Tomar anticoncepcional direto faz mal?

O anticoncepcional mantém a menstruação regulada além de prevenir uma gravidez indesejada e pode ser tomado direto sem riscos maiores.

Mulher com dúvida 2

A pílula anticoncepcional há cinquenta anos dá às mulheres a opção de decidir quando e quantos filhos desejam ter. Atualmente é o método contraceptivo mais utilizado em todo o mundo, quando tomada corretamente à pílula torna-se altamente eficiente na prevenção da gravidez, além de ajudar a manter a menstruação regulada. Embora a maioria das mulheres façam uso desse método contraceptivo há quem ainda tenha inúmeras dúvidas em relação à pílula, se seu uso contínuo, sem interrupções faz mal a saúde, se causa infertilidade, dentre tantas outras que rondam a mente feminina.

                       

A pílula anticoncepcional é um dos medicamentos mais estudados no mundo todo e embora seja um medicamento, efeitos secundários são praticamente nulos.

Tomar anticoncepcional direto faz mal à saúde?

Tomar anticoncepcional direto é a opção de muitas mulheres que não desejam ter filhos, muito menos menstruar todo mês. Segundo os especialistas a menstruação não é um processo de limpeza do organismo como muitas mulheres pensam, trata-se de um processo normal de descamação da camada interna do útero que ocorre quando não há fertilização do óvulo.

Tomar anticoncepcional direto não faz mal e nem apresenta nenhum problema para a saúde, porém alguns especialistas aconselham outros métodos de uso contínuo, principalmente para as mulheres que se esquecem de tomar regularmente a pílula, como tratamentos hormonais que podem durar até 3 anos e apresenta o mesmo resultado que os anticoncepcionais.

Geralmente quando a mulher tem o costume de tomar o anticoncepcional direto sem interromper para que venha a menstruação ela pode sofrer algum tipo de sangramento e desconforto abdominal, mas nada que irá prejudicar sua saúde, isso ocorre devido o fato da quantidade de hormônio ingerido por um período prolongado.

Mulher no médico

Tomar anticoncepcional direto engorda?

Muitas mulheres creem no mito que ao tomar a pílula anticoncepcional regularmente por um período prolongado além de fazer mal a saúde ainda correm o risco de engordarem, cientificamente isso ainda não é comprovado, porém o uso do anticoncepcional provoca a retenção de líquido causando sensação de inchaço.

Com o avanço da tecnologia e com medicações cada vez mais projetadas e confeccionadas para adequação do organismo, a maioria dos anticoncepcionais não faz mal a saúde, porém algumas mulheres podem sofrer com a adaptação do remédio no organismo, pois cada mulher apresenta características diferenciadas de reação em seu corpo.

Muitas mulheres não se arriscam com pílulas anticoncepcionais por medo de engordarem, mas é importante saber que existe uma variedade muito grande de pílulas e muitas delas, principalmente quando indicada pelo ginecologista, são excelentes e não prejudica em nada a saúde, não causa retenção de líquidos e outros efeitos colaterais, por isso antes de começar a fazer uso do anticoncepcional direto, procure um ginecologista.

Balança de peso

Tomar anticoncepcional durante a gravidez prejudica o bebê?

Tomar anticoncepcional é uma forma de prevenção contra a gravidez, a cartela das pílulas em geral contém 21 comprimidos somando mais uma semana de pausa para que venha a menstruação simulando corretamente um ciclo menstrual de 28 dias. Ao interromper a pílula por alguns dias a mulher corre o risco de engravidar nesse período, por isso é aconselhável tomar a pílula todos os dias e sempre nos mesmos horários.

Se a mulher está tomando a pílula e por um tempo de aproximadamente 5 dias esquece de se prevenir e  nesse período engravidar e sem saber que houve a concepção continuar a tomar a pílula direto, poderá causar problemas e fazer mal para o feto.

Segundo os ginecologistas tomar a pílula sem ter a consciência de estar grávida nas primeiras semanas não faz mal ao bebê, porém se esse ato se prolongar para meses o risco aumentará prejudicando a formação dos órgãos sexuais da criança. Isso ocorre pela quantidade de hormônio liberado pela pílula fazendo com que haja alterações na formação do bebê.

Barriga de grávida

Já foi comprovado cientificamente que tomar e fazer o uso direto do anticoncepcional não faz mal, entretanto existem outros métodos para a prevenção de gravidez e doenças que não seja a pílula. Procure um ginecologista e tire todas as suas dúvidas em relação ao que é melhor seu corpo viver bem.

Saiba mais sobre tomar anticoncepcional

2 votos



Josi
16/03/11


Mais informações por email.