A relação dos exercícios físicos e a gravidez

Os exercícios físicos são indispensáveis na gravidez, pois eles ajudam a relaxar e melhorar dores nas costas e indisposição.

Exercício para gestantes

Toda mulher sonha em engravidar um dia, mas atualmente isso está sendo bem mais planejado do que muitos anos atrás e com isso as mulheres estão ficando cada vez mais velhas e bem mais responsáveis quando o assunto é a gravidez, pois querem dar uma vida digna para seus pequenos e com isso a idade vai passando. Muitas mulheres optam por engravidar mais tarde, porém muitos médicos dizem que isso não é muito bom para a gestante e muito menos para o bebê, mas se a mãe tiver uma vida inteira com atividades físicas e uma alimentação bem saudável não correrá tantos riscos assim.

Mas, a atividade física mesmo na gravidez como em qualquer fase da nossa vida é muito importante, porém há uma diferença, afinal você deve tomar alguns cuidados quando está grávida. Muitas mulheres grávidas acham que não devem mias fazer mais nada da vida, pelo contrario, pois é a prática de atividade física durante a gravidez, feita de maneira adequada e regular é um dos melhores caminhos para conseguir manter a forma, estabelecer e progredir o ciclo gravídico-puerperal e também uma ótima recuperação no puerpério imediato.

Quando a mulher grávida faz atividades físicas mais leves, além de estar mantendo a sua forma natural e engordando apenas o que o bebê deve engordar faz com que depois do nascimento fique ainda muito mais fácil você voltar com o corpo que tinha antes da gravidez e, além disso, beneficia e muito o próprio trabalho de parto que por conseqüência se torna mais rápido e fácil. A atividade física deve ser feita durante toda a gravidez, mas o ideal é deixar informado o seu personal trainner ou os instrutores que estão na academia onde você pratica a atividade física.

A prática de exercícios ainda ajuda a promover um alívio dos sintomas da gravidez, as dores e os desconfortos que a gravidez nos trás, eleva a auto-estima e permite com que a mulher tenha uma recuperação bem melhor e mais curta e ainda favorece um retorno das atividades do cotidiano com mais rapidez. Há várias coisas que ajuda as mulheres durante a gravidez como a massagem, exercícios de relaxamento entre outros que estimulam a pratica e a movimentação do corpo inteiro. Além desses já citados a fisioterapia, RPG, pilates, ginástica hipopressiva, ginástica isométrica, caminhadas, hidroterapia e outros.

29/05/09 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentar