Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/mundomulheres/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Saúde » Alimentação

Alimentação saudável para idosos

Para chegar à terceira idade com muita saúde é importante que a alimentação seja completa, variada a equilibrada.

Praticando atividade exercícios

O fato é que todos um dia irão chegar à terceira idade, e para chegarmos nela com força total alguns cuidados com a alimentação durante a vida são fundamentais para se chegar a está nova fase com muita saúde, disposição e acima de tudo com muita qualidade de vida. A alimentação para idosos deve primeiramente se adequar as condições orgânicas de cada pessoa. Além disso, deve ser rica em vitaminas, minerais, fibras entre outros que são alimentos vitais para o corpo.

Alimentação equilibrada e saudável para a terceira idade

Além dos cuidados que devemos ter durante toda a vida, na terceira idade também não é diferente, pois nesta fase devemos repor em maior quantidade todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo. Isso é necessário porque ao longo dos anos o organismo vai diminuindo o ritmo de atividade, além de começar a perder mais do que ganha.

Prato de salada

O primeiro passo é distribuir 6 refeições diárias, sendo as 3 primeiras o café da manhã, almoço e jantar. No meio destas é preciso intercalar mais três refeições leves e de pequena quantidade para suplementar.

O segundo passo é evitar o sal e o açúcar em excesso nas refeições, além de se empenhar em mudar os hábitos como passar a mastigar mais devagar e cortar os alimentos em pequenos pedaços para que a digestão seja mais rápida e fácil.

Para que a vida seja tranquila nesta fase é importante que os idosos tenham uma alimentação equilibrada e saudável, por isso o mesmo deve se basear em uma refeição rica em fibras, proteína, ômega 3, carboidratos, vitaminas e muito mais.

Alimentação para idosos hipertensos

A hipertensão também chamada de pressão alta é uma doença que corresponde à elevação da pressão arterial acima dos valores considerados normais. Ela é considerada uma doença crônica, sendo bem comum na população de idosos, com mais de 300.000 pacientes somente no Brasil.

Alimentação na terceira idade

Existem vários tratamentos para a hipertensão, e a mais recomendada são as mudanças nos hábitos de vida e de alimentação. O primeiro passo para uma alimentação saudável para todos os idosos hipertensos é começar com a diminuição do sal da comida e das gorduras saturadas. O ideal é substituir o sal por aveia, amêndoa, nozes, linhaça, azeite, atum, salmão, sardinha, ervas para tempero como sálvia, cebolinha, coentro e louro.

Todos esses alimentos substituem o sal no preparo dos alimentos, além do alho que é um poderoso antioxidante, anti-inflamatório e rico vitamina C.

Alimentação para idosos diabéticos

Os diabéticos são intolerantes ao açúcar, mas o que as pessoas não associam é que o açúcar é um carboidrato e que está presente em todos os tipos de massas e na batata. A melhor forma de alimentação para idosos diabéticos é substituir pelas versões integrais como os pães, arroz e bolachas.

dietamediterraneaalimentos

De prioridade a alimentos como mandioca, beterraba, frutas como a banana, pera, maçã, mamão e laranja. Como sem culpa peixes, carnes magras, queijo fresco, leite desnatado, iogurte entre outros.

Para quem quer chegar à terceira idade com muita saúde e disposição é importante aliar uma alimentação balanceada com a prática de atividades físicas.

Para saber mais sobre alimentação saudável para idosos, confira o vídeo do Youtube:

Tags: , ,
Publicado por Natalia Fraga
Revisado em 30/09/2013

Compartilhar