Útero e possíveis doenças

Conheça melhor as possíveis doenças que acometem o útero, quais são os seus sintomas e qual a melhor forma de prevenção!

Útero.O útero é um órgão pertencente ao aparelho reprodutor feminino com a principal função de receber e implantar todos os óvulos fecundados, além de ser o responsável pela expulsão do bebê, quando o mesmo está pronto para o nascimento.

Resumindo, o útero está totalmente relacionado com a maternidade e feminilidade da mulher, por isso a gestação se torna algo impossível sem ele. Por ser um órgão de grande importância para a reprodução humana muitas vezes fica suscetível a algumas doenças e infecções, que vão desde as mais simples até as mais graves.

         

Saiba quais são as possíveis doenças do útero e quais são os sintomas mais frequentes nas mulheres com estas infecções.

Tipos de doenças do útero

Diferentemente do órgão reprodutor masculino que é visível a alterações, o útero se localiza sobre a vagina entre a bexiga urinária e o reto, por isso as mulheres têm mais dificuldades em perceber qualquer mudança, ou seja, doenças e infecções. Saiba quais são as doenças mais comuns do útero.

Mulher deitada

Cervicite

A cervicite é uma inflamação do colo do útero, também conhecida como cérvix uterino. A cervicite na maioria das vezes é causada por bactérias naturais da própria flora vaginal ou por bactérias transmitidas através das relações íntimas como a Clamydia Tracomatis e a Neiserriae Gonorreae. Os sintomas principais da cervicite são coceira vaginal, corrimento, vermelhidão, dor abdominal após a relação íntima e em alguns casos febre alta.

Adenomiose

A Adenomiose é outra doença que atinge o útero e em sua grande maioria mulheres com idade acima de 35 anos, os sintomas mais frequentes são cólicas fortes durante o período menstrual e a irregularidade da menstruação. Muito semelhante à endometriose, essa doença se desenvolve fora do local originário provocando a irregularidade e crescimento anormal do endométrio.

Miomas

Os miomas são tumores benignos formados pelos tecidos musculares distintos e de variados tamanhos. Para uma possível precaução é importante estar atento aos sintomas que são fluxo intenso da menstruação, aumento do abdômen, anemia, dores e infertilidade.

Pólipo

Pólipo é uma formação anormal de tecido na camada interna do útero, sendo uma doença benigna com baixa probabilidade de se tornar maligna. A grande causa desta doença é de questão genética, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e idade acima dos 40 anos.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero também conhecido como cervical, é o segundo maior tumor e mais frequente na população feminina, ficando atrás somente do câncer de mama. O câncer do colo do útero é uma infecção causada pelo Papilomavírus Humano (HPV), transmitido através de relações íntimas sem a devida proteção. O câncer do colo do útero é uma doença silenciosa que só pode ser diagnosticada através do exame Papanicolau, mas quando esta em um estágio mais avançado apresenta sangramento vaginal, corrimento, dor abaixo do ventre, dor ao urinar e dor intestinais.

Sintomas de doenças do útero

As infecções do útero é um conjunto de doenças presentes em mulheres sexualmente ativas. Os sintomas das doenças citadas acima podem ser bem parecidos como o corrimento persistente que pode ser branco, amarelo, marrom ou cinza com cheiro forte, sangramento vaginal anormal, dor durante as relações íntimas, dor na região da pélvis, sensação de pressão da região pélvica, febre, coceira, vermelhidão entre outros sintomas que irão se diferenciar de mulher para mulher.

Médica e paciente

Por isso é importante que a mulher realize exames ginecológicos pelo menos 1 vez ao ano, porque só através dele é possível diagnosticar e tratar as doenças citadas acima.

Assista ao vídeo distúrbios e doenças relacionadas a menstruação no Canal do Portal Mundo Mulheres no YouTube e fique por dentro!

DISTÚRBIOS E DOENÇAS RELACIONADOS À MENSTRUAÇÃO

Saiba mais sobre possíveis doenças do útero

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. fiz ultrasson intravaginal consta que meu utero esta 4 x maior q o tamanho normal o médico sugere que marque uma cirugia para retirada do utero quero informações que tipo de doença é e pq no exame não mostra mioma tenho 48 anos tive 2 cesarianas

    sonia maria de Almeida
    07/03/14 às 12:33 am
  2. é pocivel uma mulher ficar 6 meses sem mestruar?

    Ameliafina
    06/03/14 às 12:19 pm
  3. minha cunhada fez uma ultrassonografia e o médico disse que o útero dela está secando,gostaria de saber se tem tratamento e se tem cura.Pois ela ainda não tem filhos(só tem 19 anos),emas gostaria de ter o devemos fazer?

    luana
    08/02/14 às 11:33 pm
  4. Que bom que vçs existem hoje fiz o preventivo e o medico disse que estou com Polipo disse também que tenho que tirar quero saber qual e o procedimento se serei cortada se tem perigo de voltar

    maria do socorro oliveira pereira
    30/01/14 às 6:35 pm
  5. Tenho um ano que sou casada 38 anos não tinha vida ativa e nunca consegui engravidar estou com. Muito medo de não conseguir realizar meu sonho.

    Ana Zelia Rodrigues Pinheiro
    22/12/13 às 6:24 pm
  6. Olá Daniele,

    Recomendo que você procure a orientação de outro ginecologista.

    Mundo Mulheres
    01/11/13 às 4:09 pm
  7. o medico diagnosticou um tumor no colo do meu utero e disse q era maligno e logo depois descobri q estava gravida..o medico disse q como estava no inicio o caroço iria ser expelido com o aumento do meu utero…so que agora o medico se aposentou e queria saber se isso e possivel o que ele falou

    daniele alves
    30/10/13 às 10:31 am
  8. eu sinto muita dor no estomago tudo que eu como doi e fico cansando o que sera

    Lucrecia Adalgiza
    08/01/13 às 5:09 pm
  9. tirei um polipo e na hora o medico achou no meu utero uma mancha branca
    elefez uma biopsia para ver o que pode ser.sera que pode ser alguma coisa grave ,e tb eu queria muito engravidar mas nao consigo ja tive nic3 e fiz uma cirurgisa no colo do utero sera que isso interfere?

    monica cristina
    14/09/12 às 9:01 pm
  10. Estou com corrimento branco sai depois que para minha menstraçao quero muito engravidar mas tenho utero virado e nao consigo engravidar ja faz tempo que tento e nada o medico nao sabe me dizer porque nao consigo e diz que posso engravidar com o tempo ja estou com 30anos sera que nao posso mais engravidar me ajudem falem alguma coisa que eu possa fazer

    Mirian
    24/08/12 às 6:59 pm
  11. oi boa tarde gostaria de saber quando a pessoa sente dor no pe da barriga o que pode ser me ajude .

    carla
    21/08/12 às 1:47 pm
  12. Fiz uma ultrason transvaginal e descobri q meu ultero esta do lado reverso e q meus ovarios estao no limite do normal,tenho mta dor,tenho corrimento hora amarelo,hora branco ja tomei todos os medicamentos q o medico passou ja se passaram alguns meses e dor voltou a me encomodar,gostaria de pedir uma orientaçao.Obrigada. Amei o site.

    Elena
    08/03/12 às 7:11 pm
  13. gostei bastante do conteudo,tirou algumas duvidas minhas…vcs estao de parabens continuem com esses conteudos bacanas e assim continuaram tirando as duvidas femininas, assim como tiraram as minhas.

    obrigada,bjs!!!

    pamella reis
    27/01/12 às 5:05 am
  14. fiz preventivo e dentro do utero foi encontrado bolhas de agua . gostaria de alguma informaçao sobre isso

    elenir bertol
    13/12/11 às 1:07 pm
  15. Sinto dor na virilha já fiz exames e calterização,é orrivel.Continuo sentindo os mesmo sintomas tenho medo!!!

    MARTA RODRIGUES SANTOS FERREIRA
    12/11/11 às 9:18 am
  16. minha irmã descobriu que estava gravida,porem não achou o feto,ja fez varios exames,e nao encontra o feto, ela sente dor e sangra,os medicos suspeita de cancer,ou a doença bola,me explica mais sobre essa doença, ela esta desesperada.

    janessa
    14/04/11 às 11:38 am
  17. minha esposa esta com medo de esta gravida por que ela tem herpes e nao sabe o que fazer, se realmente estiver queis será as pricipais precausoes que teremos que tomar, é de muito gosto que venha a nascer pois será o nosso primogenito. obg pela a atençao, mande respostas. cy

    cyewerton
    16/10/09 às 9:57 am

X
Curta a página