Toxoplasmose na gravidez o que é?

A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita presente em carnes cruas e fezes de animais, sendo perigosa durante a gravidez.

Grávida e médico  A toxoplasmose durante a gravidez é uma infecção na maioria das vezes assintomática, ou seja, não é perigosa para a mãe, mas para o bebê pode ser muito perigosa.

Essa infecção é provocada pelo parasita Toxoplasma Gongii, que é encontrado em carnes cruas e mal passadas, terra contaminada com fezes de animais, principalmente as fezes de gatos.

Grande parte das mulheres ao longo da vida desenvolve imunidade contra esse parasita, mas quando a mesma é contamina durante a gravidez, a toxoplasmose afetará o bebê causando problemas sérios como a cegueira ou até mesmo o atraso mental.

Mais sobre toxoplasmose na gravidez o que é?

Para evitar a contaminação com a toxoplasmose, a mulher deve redobrar os cuidados com a higiene e com a alimentação durante a gravidez. Saiba mais sobre a toxoplasmose na gravidez.

Toxoplasmose na gravidez tem cura?

Na mulher, a toxoplasmose tem cura e ela é feita através do uso de antibióticos que só podem ser recomendados por um médico, mas quando o bebê é contaminado com a toxoplasmose e sofrer com a toxoplasmose congênita nem sempre há cura. Alguns cuidados são necessários para a saúde do bebê, então uma das dicas é deixar de limpar a areia do gato durante a gestação.

gestante

Toxoplasmose na gravidez, sintomas

Na mulher os sintomas da toxoplasmose costumam ser mais leves como dores de cabeça, dores musculares, fadiga, sensação de gripe, gânglios do pescoço inchado entre outros sintomas que vão se diferenciar de pessoa para pessoa. Já para o bebê dentro do útero, os efeitos da infecção da toxoplasmose irão variar de acordo com o período da gravidez, então quando mais cedo o bebê for infectado, piores serão os danos.

Uma infecção de toxoplasmose podo levar a perda do bebê ou um bebê natimorto, pode provocar hidrocefalia que é o excesso de líquido no cérebro, problemas de visão e em outros órgãos do bebê. Em outros casos, com o bebê maior, pode ser que ele nasça aparentemente perfeito, porém desenvolva problemas de saúde durante a infância ou até mesmo fase adulta. Há também a possibilidade de a criança ter atraso mental, o que será percebido pelos pais na fase de desenvolvimento infantil.

Mulher grávida com dor de cabeça

Toxoplasmose na gravidez, tratamento

O tratamento da toxoplasmose deve iniciar com a prevenção como evitar o consumo de carne crua ou mal passada, por isso é importante certificar-se de cozinhar bem todas as carnes, lavar bem as mãos após o contado com carnes. Sempre lavar as frutas, verduras, legumes e evitar usar a mesma tábua ou faca para cortar carnes e verduras.

Caso tenha um gato, peça para outra pessoa limpar sua caixinha de areia ou sempre use luvas para realizar esta tarefa. Vale lembrar que não são todos os gatos que estão contaminados com este parasita, por isso é importante também leva-lo a uma consulta com o veterinário para um exame. O tratamento da toxoplasmose na gravidez consiste na ingestão de antibióticos e ultrassom para ver se o bebê também foi infectado.

Mulher grávida e médico

Durante o pré-natal os médicos indicam vários exames a serem feitos, cerca de 10 ou mais (geralmente mais). E um desses exames é para detectar se a mulher e o bebê têm a toxoplasmose. Caso não haja, cuidado, essa infecção ainda pode aparecer. E caso haja suspeita depois do parto, o bebê pode fazer o exame e ser tratado com antibióticos.

Quer saber mais sobre a toxoplasmose na gravidez? Confira o vídeo do Youtube que separamos para você.

Saiba mais sobre a toxoplasmose na gravidez

30/10/13 por Caroline

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook