCTEOS FERMENTADOS

Como leites e iogurtes, são conhecidos como probióticos, os bífidobacterias e lactobacilos que favorecem as funções gastrointestinais, por consequência previnem o câncer e a constipação do cólon.

OUTROS alimentos como chá verde, uva roxa, cereais e o vinho tinto, podem reduzir o colesterol e certos tipos de câncer, além de possuírem ação anti-inflamatória, assim como a alcachofra, cereja, soja e as frutas cítricas, que além dos benefícios já citados, possuem flavanóides, ação vasodilatora e são antioxidantes.

alimentosfuncionaisemenina

Com o avanço da medicina cada dia surge novas pesquisas e informações acerca dos alimentos funcionais, inclusive podendo surgir outros, porém esses são os mais conhecidos e os mais consumidos, inclua esses alimentos em sua dieta, mantendo um cardápio saudável e equilibrado e garanta uma vida feliz com melhor qualidade de vida, longe das doenças.

Saiba mais sobre alimentos e nutrição funcional no vídeo abaixo:

Tags: ,
Publicado por Josi
Revisado em 04/02/2011

Compartilhar