Útero retrovertido e gravidez

Saiba o que é o útero retrovertido, sintomas, tratamento e quais as chances da mulher engravidar com este problema.

Barriga de grávidaO útero retrovertido é uma variação anatômica do útero, ou seja, esta voltado para a região posterior do corpo, como se estivesse de ponta cabeça e virado para trás. Cerca de 25% das mulheres apresentam o útero retrovertido que a acompanhará durante todo sua vida, sem afetar em nada sua condição física.

Existem dois tipos de úteros retrovertido o fixo e o móvel, sendo que o móvel pode causar dores durante as relações íntimas e alguns incômodos durante a menstruação, o fixo é considerado um pouco mais problemático, pois pode causar dores pélvicas crônicas, dor ao urinar e fortes cólicas menstruais.

         

A grande dúvida das mulheres com o útero retrovertido é em relação à gravidez, se é possível engravidar com esta condição.

Útero retrovertido dificulta gravidez?

O útero retrovertido não traz sérias consequências para as mulheres que querem engravidar, mas pode haver sim uma maior dificuldade. A mulher que possui o útero retrovertido é mais suscetível à endometriose – quando o endométrio, camada que reveste o interior do útero está fora do órgão – que muitas vezes podem sangrar e causar certa ardência pélvica.

Essa ardência pode causar o enrijecimento das trompas, e sem a mobilidade das trompas a fecundação fica mais difícil, porque é onde acontece a fecundação. A mulher que já está grávida não precisa se preocupar, pois o útero retrovertido não trará consequências nem para a mãe e nem para o bebê.

Mulher deitada

Útero retrovertido sintomas

Os sintomas do útero retrovertido nem sempre ocorrem, mas quando surgem geralmente vem em forma de dor crônica pélvica e lombar, dor nas relações íntimas, dismenorreias (que são cólicas muito intensas no período menstrual), dor ao urinar e evacuar entre outros sintomas que irá variar de mulher para mulher. O útero retrovertido é diagnosticado em exames ginecológicos de rotina, por isso é muito importante não deixar de ir a um médico.

Dor pélvica

Útero retrovertido tratamento

O útero retrovertido não é classificado exatamente como uma doença, por isso não há necessidade de tratamento. Mas em alguns casos o útero retrovertido pode de alguma forma interferir na saúde da mulher, por isso pode haver a necessidade de um tratamento por meio do uso de hormônios. Lembre-se sempre que apenas um médico poderá avaliar melhor a condição do útero retrovertido.

Médica e paciente

A mulher que tem o útero retrovertido não necessariamente terá problemas para engravidar, porém poderá surgir outros problemas relacionados ao colo do útero, por isso o exame médico é fundamental.

Saiba mais sobre problemas no útero

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. fui a ginicologista ela me disse que eu estava com uma pequena infeçao eu me tratei mas a medica disse que meu utero e de lado que eu ia ter dificuldade pra engravidar mas eu quero engravidar logo o que eu faço

    karine araujo costa
    14/01/14 às 11:40 am
  2. eu gostaria de saber pois sou ligada a mas de 14 anos mas minha ginecologista mi falou que tenho ulterio revertido eu gostaria de saber se sou ligasa ou n e se posso em gravida

    rosangila gomes
    09/01/14 às 9:57 am
  3. olá sou marilene gostaria muito em saber se tem como inrerverter o ultero?

    marilene costa
    05/11/13 às 12:59 pm
  4. bao tarde, estou querendo engravidar e meu ultero é retrovestido e sinto muitas dores pélvica e na menstruação piora mais ainda as dores me ajude em uma resposta por favor……

    marilene costa
    05/11/13 às 12:51 pm
  5. Olá Edlany,

    Recomendo que você procure um médico ginecologista, pois somente ele saberá o que fazer.

    Mundo Mulheres
    24/09/13 às 7:59 am
  6. oi sou edlany . tenho 17 anos tenho vontade de ter filhos mais . mais tenho policisto .e meu utero e envertido . oque faço mim ajude meu sonho e ser mae

    edlany alves da silva
    23/09/13 às 8:42 pm
  7. tenho vontade de engravidar mais tenho proplemas no utero .e tenho policistos .meu utero e revirado .oque eu faço .

    edlany alves da silva
    23/09/13 às 8:39 pm
  8. Olá Miriam,

    No seu caso somente um médico poderá tirar sua dúvidas, por isso recomendo que você procure a avaliação de outro médico.

    Mundo Mulheres
    27/08/13 às 10:21 am
  9. olá tenho 30 anos e uma filha de 5 anos . fui ao medico e fiz uma ultrassom e o medico falou que tenho utero invertido , ovario policistico e muito hormonio . que tenho que fazer tratamento . sinto minha barriga mexendo o tempo todo , mas nao estou gravida . pode ser algum problema relacionado ao cisto ? tenho tambem cisto na glandula de skene ja fiz duas cirugias e ele voltou . estou engordando e com uma barriga enorme . quando vou ao medico no sus ele fala que é normal . o que faço ????????????/ me ajudem

    miriam
    26/08/13 às 1:52 pm
  10. como vc conseguiu engravidar com cisto no ovario.

    malu
    26/07/12 às 8:44 pm
  11. tenho 29 anos, e tenho um filho de 9 anos tive meu filho naturalmente sem tratamento. mais a 6 anos tento engravidar e não consigo, e num exame de rotina o medico me falou q estava com o utero invertido,isso me deixou muito triste e assustada

    malu
    26/07/12 às 8:42 pm
  12. Eu tenho o útero retrovertido, porém tenho um filho lindo, chamado Gabriel, não tive problema para enghravidar e só na última consulta que descobri que o meu útero é viradinho….

    Beijos.

    Erica
    02/04/12 às 10:36 am
  13. tenho o utero retrovertido e acho que estou geravida,tenho cisto no ovario de 0,3 milimetro,corro algum risco comigo e com o bebe.

    Ana Cecilia Rios
    10/06/11 às 8:35 pm