Um mês sem menstruação o que fazer?

O atraso menstrual pode ter várias causas, veja o que pode ser e o que fazer em caso de menstruação atrasada a mais de um mês.

Mulher preocupada.A menstruação é muito importante para a saúde da mulher, tanto que sua regularidade é sinal de fertilidade, pois indica que o aparelho reprodutor está saudável. Embora incômoda, bastam alguns dias de atraso da menstruação para preocupar, principalmente as que têm uma vida íntima ativa, pois a ausência da menstruação costuma ser o sintoma mais comum do primeiro mês de gestação.

Caso o atraso menstrual não seja gravidez, diversos fatores podem interferir no ciclo menstrual, desde problemas emocionais a físicos, que pode fazer a mulher ficar sem menstruar por um mês ou até mais.

                       

Menstruação atrasada um mês é gravidez?

Mulher com teste de gravidez

Se o seu ciclo menstrual é regular, a gravidez é a primeira hipótese para quem esta um mês sem menstruação, principalmente se houve contato íntimo desprotegido, por isso o exame de gravidez é a primeira saída para eliminar a dúvida. Alguns testes de farmácia podem dar um falso resultado, principalmente quando a fecundação ainda é muito recente.

Para não correr o risco, é indicado fazer o exame de sangue em laboratório, conhecido como teste de gravidez BETA HCG. Caso o atraso menstrual não seja gravidez, saiba que algumas doenças podem interferir na menstruação, assim como problemas emocionais que se tenha vivenciado no mês do atraso.

Menstruação atrasada um mês é normal?

Mulher escrevendo no calendário

Um atraso menstrual de 03 a 05 dias em mulheres que tenham um ciclo menstrual regular até é considerado normal pelos especialistas, desde que sejam atrasos eventuais. Tudo o que acontece conosco pode influenciar em nosso ciclo menstrual, por isso um atraso na menstruação pode ser a resposta do nosso corpo a algumas situações emocionais fortes que tenhamos vivido no mês, como estresse, por exemplo.

Caso você menstrue todo mês certinho e não há motivos aparentes para esse atraso, como gravidez ou fatores emocionais, o ideal é procurar um médico para fazer uma avaliação mais detalhada, pois atraso na menstruação também podem indicar problemas de saúde mais sérios.

Menstruação atrasada um mês o que pode ser?

Mulher conversando com médica

Algumas situações podem interferir na menstruação, podendo fazer atrasar ou parar a menstruação por mais de mês, como o estresse, infecções, problemas emocionais e psicológicos, exercícios físicos em excesso, alterações hormonais, como o uso da pílula do dia seguinte, que interfere no ciclo menstrual do mês, alimentação inadequada, consumo desenfreado de bebidas alcoólicas afetam o metabolismo, levando a falta de menstruação no mês, distúrbios alimentares, com ganho ou perda excessiva de peso também contribuem para ausência de menstruação.

Outros problemas mais sérios como endometriose, miomas e síndrome dos ovários policísticos também levam a uma irregularidade na menstruação, porém nesses casos, outros sintomas aparecem junto com o atraso na menstruação como dores, ausência menstrual por mais de um mês ou excesso de menstruação no mês. Essas doenças são tratáveis, por isso o melhor a se fazer é buscar ajuda médica.

Como vimos há muitas causas para um atraso menstrual, porém menstruação é coisa séria e jamais deve ser deixada de lado caso haja irregularidades, por isso o melhor a se fazer é consultar sempre um médico especialista, para uma avaliação mais detalhada da ausência da menstruação no mês, identificando assim as possíveis causas e tratando-as o mais rápido possível, além disso, adotar um estilo de vida saudável e o uso de preservativos durante as relações, também contribui e muito para que não haja problemas com o ciclo menstrual.

Saiba mais sobre menstruação

9 votos



Josi
08/10/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.