Home » Relacionamento

6 maneiras de como evitar relacionamentos tóxicos

Relacionamentos tóxicos podem trazer sérias consequências para sua vida, principalmente na questão amorosa. Fique atenta aos sinais!

relacionamentotoxicoscomamigos

Relacionamentos tóxicos não se restringem a relacionamentos amorosos, relacionamentos familiares, amigos e colegas de trabalho podem também nutrir relacionamentos tóxicos.

Para isso, existem maneiras de diagnosticar de evitar esse tipo de relacionamento. Vamos citar aqui neste post seis maneiras de evitar esse tipo de relacionamento.

1. Procure se manter otimista

Claro, que problemas existem e não estamos bem a todo momento. Saber lidar com seus problemas e medos é o ponto inicial. Faça uma rotina saudável, como acordar um pouco mais cedo cuidar de sua aparência para ir ao trabalho, colocando sua roupa favorita, por exemplo.

pequenasatitudesnostornamfelizes

Se alguém não estiver bem procure ter empatia com essa pessoa, mas jamais deixe que ela faça você se sentir menosprezada ou deprimida. O lado bom das coisas e sua forma de lidar positivamente com situações difíceis além de te fortalecer te afasta relacionamento tóxicos.

 2. Evite pessoas controladoras

Ao atingirmos a idade adulta, precisamos ter o controle de nossa própria vida. Decisões simples, como a cor e corte dos cabelos, estilo de vida, forma de se vestir, deve ser algo cultivado por você ao longo da sua trajetória. Ninguém deve restringir isso.

evitenamorostoxicos

Forma como você pensa e fala e seu comportamento perante as demais pessoas que você conhece, deve ser algo seu, uma marca registrada. Se seu parceiro, mãe ou amigo, procura controlar o que você faz, isso demonstra um comportamento controlador, tenha as rédias de sua vida em suas mãos. Procure ser sincera com essa pessoa e saiba se posicionar perante as situações em que você é afetada por esse controle.

3. Ciúme excessivo

O ciúme é um sentimento egoísta, todos nós sentimos. Mas, se o ciúmes vir com aquele ataque de posse e aquela necessidade de controlar a vida da outra pessoa, além de um relacionamento tóxico, esse tipo de comportamento pode se transformar em algo doentio, fique atento ao sinais do que você está passando é ruim,  causando sentimentos negativos, além de angústia e medo.

ciumesexcessivonaoenormal

Ter esses tipos de sentimentos perante a quem amamos não é normal. Se afaste imediatamente.

4. Procure autoconhecimento

Temos que ter em mente que os relacionamentos servem para nos fazer crescer com o outro e principalmente compartilhar sentimentos positivos. Quando não possui essa troca e principalmente quando você não se sente a vontade com você mesmo, tudo se torna mais difícil. Pois procuramos no outro de certa forma uma solução para nossas fraquezas e defeitos.

autoconhecimento

Esqueça isso! Pratique sua autoestima. Se goste.

Para isso você deve reservar um tempo do seu dia para fazer coisas que você se identifica e gosta. Procure aprender coisas novas, cuide de sua alimentação, faça atividades que lhe tragam satisfação pessoal, se olhe no espelho e veja como você é especial.

decobrirquemvocee

Isso é um exercício diário simples de fortalecer sua auto estima. Deixar ela de certa forma abalada, faz com que pessoas controladoras se aproximem e o relacionamento tóxico pode se concretizar.

5. Saiba dizer não

Claro que devemos ter empatia e ser solidários, mas ser vulnerável e dizer sempre sim, faz com que você se torne passiva, não sabendo o que te aflige. O "não" tem um grande poder positivo nos relacionamentos, faz com que você possa se posicionar perante ao outro, é tão importante quanto ceder.

aprenderadizernao

Por isso, antes de tomar qualquer decisão perante aos seus relacionamentos analise o "Não" tanto quanto o "Sim".

6. Tentar mudar pelo outro

Procure ser autêntico e busque isso em seu parceiro. Mudar pelo outro nunca será positivo. A mudança tem que vir de dentro e sempre para algo positivo na vida de ambos. Mudar o seu modo de se vestir só porque o outro quer ou "pediu", por exemplo, é uma forma de manipulação. Com o tempo, isso irá se tornar algo insuportável.

eviterelacionamentostoxicoseserafeliz

Lembre-se essas dicas são para que você melhore a forma de ver algo que está incomodando. Se você se sente feliz levando a sua vida do seu jeito. Ótimo! O que não se pode é deixar com que relacionamentos tóxicos, destruam sua vida.

Publicado por Veronica
Revisado em 05/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar