Home » Saúde » Menopausa

A mulher da atualidade e a menopausa

A menopausa é uma determinada fase biológica da vida da mulher na qual a menstruação não aparece a mais de um ano ou mais.

Menopausa

A população feminina somente do nosso país é de 75 milhões e cerca de 10 milhões desta possuem 49 anos de idade. A expectativa de vida da mulher aumentou e hoje é estimado em 72 anos de díade e por causa disso e do dia-a-dia é que está crescendo o número mulheres que estão tendo a menopausa. Para quem não sabe menopausa é a o nome da última menstruação que acontece na mulher e ocorre quando a mulher tem cerca de 45 a 50 anos, mas a menopausa não acontece do dia para a noite, pois algum tempo antes a mulher tem períodos menstruais irregulares, onde varia o fluxo e a intensidade que pode ser muito ou pouco e às vezes até desaparecer por completo.

Antes de ocorrer à menopausa o que acontece de mais importante é que os óvulos não amadurecem mais nos ovários e isso determina que a mulher não é mais fértil, que ele não pode mais ter filhos. Os hormônios progesterona e estrogênio vão diminuindo do decorrer dos anos antes mesmo de chegar à menopausa e quando chega o período pós-menopausa a produção cai ainda mais e por causa da diminuição da produção destes hormônios a mulher tem uma série de sintomas e sinais, entre os mais principais estão: calor repentino, transpiração excessiva que pode ocorrer durante o dia e a noite e quando ocorre à noite a mulher pode até mesmo perder o próprio sono, pele fica mias seca, fina e enrugada, os cabelos ficam em menor quantidade e bem mais quebradiços do que antes, a voz fica mais grave, as relações sexuais se tornam mais dolorosas e as idas ao banheiro ficam mais freqüentes, depressão, excitação, sentimentos de inferioridade e rejeição.

Para a solução de todo esse problema que em algumas acontecem com maior intensidade e em outras não é repor esses hormônios que o corpo já não produz mais e para fazer isso às mulheres tem que fazer uma Terapia de Reposição Hormonal com medicamentos que repõem essa falta que esses hormônios fazem ao nosso organismo. Porém, muitas mulheres têm medo de engordar e ter câncer. O ideal seria conversar com seu médico ginecologista e ele irá verificar e diagnosticar você.

Tags: , ,
Publicado por Thaís
Revisado em 07/05/2009

Compartilhar