Tudo o que você deve saber sobre a menstruação

Saiba mais sobre menstruação e outros assuntos que estão relacionados ao ciclo menstrual esteja atenta as mudanças de seu corpo.

DúvidasA menstruação é um fenômeno natural que ocorre com todas as mulheres e se manifesta através da eliminação de sangue dos tecidos do endométrio e do ovócito II que não foram fecundados no período fértil. O ciclo da menstruação geralmente é de 28 dias que ocorre todos os meses de forma contínua a menos que seja interrompida por uma gravidez, menopausa, doença ou distúrbio.

A primeira menstruação mais conhecida como menarca, inicia-se na puberdade entre 10 a 17 anos de idade, sendo que a menstruação indica que o organismo feminino já está pronto para gerar outra vida. Saiba mais sobre a menstruação com as dicas do Mundo Mulheres.

                       

Tudo sobre menstruação

A chegada da menstruação é um dos fenômenos mais importantes que ocorre com muitas garotas na puberdade, por isso é fundamental entender mais sobre ela.

Menstruação na gravidez é possível?

A menstruação na gravidez pode sim ocorrer, mas não é o ideal. Geralmente ela ocorre por vários fatores como a implantação do óvulo no útero que acontece nos primeiros 15 dias após a fecundação, alterações hormonais, sensibilidade do colo do útero, gravidez ectópica-quando o óvulo fecundado está nas trompas e não no útero – infecções e trabalho de parto. Por isso ao perceber qualquer perda de sangue na gravidez é importante a procura de um médico o mais rápido possível.

Menstruação e anticoncepcional

O anticoncepcional – pílula, injetável, adesivo e anel – é recomendado pelos médicos como métodos para evitar uma gravidez indesejada, mas assim como a menstruação os métodos anticoncepcionais são novidades para muitas garotas. É importante que antes de fazer uso de qualquer método anticoncepcional a garota procure um ginecologista, pois só o mesmo saberá indicar o melhor método para seu organismo.

A pílula é o anticoncepcional mais utilizado no mundo com 99,9% de eficácia contra uma gravidez, claro se for consumida corretamente. Além de evitar à gravidez a pílula também é usada para tratamento do endométrio, problemas no ovário, tensão pré-menstrual (TPM), cólicas e fluxo abundante de menstruação.

Mas como todo medicamento a pílula também tem seus efeitos colaterais como a retenção de líquidos, alteração de humor, dor de cabeça, enjoos, alterações na libido, seios doloridos e mais inchados entre outros sintomas que irão variar muito de mulher para mulher.

Pílula anticoncepcional

O que pode ser menstruação adiantada

Por mais que a menstruação seja um fenômeno natural do organismo de todas as mulheres, muitas vezes a mesma causa dificuldades psicológicas e fisiológicas como a menstruação adiantada. A menstruação adiantada pode ser causada por vários fatores como o uso excessivo sem interrupções das pílulas anticoncepcionais podendo causar uma descamação do epitélio e gerar complicações como um sangramento adiantado parecido com a menstruação, metrorragia que também é um sangramento que ocorre antes da menstruação e muitas vezes pode ser um indício de tumores, polimenorreia é o aumento da frequência de menstruação e é causada pelas mudanças hormonais entre muitos outros fatores.

Agora que você sabe mais sobre menstruação não exite em procurar um médico e tirar sua dúvidas.

Para saber mais sobre a menstruação, confira o vídeo O que fazer em caso de menstruação irregular do Portal Mundo Mulheres do Youtube:

O QUE FAZER EM CASO DE MENSTRUAÇÃO IRREGULAR

Saiba mais sobre menstruação

4 votos






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

  1. Minha ginecologista mandou que eu tomasse o anticoncepcional quando o meu ciclo menstrual chegasse pq motivo ela mandou que eu tomasse.
    A pílula não faz suspender o ciclo menstrual?

    tatiane
    27/10/09 às 8:00 pm