Uma semana de gravidez

Embora os sintomas da gravidez nas primeiras semanas sejam praticamente nulos, muitas mamães buscam informações sobre esse período.

Um dos momentos mais especiais na vida da mulher é a gravidez. Ao recebermos a confirmação de que estamos gerando uma nova vida, é normal muitas dúvidas aflorarem, em especial nas mamães de primeira viagem.

Algumas mulheres bem antenadas com o corpo já sentem a gravidez logo após a concepção e então começam a se preparar para essa nova fase, afinal ser mãe é uma das experiências mais positivas que uma mulher pode viver. É é extremamente normal muitas mamães buscarem informações sobre o que acontecerá com seu corpo e como seu bebê estará se desenvolvendo nas primeiras semanas, isso ajuda a diminuir o medo e ansiedade tão comuns durante a gravidez.

                       

Uma semana de gravidez equivale a quantos dias?

Entender o tempo gestacional pode ser bem difícil para muitas mulheres, pois entendemos que a gravidez dura 09 meses, porém a cada consulta o médico calcula a gravidez em semanas. Isso acontece porque os meses não têm uma duração fixa (sabemos que alguns tem 30 ou 31 dias, enquanto Fevereiro, mais curto, tem 28 ou 29 dias). Assim, a idade gestacional será sempre contada em semanas, a partir do primeiro dia da última menstruação.

A gravidez dura em média 40 semanas, 280 dias ou 10 luas (04 semanas corresponde a 28 dias, que é um mês lunar). Se você sabe exatamente o dia que terminou a sua última menstruação, será fácil calcular a idade gestacional; caso não saiba, esta será contada a partir do primeiro ultrassom realizado. Através do exame pode-se medir o tamanho do embrião, o que sugere ao médico quando a gravidez iniciou. Para saber a idade gestacional semana a semana, comece contando a partir do último dia da sua menstruação, e a cada sete dias será uma semana de vida do seu bebê.

Uma semana de gravidez quais os sintomas?

Mulher cansada

Os sintomas da gravidez na primeira semana são praticamente nulos, pois o embrião acabou de se instalar no óvulo. Porém, algumas mulheres relatam sentir alguns sintomas já na primeira semana de gravidez, como inchaço e maior sensibilidade nos seios, com sensação de peso ou dor na palpação. Tontura, cansaço e fadiga excessiva, com sonolência maior que o habitual também podem ser observados.

Algumas mulheres podem ficar com o olfato mais aguçado, e alguns cheiros podem provocar enjoos repentinos. Devido às alterações hormonais e o aumento da circulação sanguínea, algumas dores de cabeça podem incomodar muitas mamães nas primeiras semanas de gravidez. Há também um aumento na frequência urinária, aversão por certos alimentos e alterações de humor, um sintoma bastante comum já que mulheres grávidas tendem a ficar extremamente sensíveis e chorosas.

Uma semana de gravidez cuidados

O primeiro trimestre da gravidez costuma ser o mais delicado, por isso seja na primeira semana ou ao descobrir a gravidez é importante a mulher tomar alguns cuidados. Nada de fazer esforço físico ou carregar peso, evite a ingestão de bebidas alcoólicas e fique longe da nicotina, pois são vícios que constituem risco para a formação do bebê. Evite discussões ou situações estressantes, nas primeiras semanas de gestação quanto mais tranquilidade melhor.

Ao confirmar a gravidez, é imprescindível o acompanhamento pré-natal! Tenha uma relação de confiança com seu médico e o mantenha informado sobre tudo, inclusive medicamentos de que faça uso.  Mantenha uma alimentação adequada, rica em vitaminas, em especial ácido fólico, um nutriente que traz grandes benefícios à formação do bebê. Uma alimentação adequada é garantia de uma gravidez tranquila e saudável.

Os sintomas da gravidez são muito variáveis, por fora pode ser que você nem perceba que esteja grávida, mas por dentro já ocorrem grandes transformações mesmo nas primeiras semanas. Por isso, ao perceber o atraso menstrual, faça um teste para acabar com a incerteza. Confirmada a gravidez, inicie o pré-natal para exames que avaliarão tanto a sua saúde quanto a do bebê.

Saiba mais sobre gravidez nas primeiras semanas

16 votos



Josi
07/10/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. achei otmo pois e um assunto q eu queria saber

    eliane
    27/11/09 às 1:46 pm