Tipos de câncer de mama

Muitas não sabem, mas existem vários tipos de câncer de mama que afetam diferentes regiões das mamas. Saiba mais no Mundo Mulheres.

Câncer de mama

A mama é constituída por Lóbulos (estruturas produtoras de leite), ductos (canais que ligam os lóbulos aos mamilos), além de gordura, tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e também os vasos linfáticos. O câncer de mama nada mais é que um crescimento descontrolado de células, que adquirem características anormais. Essas anormalidades são causadas por mutações no material genético.

Muitas mulheres não sabem, mas existem vários tipos de câncer de mama, que atingem diferentes regiões das mamas. Confira os tópicos abaixo e saiba quais são os principais tipos de câncer de mama.

Câncer de mama Carcinoma ductal in situ

O câncer de mama Carcinoma ductal in situ é uma forma inicial da doença, pois as células que possuem características malignas ainda não invadiram a membrana basal subepitelial, o que quer dizer que ainda não atingiu veias e sistemas linfáticos.

O seu desenvolvimento é nas células dos ductos mamários, ou seja, por onde o leite é drenado durante a amamentação.

Vale ressaltar que este tipo de câncer não tem a capacidade de invadir outros tecidos, mas pode indicar um aumento dos riscos da paciente desenvolver outras formas de câncer mamário.

Tipos de câncer de mama

Câncer de mama Carcinoma ductal invasivo

O câncer carcinoma ductal invasivo é o tipo mais comum da doença, representando aproximadamente 80% dos casos de câncer de mama do mundo. Tem origem nas células dos ductos mamários, e também já invadiu as células adjacentes aos ductos. É um tipo de câncer que tem a capacidade de invadir outras regiões e se espalhar pelas veias e vasos linfáticos, diferentemente do câncer de mama que foi citado acima.

Cuidados com o câncer de mama

Câncer de mama Carcinoma lobular invasivo

Esse é o segundo tipo de câncer de mama invasivo mais comum, representando 10% dos casos da doença em todo o mundo. Tem o seu desenvolvimento nos lóbulos mamários, mas já invadiu as células adjacentes aos lóbulos. É um tipo de câncer que também se espalha para outras regiões das mamas, além de outros lugares do corpo como, por exemplo, o ovário.

Câncer de mama1

Quais os sintomas do câncer de mama

Os sinais e também sintomas do câncer de mama podem variar muito de mulher para mulher, estágio e também o tipo da doença. Em alguns casos algumas mulheres podem não apresentar sintoma algum. Os sinais do câncer tendem a ficar mais aparentes alguns dias após a menstruação, pois é quando as mamas estão menos inchadas. Dentre os sintomas, podemos destacar:

Câncer de mama prevenção

Alterações no tamanho e também forma das mamas.

Mais sobre Tipos de câncer de mama

Vermelhidão, inchaço, calor ou mesmo dor na pele da mama.

Nódulo ou caroço que está sempre presente e não diminui de tamanho.

Assimetria nas mamas, ou seja, uma maior que a outra.

Endurecimento da pele das mamas.

Coceira frequente nas mamas ou mesmo nos mamilos.

Veia crescente e também facilmente observada.

Liberação de líquido pelos mamilos, como se fosse sangue.

Inversão do mamilo.

Esses são alguns dos sintomas mais frequentes do câncer de mama. Vale ressaltar que a melhor forma de tratamento é o diagnóstico precoce, por isso não se esqueça do autoexame. Qualquer alteração observada deve ser relatada ao seu médico.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube sobre o câncer de mama que separamos para você!

Saiba mais sobre câncer



Mais informações por email.

Comentar sobre Tipos de câncer de mama

Destaque

Como fazer fondue para o Inverno

Como fazer fondue para o Inverno