Tomate: Vale a pena comer todo dia

O tomate é uma fruta rica em vitaminas A, C e E, além de ácidos orgânicos e licopeno, essenciais para a saúde do corpo.

tomatevaleapenatodoodia
O tomate é um delicioso fruto utilizado na culinária, originário do continente Americano, foi cultivado e utilizado pelos povos pré-colombianos e posteriormente passou a ser cultivado e consumido em todo o mundo.

Existe uma grande variedade como o caqui, cereja, holandês, san-marzano, kumato e outros. Amplamente utilizado na cozinha, possui várias características que o tornam benéfico à saúde.

O fruto possui vitaminas e nutrientes, tais como a vitamina A, vitamina C, e o complexo B e também potássio e cálcio. Por ser rico em licopeno ajuda na prevenção a várias doenças. Saiba mais sobre o uso do tomate para a saúde e os benefícios que o fruto traz para a pele e o cabelo.

Mais sobre tomate: Vale a pena comer todo dia

Benefícios do tomate para a saúde

O tomate previne contra as doenças cardiovasculares, reduz o mau colesterol e combate a formação dos radicais livres. Estudos apontam que o consumo diário do fruto é um forte aliado no tratamento do câncer. O licopeno ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer e também atua no fortalecimento do sistema imunológico.

O fruto também é útil no controle do colesterol. Por ser pobre em calorias e gorduras, e rico em fibras alimentares, minerais e vitaminas é recomendado no controle do colesterol e nos programas de redução de peso. Outra vantagem que o consumo do tomate apresenta é a proteção natural contra infecções bacterianas e na prevenção aos distúrbios digestivos.

Benefícios do tomate

Benefícios do tomate para a pele

Além de atuar como agente preventivo contra varias doenças, o tomate também pode ser utilizado na composição de vários cosméticos. Os produtos a base de semente ou da polpa do fruto são os mais indicados para a pele.

O tomate refresca e tonifica a pele além de melhorar a circulação sanguínea. Quando aplicado em forma de pasta ou suco no rosto restaura a acidez após o tratamento de limpeza. Pessoas com pele oleosa podem fazer uso diário, e pessoas com pele seca quinzenalmente.

Durante o processo de aplicação a pessoa não deve ficar exposta aos raios solares. Além da aplicação do suco ou pasta, é recomendável o consumo diário em forma de saladas ou molhos. Lembrando que o molho aquecido aumenta as propriedades terapêuticas do fruto.

Benefícios do tomate para a saúde

Benefícios do tomate para o cabelo

O suco de tomate é um potente agente anticaspa e também, previne contra a queda dos cabelos. Escolha alguns tomates, de preferência aos mais maduros, corte-os e bata no liquidificador com um copo de água, depois basta coar e aplicar o suco. A maneira mais indicada de fazer uso do suco consiste em utilizar o liquido após lavar o cabelo com xampu e enxaguar.

Basta aplicar o suco de tomate por toda a superfície do couro cabeludo e deixar por cerca de cinco a dez minutos. A ação do suco irá remover as impurezas hidratar as madeixas. Após a aplicação enxague com água fria e deixe secar naturalmente.

Benefícios do tomate para o cabelo

Depois de seco é só lavar o cabelo novamente com xampu, e aplicar o condicionador, repita o processo duas vezes por semana por pelo menos três meses. Os resultados são observados já na primeira aplicação.

Confira o vídeo do Youtube que separamos para você sobre os benefícios do tomate e como consumi-lo:

Saiba mais sobre os benefícios de outros alimentos

03/12/13 por Joao Romao

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook