Home » Saúde

5 hábitos para vencer o cansaço

O cansaço é algo que incomoda muitas pessoas por ai, confira algumas maneiras que pode ajudar para evita-la e sentir-se mais disposta.

mulher cansada sentada na cama

É bem comum ouvirmos algumas pessoas reclamando do cansaço no dia a  dia. Uma pesquisa recente do Ibope mostrou que 98% dos brasileiros se sentem cansados, sendo que 61% se sentem ainda mais cansados. Uma grande parte da culpa desse cansaço é do sedentarismo, porém ele não é o único culpado. O cansaço também pode ser causado por alimentação irregular, sono, falta de ferro ou hipotireoidismo, que é uma alteração na tireoide que faz com que o organismo funcione mais devagar.

Foi pensando neste problema que separei alguns hábitos para que você possa vencer o cansaço de vez.

Desligue as luzes e os Gadgets

garota deitada com celular

Apesar de ser umas das principais armas para evitar à fadiga, o ato de dormir não está sendo levado muito a sério atualmente. Mais de 70% da população de cidades maiores reclamam de sono ruim. Uma das principais explicações é que a vida dessas pessoas tem muitos elementos excitantes que são capazes de interferir no nosso descanso. A televisão, computadores e celular também podem estar envolvido nessas coisas.

Evite alimentos gordurosos

batata e hamburguer

Muitas vezes nos sentimos mais cansados, e temos aquela sensação de moleza depois de nos alimentarmos de alguma comida gordurosa e muita pesada, isso acontece porque o corpo altera toda a circulação sanguínea e e concentra toda a força no intestino, onde irá ocorrer a digestão desses alimentos. Por isso principalmente agora durante o verão é recomendado o consumo de alimentos saudáveis e leves para uma fácil digestão.

Vá para a academia

mulheres na academia

Quando estamos cansadas não temos vontade de fazer absolutamente nada, e a academia é a primeira coisa que deixamos de lado quando isso acontece. Porém, deixar de ir a academia piora um pouco a situação. Estudos afirmam que apenas 20 minutos de qualquer tipo de atividade física fornece uma super dose de energia que dura o resto do dia e melhora o desânimo emocional.

Experimente terapias alternativas

mulheres fazendo yoga

Praticar alguns tipos de terapias não-convencionais são consideradas bons recursos para combater muitos tipos de males, e a canseira é uma delas. Ioga possui a capacidade de acabar com barreiras causadas pelo cansaço mental, aumentando a rapidez do raciocínio e a retenção de informações.

Garanta uma dose de bom humor

marilyn monroe

Se sentir bem consigo mesma e manter um bom humor é sempre ótimo, dar risada traz benefícios imediatos, pois enquanto você gargalha o corpo relaxa e sente prazer, fortalecendo sua imunidade e cansaço, tanto físico quanto mental, é bastante reduzido. Isso acontece porque no momento da diversão o cérebro libera anticorpos e hormônios do bem, como endorfina e serotonina.

Essas são algumas dicas para aquelas pessoas que não conseguem lidar com o cansaço, não é garantido resultado instantâneo, mas se praticados constantemente isso pode ajudar bastante.

Tags: , ,
Publicado por Tainah Carvalho
Revisado em 14/02/2014

Compartilhar