Yoga para gestantes benefícios

O Yoga é um tipo de prática de treinamento que trabalha a parte física, mental e emocional da pessoa. Saiba mais no artigo abaixo.

gestante fazendo yoga

Não há como negar que a gravidez é um dos momentos mais bonitos e mágicos vivenciados pela mulher. Um período de grandes transformações em que os sentimentos se misturam, um misto de alegria e medo, fragilidade e força e claro, de grande beleza. Porém essas transformações não são observadas somente na parte emocional, são físicas também, pois a corpo da gestante muda sem parar, necessitando assim que a mulher se acostume a um novo corpo, mesmo que temporário. Diante disso a yoga apresenta grandes benefícios para as gestantes, não somente na questão de ajuste ao novo corpo, mas também porque proporciona mais disposição as futuras mamães, livrando-as dos desconfortos ocasionados pela gestação, ainda estimulando o contato e a comunicação entre mãe e filho ao longo de toda a gestação.

Os exercícios voltados para gestantes são específicos a cada uma, pois cada mamãe apresenta características diferentes, por isso a yoga pré-natal ou yoga para gestantes devem ser personalizados, oferecendo além dos exercícios um espaço para a reflexão e relaxamento, que são elementos tradicionais da yoga, porém adaptadas as necessidades da gravidez, fortalecendo assim a autoestima feminina. As aulas de yoga voltadas para gestantes têm como objetivo:

Mais sobre yoga para gestantes benefícios

>> Aliviar e prevenir dores lombares, trabalhando a postura.

>> Trabalhar a respiração, que é fundamental para conhecimento do seu próprio corpo e também para interação com o bebê.

>> Melhorar a circulação sanguínea, amenizando inchaços, dormência, evitando varizes.

>> Trabalhar de forma a aliviar os desconfortos causados pela gestação, melhorando o trânsito intestinal e a digestão.

>> Ajuda a diminuir o estresse, assim equilibrando e acalmando a gestante.

>> Reduz a ansiedade.

>> Além desses benefícios já citados, ainda prepara a mulher mentalmente e emocionalmente para a hora do parto, estimulando sua confiança e segurança para antes, durante e depois do parto, fortalecendo o assoalho pélvico, preparando o períneo.

>> Ainda estimula a mulher a desenvolver sua força, resistência e flexibilidade para desenvolver suas atividades habituais sem abatimento ou cansaço.

Os benefícios da prática da yoga para a saúde são inúmeros, trata-se de uma prática milenar desenvolvida para trabalhar com suavidade o corpo por inteiro, atuando não só no físico, mas também em níveis mentais, emocionais e espirituais, ajudando a restabelecer um equilíbrio interno. Para as gestantes a prática é indicada visando esse momento de transformações físicas e emocionais, promovendo assim uma gestação saudável de grande confiança, estabelecendo um contanto intenso entre mãe e filho, porém lembre-se, antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental o aval do seu obstetra.

30/03/11 por Josi

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook