Útero e possíveis doenças

Conheça melhor as possíveis doenças que acometem o útero, quais são os seus sintomas e qual a melhor forma de prevenção!

Útero.O útero é um órgão pertencente ao aparelho reprodutor feminino com a principal função de receber e implantar todos os óvulos fecundados, além de ser o responsável pela expulsão do bebê, quando o mesmo está pronto para o nascimento. Resumindo, o útero está totalmente relacionado com a maternidade e feminilidade da mulher, por isso a gestação se torna algo impossível sem ele.

Por ser um órgão de grande importância para a reprodução humana muitas vezes fica suscetível a algumas doenças e infecções, que vão desde as mais simples até as mais graves. Saiba quais são as possíveis doenças do útero e quais são os sintomas mais frequentes nas mulheres com estas infecções.

                       

Tipos de doenças do útero

Diferentemente do órgão reprodutor masculino que é visível a alterações, o útero se localiza sobre o órgão feminino entre a bexiga urinária e o reto, por isso as mulheres têm mais dificuldades em perceber qualquer mudança, ou seja, doenças e infecções. Saiba quais são as doenças mais comuns do útero.

Mulher deitada

Cervicite

A cervicite é uma inflamação do colo do útero, também conhecida como cérvix uterino. A cervicite na maioria das vezes é causada por bactérias naturais da própria flora feminina ou por bactérias transmitidas através das relações íntimas como a Clamydia Tracomatis e a Neiserriae Gonorreae. Os sintomas principais da cervicite são coceira, corrimento, vermelhidão, dor abdominal após a relação e em alguns casos febre alta.

Adenomiose

A Adenomiose é outra doença que atinge o útero e em sua grande maioria mulheres com idade acima de 35 anos, os sintomas mais frequentes são cólicas fortes durante o período menstrual e a irregularidade da menstruação. Muito semelhante à endometriose, essa doença se desenvolve fora do local originário provocando a irregularidade e crescimento anormal do endométrio.

Miomas

Os miomas são tumores benignos formados pelos tecidos musculares distintos e de variados tamanhos. Para uma possível precaução é importante estar atento aos sintomas que são fluxo intenso da menstruação, aumento do abdômen, anemia, dores e infertilidade.

Pólipo

Pólipo é uma formação anormal de tecido na camada interna do útero, sendo uma doença benigna com baixa probabilidade de se tornar maligna. A grande causa desta doença é de questão genética, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e idade acima dos 40 anos.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero também conhecido como cervical, é o segundo maior tumor e mais frequente na população feminina, ficando atrás somente do câncer de mama. O câncer do colo do útero é uma infecção causada pelo Papilomavírus Humano (HPV), transmitido através de relações íntimas sem a devida proteção. O câncer do colo do útero é uma doença silenciosa que só pode ser diagnosticada através do exame Papanicolau, mas quando esta em um estágio mais avançado apresenta sangramento vaginal, corrimento, dor abaixo do ventre, dor ao urinar e dor intestinais.

Sintomas de doenças do útero

As infecções do útero é um conjunto de doenças presentes em mulheres que possuem relações íntimas ativas. Os sintomas das doenças citadas acima podem ser bem parecidos como o corrimento persistente que pode ser branco, amarelo, marrom ou cinza com cheiro forte, sangramento anormal, dor durante as relações, dor na região da pélvis, sensação de pressão da região pélvica, febre, coceira, vermelhidão entre outros sintomas que irão se diferenciar de mulher para mulher.

Médica e paciente

Por isso é importante que a mulher realize exames ginecológicos pelo menos 1 vez ao ano, porque só através dele é possível diagnosticar e tratar as doenças citadas acima.

Assista ao vídeo distúrbios e doenças relacionadas a menstruação no Canal do Portal Mundo Mulheres no YouTube e fique por dentro!

DISTÚRBIOS E DOENÇAS RELACIONADOS À MENSTRUAÇÃO

Saiba mais sobre possíveis doenças do útero

6 votos





Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. é pocivel uma mulher ficar 6 meses sem mestruar?

    Ameliafina
    06/03/14 às 12:19 pm
  2. Que bom que vçs existem hoje fiz o preventivo e o medico disse que estou com Polipo disse também que tenho que tirar quero saber qual e o procedimento se serei cortada se tem perigo de voltar

    maria do socorro oliveira pereira
    30/01/14 às 6:35 pm