Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/mundomulheres/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Saúde » Alimentação

Alimentação para gastrite aguda

Médicos apontam para o que se deve ou não comer para a melhora da qualidade de vida para quem sofre com a gastrite aguda.

 

gastriteagudatratamento
Gastrite é nome que se da à inflamação da mucosa gástrica ou estômago. Existem dois tipos distintos de gastrite, que são a erosiva e a não erosiva. Em ambos os casos a manifestação pode ser crônica ou aguda. A erosiva é aquela que pode provocar a ulceração da mucosa gástrica. Na ocorrência da gastrite não erosiva os danos à mucosa são menores e costumam cicatrizar com maior facilidade sem deixar sequelas.

Entretanto, nos dois casos são necessários alguns procedimentos para evitar que ocorra o agravamento dos sintomas. Saiba mais sobre a dieta ideal para tratar e aliviar os sintomas.

Alimentos para amenizar a gastrite aguda

A dieta equilibrada é o primeiro passo para aliviar os sintomas da gastrite. Evitar determinados alimentos é uma das maneiras de combater os sintomas e restabelecer a saúde do aparelho digestivo. Alguns alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias e calmantes, dar preferência a essa classe de alimentos contribui para aliviar os sintomas da gastrite.

Ao utilizar temperos de preferência às ervas e aos condimentos naturais como alho, salsa, coentro, erva-doce, cominho, sálvia, hortelã e manjericão. As frutas e os legumes devem estar na base da pirâmide alimentar de quem sofre com os sintomas da gastrite.

Mulher comendo

Consuma somente frutas que não sejam ácidas, tais como o mamão, pêra, goiaba, banana, maçã e laranja lima. As frutas devem substituir tortas e doces na sobremesa. Os alimentos devem ser bem cozidos e os de difícil digestão devem ser batidos no liquidificador, como o feijão e outras leguminosas, por exemplo, verduras e legumes devem ser consumidos diariamente no almoço e no jantar seja em forma de saladas, sopas ou cozidos.

alimentacaocorretapragastrite

Os de folhas duras devem ser cozidos ou servidos em forma de suco batido no liquidificador, o suco de couve, por exemplo, é rico em zinco, vitamina C e antioxidantes, e é um excelente coadjuvante na recuperação do estômago. Outra dica importante é o consumo diário de chás e também de muito líquido.

chadeflores

Meia hora antes das refeições adquira o hábito de tomar uma xícara de chá que pode ser feito com alecrim, hortelã ou gengibre, isso fará com que ocorra a diminuição da acidez do estômago, combatendo a azia, cólicas e gazes.

Alimentos que pioram a gastrite aguda

Alguns alimentos devem ser erradicados da dieta diária para que haja a total recuperação do estômago e cura da gastrite. Os alimentos que irritam a mucosa gástrica e devem ser evitados são os seguintes: café, açúcar, carne gordurosa e álcool. Os temperos fortes tais como a cebola, molho shoyu, pimenta, catchup, mostarda. O leite de vaca e os seus derivados, refrigerantes, frituras, gorduras e molho de tomate.

Alimentos

As frutas ácidas como, por exemplo, o limão, laranja, mexerica, maracujá, abacaxi, kiwi e morango. Sucos ácidos tais como a limonada, laranjada, suco de acerola, maracujá, abacaxi e os alimentos com cafeína, pimentão e berinjela todos de difícil digestão. Produtos enlatados e em conservas também devem ser evitados. Frituras são prejudiciais devido ao óleo, se possível faça uso de uma fritadeira sem óleo. As carnes vermelhas devem ser bem cozidas ou assadas. O uso de sal e açúcar deve ser moderado. Evite doces, bolos e conservas. Substitua o açúcar pelo mel ou adoçantes.

couveparaalimentaçãodagastrite

Em todos os casos de gastrite o médico deve ser consultado, pois além de uma dieta balanceada, existem os casos em que é necessária a ingestão de medicamentos, tanto para evitar maiores complicações como para alcançar a cura definitiva da doença.

Quer saber quais são os alimentos que evitam a gastrite? Confira o vídeo do Youtube que separamos para você:

Tags: , ,
Publicado por João
Revisado em 17/10/2013

Compartilhar