Tontura na gravidez o que fazer

É comum que durante a gestação a mulher possa apresentar tonturas no decorrer do dia. Saiba quais as causas e como evita-las.

Tontura durante a gravidez

É natural que na primeira gestação a futura mamãe fique preocupada com alguns sintomas que são próprios da gravidez. A tontura é um desses sintomas que causa certo desconforto e gera muita ansiedade. Afinal durante a gestação a mulher esta mais fragilizada física e psicologicamente, é uma fase de expectativas e tudo que altera o comportamento ou o bem estar gera medo e insegurança.

                       

Saiba mais sobre a tontura na gravidez, quando tem início e também o que pode ser feito para evitar esse mal estar.

Tontura na gravidez é normal?

Alguns sintomas como a tontura podem ocorrer durante a gravidez, mas na maioria dos casos não é algo para causar preocupação. Segundo os médicos a tontura é normal e ocorre devido a diversos fatores. Durante o período de gestação é natural sentir tonturas, náuseas e enjoos. Geralmente a mulher é acometida de tontura ao levantar se e também nos dias em que a temperatura esta mais elevada. O sintoma também pode ocorrer se a gestante permanecer em jejum prolongado.

Grávida sentada

A tontura é causada devido à ação dos hormônios (estrógeno e progesterona), esses hormônios alteram a pressão arterial o que faz com que a mulher sinta se meio atordoada. Outro fator a ser considerado nesses casos é a hipoglicemia gerada por baixos níveis de açúcar no sangue e no cérebro, o que também desencadeia mal estar e tontura. Alguns tipos de anemias também podem causar tontura e mal estar.

Tontura na gravidez quando começa

A tontura tem início logo nas primeiras semanas de gestação, no tempo de nossas avós era uma espécie de aviso de que a cegonha estava para chegar. O fato é que logo no início da gravidez o sistema circulatório começa o processo de expansão para suportar o aumento do volume sanguíneo.

Início da gravidez

No segundo trimestre o útero que continua a crescer irá exercer certa pressão sobre as veias o que também pode ocasionar a sensação de vertigem.

Tontura na gravidez como evitar

Primeiramente é preciso determinar a causa, para depois fazer o que for necessário para amenizar os sintomas. Algumas dicas para evitar as desagradáveis tonturas durante a gravidez são as seguintes: Antes de levantar se é aconselhável permanecer alguns minutos sentada respirando profundamente, ou seja, evite levantar se abruptamente.

Sua alimentação durante a gravidez

Ao primeiro sinal do sintoma de tontura sente-se imediatamente, agindo assim evitara possíveis quedas. Evite os longos períodos em jejum, coma frutas e ingira bastante líquido, o ideal é ingerir entre oito e dez copos de suco ou água por dia. Aonde for leve sempre algum alimento, mesmo que seja um pacote de bolachas do tipo água e sal.

Cuidar da alimentação é uma forma de prevenir contra os desagradáveis sintomas que surgem durante a gestação. Em alguns casos a manifestação da tontura ocorre em qualquer fase do período gestacional, por isso é bom estar sempre atenta.

Nos casos em que as tonturas são frequentes e seguidas de desmaios ou outros sintomas tais como: sudorese, palidez, dores ou perda de sangue o médico deve ser consultado com a máxima urgência.

Saiba mais sobre os cuidados na gravidez

1 voto



Joao Romao
08/01/14


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook