Trabalho de parto sinais e sintomas


Trabalho de parto sinais e sintomas

As futuras mamães já vivenciaram novas e intensas sensações durante os meses de gravidez e agora com a aproximação do parto, surge uma preocupação que afeta a maioria das grávidas, como reconhecer e identificar os sinais e sintomas do trabalho de parto.
Trata-se de assunto bastante complexo, pois cada mulher pode senti-lo de forma diferente, alguns conseguem identificar claramente quando entram em trabalho de parto, outras podem confundir esse processo com sintomas normais de gravidez como azia, gazes, dor lombar ou indigestão. Com o intuito de ajudá-las pesquisamos mais a cerca do assunto e descobrimos que existem três sinais bem claros e distintos que podem indicar que o parto pode estar começando:
1º – CONTRAÇÕES REGULARES
Algumas mulheres percebem as contrações pelo endurecimento da barriga, são parecidas com cólicas menstruais, porém não são doloridas, trata-se mais de um desconforto sentido no abdômen, em especial na parte inferior ou nas costas, isso ocorre porque o útero contrai e relaxa quase que instantaneamente, este processo de contrações iniciais faz com que o colo se abra, empurrando o bebê, essas contrações são constantes e não apresenta melhora mesmo deitada, sentada ou andando. Inicialmente essas contrações ocorrerão em intervalos de 15 a 20 minutos com duração de 30 a 45 segundos, quando o processo de nascimento começar, avançando o trabalho de parto as contrações serão mais fortes e frequentes com duração de até 60 segundos. Quando perceber que as contrações se repetem duas vezes a cada dez minutos é hora de procurar o médico ou ir ao hospital.
2º – AUMENTO DE SECREÇÕES VAGINAIS.
Este é um sinal de que o parto está se aproximando, no final da gestação o colo começa a se preparar para o parto, portanto vai se dilatando e ficando mais fino, isso faz com que o tampão mucoso se perca e você notará quando isso ocorrer, pois começará a ser expelida pela vagina substâncias mucosa em tons amarronzados, às vezes com pequenos filetes de sangue que podem manchar a calcinha, portanto não se assuste se isto ocorrer, pode acontecer no início do trabalho de parto ou serem apenas indícios de que o nascimento está se aproximando, faltando algumas horas ou dias. Agora esteja atenta, qualquer quantidade de sangue maior que pequenos filetes, parecidos com menstruação, por exemplo, devem ser informados ao seu médico.
3º – ROMPIMENTO DA BOLSA D’ÁGUA.
A bolsa de água é formada por membranas que mantém o líquido amniótico durante a gestação, a perda de água pela vagina indica a ruptura nessas membranas, se isso ocorrer você não sentirá dor, apenas a sensação de que está fazendo xixi de forma desenfreada, algumas mulheres chegam a perder até meio litro de água, outras podem apenas umedecer a calcinha sem escorrer pelas pernas, a quantidade de líquido dependerá de onde a ruptura ocorreu, isso é natural e faz parte do trabalho de parto, a bolsa pode se romper no início ou no final do trabalho de parto, porém é importante avisar ao médico quando ocorrer ou quando suspeitar de que se está perdendo líquido.
O mais importante é manter-se tranquila e com a ansiedade sob controle. Você está se preparando para este momento há muitos meses, portanto calma e tranquiliddae são essenciais para você mamãe para o bebê, basta estar atenta a esses três sinais, se as contrações forem constantes como as descritas acima com ritmo regular e frequente provavelmente o parto será iminente, caso perceba contrações dolorosas e regulares antes da 37ª semana, sangramento intenso, febre ou outros sintomas anormais, procure um médico imediatamente, pois você pode estar entrando em trabalho de parto prematuro.

         
0 voto



Josi
17/09/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. ola gente, estou no ultmo mes e sinto dores debaixo do ventre, sinto dores de cabeça forte a uma semana, dor nas pernas, cansaço, o meu peito ja esta bem grande. sera que esta se aproximando o dia de parto?

    ancha
    10/08/13 às 1:29 pm
  2. sinto fortes dores no fundo da bariga,não tenho contração,o bebe se meche o tempo todo,tenho um pequeno corrimento,mas não tem cheiro,ele é meio esbranquiçado,e pegajoso,pode ser algo em que devo me preocupar e ir ao hospital?essas dores aparecem sempre mais forte a noite.

    leticia spelier
    11/04/12 às 3:02 pm

X
Curta a página