Útero e possíveis doenças

Conheça melhor as possíveis doenças que acometem o útero, quais são os seus sintomas e qual a melhor forma de prevenção!

Útero.O útero é um órgão pertencente ao aparelho reprodutor feminino com a principal função de receber e implantar todos os óvulos fecundados, além de ser o responsável pela expulsão do bebê, quando o mesmo está pronto para o nascimento. Resumindo, o útero está totalmente relacionado com a maternidade e feminilidade da mulher, por isso a gestação se torna algo impossível sem ele.

Por ser um órgão de grande importância para a reprodução humana muitas vezes fica suscetível a algumas doenças e infecções, que vão desde as mais simples até as mais graves. Saiba quais são as possíveis doenças do útero e quais são os sintomas mais frequentes nas mulheres com estas infecções.

                       

Tipos de doenças do útero

Diferentemente do órgão reprodutor masculino que é visível a alterações, o útero se localiza sobre o órgão feminino entre a bexiga urinária e o reto, por isso as mulheres têm mais dificuldades em perceber qualquer mudança, ou seja, doenças e infecções. Saiba quais são as doenças mais comuns do útero.

Mulher deitada

Cervicite

A cervicite é uma inflamação do colo do útero, também conhecida como cérvix uterino. A cervicite na maioria das vezes é causada por bactérias naturais da própria flora feminina ou por bactérias transmitidas através das relações íntimas como a Clamydia Tracomatis e a Neiserriae Gonorreae. Os sintomas principais da cervicite são coceira, corrimento, vermelhidão, dor abdominal após a relação e em alguns casos febre alta.

Adenomiose

A Adenomiose é outra doença que atinge o útero e em sua grande maioria mulheres com idade acima de 35 anos, os sintomas mais frequentes são cólicas fortes durante o período menstrual e a irregularidade da menstruação. Muito semelhante à endometriose, essa doença se desenvolve fora do local originário provocando a irregularidade e crescimento anormal do endométrio.

Miomas

Os miomas são tumores benignos formados pelos tecidos musculares distintos e de variados tamanhos. Para uma possível precaução é importante estar atento aos sintomas que são fluxo intenso da menstruação, aumento do abdômen, anemia, dores e infertilidade.

Pólipo

Pólipo é uma formação anormal de tecido na camada interna do útero, sendo uma doença benigna com baixa probabilidade de se tornar maligna. A grande causa desta doença é de questão genética, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e idade acima dos 40 anos.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero também conhecido como cervical, é o segundo maior tumor e mais frequente na população feminina, ficando atrás somente do câncer de mama. O câncer do colo do útero é uma infecção causada pelo Papilomavírus Humano (HPV), transmitido através de relações íntimas sem a devida proteção. O câncer do colo do útero é uma doença silenciosa que só pode ser diagnosticada através do exame Papanicolau, mas quando esta em um estágio mais avançado apresenta sangramento vaginal, corrimento, dor abaixo do ventre, dor ao urinar e dor intestinais.

Sintomas de doenças do útero

As infecções do útero é um conjunto de doenças presentes em mulheres que possuem relações íntimas ativas. Os sintomas das doenças citadas acima podem ser bem parecidos como o corrimento persistente que pode ser branco, amarelo, marrom ou cinza com cheiro forte, sangramento anormal, dor durante as relações, dor na região da pélvis, sensação de pressão da região pélvica, febre, coceira, vermelhidão entre outros sintomas que irão se diferenciar de mulher para mulher.

Médica e paciente

Por isso é importante que a mulher realize exames ginecológicos pelo menos 1 vez ao ano, porque só através dele é possível diagnosticar e tratar as doenças citadas acima.

Assista ao vídeo distúrbios e doenças relacionadas a menstruação no Canal do Portal Mundo Mulheres no YouTube e fique por dentro!

Saiba mais sobre possíveis doenças do útero

8 votes





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. estou mestruada ja 20 dias o q e isso?

    Ediane Freire
    28/07/14 às 1:49 pm
  2. olá
    estou mestruada a mais de 18 dias me ajudem, o q pode ser?

    ELIANE TRES
    23/02/14 às 9:49 pm
  3. Há dois anos e meio que eu não mostrou, não sei mais o que fazer.os médicos dizem que está tudo certo.mais quando tenho relações sinto muitas dores.o que eu Fasso..

    Veridiana rizodete
    16/02/14 às 5:54 pm
  4. Tenho 40 anos e sou operada e minha mestruaçao ta vindo 2 vezes no mes porque?

    josenilda oliveira dos anjos
    09/02/14 às 1:49 pm
  5. Boa tarde!
    Minha menstruação tinha que vir no dia 3 de fevereiro,veio, mas quando foi na quarta feira dia quatro não desceu mais.. No domingo fiquei muito nervosa, com um pico muito elevado de estresse, gostaria de saber se nessas condições é normal o desaparecimento?

    Michelle
    06/02/14 às 3:31 pm
  6. oi tenho 15 anos e fazia 4 meses q n vinha a minha mestruacao e agr veio nos primeiros 7 dias desceu pouco e agr n para de desce o q q pde ser?

    gaby
    20/01/14 às 7:09 pm
  7. gostaria de saber estou dois meses sem menstruação e agora há poucos dias esta começou a vim em pequenas quantidades como se fosse gotas de sangue

    Rosa Maria Marques
    19/01/14 às 10:07 pm
  8. Eu menstruei esse mês, mas passou poucos dias e ja estou com colica de novo, me acostumei tendo colica na epoca de ovulação, mas acabei de menstruar e não estou em tal epoca, nao sei oque é, acha que e normal

    Anabelle
    16/01/14 às 11:57 pm
  9. Olá, tenho 16 anos e estou menstruada a 2 semanas, o que pode ser? Estou muito preocupada.

    Cíntia
    14/01/14 às 8:55 pm
  10. Adorei o site, Então minha filha tem 3 meses e a 3 meses não desce pra mim, eu tomei a engeção de 3 meses, dia 29 12 13 tinha que tomar, mais não tomei, sinto muita cólica dor de cabeça tá orrivel, quero que desce pra mim, não to suportando esses sintomas, me ajude por favor!

    Jéssika
    08/01/14 às 11:32 am
  11. Oi? porque depois que fiz laqueadura fico menstruada duas vezes no mês? E as vezes desce muito sangue que tenho que me trocar. Sinto-me tonta também.

    kaka
    01/12/09 às 9:44 am
  12. tenho 34 anos e a tres anos fiz parto cesaria e aproveitei e fiz a laqueadura pois ja tinha 2 filhos, mas depois da laqueadura a minha mentruação vem como um rio isso é´normal?

    Daiane Alves Da Luz
    23/09/09 às 8:53 pm
  13. minha mestruação não quer parar de descer.porquer isto está acontecendo.o que eu devo fazer?

    roseane
    17/08/09 às 9:58 am