Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/mundomulheres/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Saúde » Gravidez

Alimentação ideal para gestantes

É importante seguir uma dieta balanceada durante toda a gestação. Confira dicas de alimentação no Portal Mundo Mulheres.

Mulher grávida sorrindo

A gravidez é responsável por grandes mudanças na vida da mulher, tanto físicas quanto emocionais. Ao confirmar a gravidez o primeiro passo é procurar por um obstetra para iniciar o pré-natal e também para que ele indique uma alimentação necessária e adequada, importantíssima durante toda gestação, pois gestantes com nutrição adequada apresentam menos riscos de complicação durante a gravidez, dando a luz a bebês mais saudáveis e maiores. Esqueça o mito que grávidas devem se alimentar por dois, com isso você ganhará um aumento de peso que será prejudicial tanto a você quanto ao bebê, é importante manter uma dieta equilibrada, pois esta garantirá mais saúde ao bebê. O aumento de peso será inevitável, porém deve ser gradativo e acompanhado pelo médico.

A alimentação para gestantes é diferenciada, pois deve conter todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebê, portanto confira neste artigo dicas nutricionais para as futuras mamães garantirem uma gravidez tranquila e saudável.
Para manter a anemia longe, a gestante deve consumir alimentos que sejam ricos em ferro, encontrados em carnes vermelhas, quiabo, fígado, beterraba, peixes, hortaliças folhosas, feijões, dentre outros. Importante também consumir fontes que apresentem ácido fólico, uma vitamina do complexo B que auxilia na formação do material genético, a falta dessa vitamina pode causar má formação no feto, por isso é importantíssimo o consumo de alimentos que contenham ácido fólico, principalmente no primeiro trimestre. São fontes as hortaliças folhosas de coloração verde, também o feijão, ervilha, lentilha, soja, dentre outras leguminosas, frutas cítricas como a laranja, morango, limão, goiaba, acerola, caju.

Encontra-se o ácido fólico também em iogurtes e cereais integrais, como pão, macarrão, biscoitos, arroz e farelo de trigo. Durante o terceiro trimestre os ossos do bebê começam a endurecer e tem início a formação dentária, por isso durante esse período as futuras mamães precisam de cálcio extra, até porque será necessário para a produção de leite, além disso, o consumo adequado de cálcio pode evitar as incômodas câimbras nas pernas, tão comum durante a gestação, ainda evita cáries dentárias e a hipertensão. Por isso consuma alimentos ricos em cálcio como leite e seus derivados, feijões, abóbora, aveia, peixes, folhosos verdes, dentre outros. Já para se ver livre da prisão de ventre é importante o consumo de alimentos que contenham fibras, facilitando assim o trânsito intestinal, consuma frutas preferencialmente com casca e bagaço, vegetais crus e folhosos.

Porém para aproveitar os benefícios dos alimentos ricos em fibras à ingestão de água é indispensável, por isso ingira de oito a dez copos de água por dia. Evitem totalmente alimentos gordurosos e frituras que são de difícil digestão e dê preferência aos óleos vegetais como de soja, milho, canola, oliva e girassol. No caso de hipertensão arterial durante a gravidez alimentos ricos em potássio pode contribuir para a melhora do problema, você encontrará o potássio no mamão, maracujá, tomate, banana, feijão, beterraba, entre outros, porém a hipertensão deve ser acompanhada de perto pelo seu médico, pois representa perigo na gestação e suspenda a ingestão de potássio caso tenha problemas renais.

Para evitar a má digestão não coma grandes volumes de alimentos de única vez, é essencial a gestante fazer todas as suas refeições, porém limite a pequenas porções várias vezes ao dia, estabelecendo um horário para cada uma, como já citamos, a gestante não tem que comer por dois, mas alimentar-se de forma adequada e saudável. Até o terceiro mês de gestação é muito comum o mal estar matinal, para evitá-lo, antes de se levantar procure comer algumas bolachas água e sal ou torradas, experimente também alimentos gelados e risque do cardápio alimentos gordurosos e condimentados.

Caso esteja sentindo muito azia, é conveniente não deitar logo após se alimentar. Mantenha uma posição sentada e espere de uma a duas horas para então se deitar, deitando-se de lado para ajudar na digestão do estômago. Durante a gravidez é expressamente proibida à ingestão de bebidas alcoólicas, uma vez que seu excesso pode causar deficiências mentais, retardo no crescimento e anormalidades no bebê. Durante a gravidez muitas mudanças ocorrerão com você, por esse motivo não deixe de comparecer as consultas médicas para sanar toda e qualquer dúvida, inclusive no que diz respeito à alimentação.

Tags: ,
Publicado por Josi
Revisado em 19/01/2011

Compartilhar