Unhas manchadas o que é

As manchas nas unhas podem indicar alguns problemas de saúde como, por exemplo, problemas pulmonares e até mesmo vasculares.

Unhas manchadas

As mulheres são as principais vítimas de unhas enfraquecidas e manchadas, pois nossas mãos estão mais expostas a agentes agressores como produtos de limpeza, mudanças bruscas de temperatura, contato em excesso com água, acetonas e esmaltes. Nossas mãos ajudam a compor nosso cartão de visitas e unhas bem feitas são sinônimos de higiene e cuidados consigo própria, além desses sinais que as unhas demonstram em relação à estética, podem ser consideradas como ótimas indicadoras de saúde, através de suas alterações e manchas é possível detectar problemas simples como falta de vitamina até doenças mais sérias como problemas cardíacos e renais.

                       

As unhas são compostas de queratina, cálcio, ferro e lipídios, toda sua base é protegida pela cutícula, que é aquela pelinha esbranquiçada que a circunda, muitas erroneamente a retiram profundamente, abrindo portas para possíveis infecções, quando a unha é saudável, tem aparência lisa e transparente, quando roída pode ser um sinal claro de ansiedade, quando surgem manchas ou quando encravam podem indicar problemas, não é a toa que muitos médicos ao nos examinar observam as unhas, diante disso estejam atentas as mudanças na forma, coloração e textura da unha e saiba identificar quando algo não está bem:

>> Pequenas manchinhas esbranquiçadas podem ser sinais de batidas leves, assim como aquelas finas e verticais, geralmente essas marcas somem sozinhas e não representam grande preocupação, indicam também a falta de zinco e proteínas no organismo, por isso cuide da alimentação, pode ser sinal de anemia, dermatites por contato, que são pequenas alergias a produtos químicos ou a esmaltes, psoríase, micoses, caso as manchas brancas não desapareçam ou ocupem toda a extensão da unha, é indicado que se consulte um médico, pois manchas esbranquiçadas permanentes podem indicar insuficiência renal.

>> Unhas amarelas ou manchas amareladas, são manchas frequentes em unhas de quem fuma ou fazem uso crônico de antibióticos, pode indicar ingestão excessiva de betacaroteno, diabetes, micose e males do fígado.

>> Manchas arroxeadas, indicam micoses, uso de remédios coagulantes, lúpus eritomatoso, doenças cardíacas e possíveis tumores.

>> Manchas esverdeadas, com inchaço, vermelhidão com dor ao redor dos dedos, são indícios de possíveis infecções bacterianas e micoses.

>> Manchas metade branca, metade vermelha indicam problemas renais.

>> Unhas com faixas negras, indicam disfunções hormonais, micoses, também pode ser tumor na matriz da unha ou indicar câncer de pele do tipo melanoma.

>> Unhas fracas, ressecadas que se quebram com facilidade ou descamam, são indícios de falta de cálcio, zinco e vitaminas A, B e E, que são nutrientes essenciais para a constituição da unha, também pode indicar anemia ou hipotireoidismo.

>> Unhas espessas, com tom amarelado e sem crescimento podem indicar distúrbios pulmonares.

>> Unhas onduladas aparentes mesmo com uso de esmaltes, indicam pequenos tramas causados na matriz da unha, causados por espátulas ao empurrar a cutícula com força, pode ainda indicar anemia, doenças cardíacas ou pulmonares.

As unhas crescem aproximadamente três milímetros por mês e o seu crescimento é quatro vezes mais rápido em relação ao crescimento das unhas dos pés. Faça sempre um auto-exame nas unhas, muitas vezes quando estão com colorações diferentes temos por hábito escondê-las embaixo de camadas de esmalte, observe sempre alterações na coloração, pois tons escuros indicam que o sangue não está circulando como deveria, podendo indicar possíveis problemas cardíacos.

Cuide de suas unhas e mãos, pois não é sinal de vaidade querer mantê-las sempre feitas com aparência saudável, nossas unhas além de ser cartão de visitas, ainda podem ser verdadeiras armas de sedução, vermelhas, discretas, longas ou curtas, redonda, quadrada, independente do seu estilo, as unhas devem ser tratadas da melhor forma possível e ao indício de qualquer alteração, procure um médico.

1 voto



Josi
23/09/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook