Varizes na gravidez o que fazer

As varizes são comuns durante a gestação, sendo que na maioria das vezes não chegam a ser prejudiciais a saúde, somente a vaidade.

Varizes na gravidez

Para muitas mulheres a gravidez é uma fase de mudanças significantes, que podem ser físicas ou psicológicas. Para a minoria, essas mudanças são boas, pois não causam estrias, varizes e nem deixam nada no corpo que a mulher não gostaria de possuir. Por outro lado, a maioria das mulheres percebe diversas mudanças, sendo a maioria delas acarretadas devido ao excesso de peso ganho na gravidez. As varizes são uma das mudanças que a gravidez traz para as mulheres.

                       

Mas entrar em desespero não é a solução, afinal tudo nessa vida tem um jeito. E por isso daremos abaixo algumas dicas de como podemos evitar as varizes durante a gravidez, como podemos tratá-las depois de já existirem e se ela nos faz algum mal, se é perigosa, confira.

Varizes na gravidez é perigoso?

As varizes são comuns em mulheres e podem ser encontradas em três estados: Linhas finas e avermelhadas; Veias grossas azuladas; Nódulos que saltados por cima do plano da pele. As varizes quando encontradas em estados mais precários podem chegar a causar úlceras na pele da gestante.

O coração manda para o corpo sangue para que depois de realizar sua função voltar para os outros órgãos, porém na hora do sangue voltar algumas veias já afrouxadas impedem a passagem desse sangue. Portanto, as varizes são veias dilatadas que podem crescer cada vez mais ou não.

Ela se torna uma ameaça à saúde à medida que cresce, por isso deve ser tratada desde o início. É importante que durante a gravidez o médico ginecologista ou especialista pelo pré-natal saiba do caso para que indique o melhor tratamento.

Mulher com dúvida

Varizes na gravidez como evitar

Uma das maneiras mais simples de se prevenir das varizes é com o uso de meias elásticas, elas ajudam na compressão do sangue. Portanto, o indicado é usar meias de compressão média, e é recomendado que antes de começar a usar um médico seja comunicado. Outra ótima opção também é a prática de exercícios que irá auxiliar a circulação sanguínea impedindo que apareçam varizes nas pernas.

É importante destacarmos aqui, que as gestantes que têm maior ganho de peso durante a gravidez têm mais tendência a adquirir as varizes, por isso tente manter uma dieta regulada. Para mulheres que já tiveram varizes o indicado é que use meias de maior compressão e as que não têm usar meias de menor compressão. É importante a indicação de um médico, pois o uso incorreto pode piorar a situação. Coloque a meia de manhã e tire antes de dormir.

Grávida fazendo exercícios

Varizes na gravidez como tratar

Não há nada comprovado ainda que acabe com as varizes, pois seria preciso um tratamento para refazer as paredes das veias dilatadas. No entanto, existem cremes que pode ser utilizados e diminuem os sintomas que as varizes causam. O indicado é que a gestante espere o nascimento do bebê e não fique se preocupando com isso, por que cerca da seis meses as mudanças hormonais já voltaram ao normal e as varizes podem sumir, além do peso da mulher que pode voltar ao normal.

Se você está preocupada com o surgimento de algumas varizes no corpo, não se preocupe, na maioria das vezes elas vêm com a gravidez e somem com a mesma.

Saiba mais sobre os cuidados na gravidez

1 voto



Caroline
31/10/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook