Tipos de anticoncepcionais injetáveis

Apesar de já ser bastante usado, o anticoncepcional injetável ainda causa muitas dúvidas. Saiba mais sobre ele no Mundo Mulheres.

Mulher segurando seringa

A pilula é o anticoncepcional mais conhecido e usado pelas mulheres, isso porque de todas as suas vantagens, a principal é de ser uma das maneiras mais seguras para evitar uma gravidez. Mas com o avanço da ciência, surgiram vários outros métodos com maiores vantagens e com mais garantia de eficácia, e o anticoncepcional injetável, aplicado nas vias intramusculares, é uma dessas novas descobertas científicas. O anticoncepcional injetável é uma injeção de hormônios que pode ser injetada de maneira mensal ou trimensal, agindo exatamente da mesma forma que as pílulas. Porém, como todo medicamento em seu uso existem prós e contras.

O que é o anticoncepcional injetável mensal e trimestral?

O anticoncepcional injetável mensal e trimestral são métodos contraceptivos que têm a combinação de progesterona ou estrogênio com doses de longa duração. A diferença entre os dois é que a injeção mensal é aplicada a cada 30 dias que deverá ocorrer entre o 1° e o 5° dia do ciclo menstrual, e as demais aplicações em 30 dias após a primeira aplicação.

Já o trimestral tem a vantagem de ser aplicada a cada 3 meses seguindo o mesmo princípio da mensal, ou seja, deve ser aplicada entre o 1° e o 5° dia do ciclo menstrual e depois ser reaplicada a cada 90 dias, importante que seja no mesmo dia.

Anticoncepcional mensal e trimestral

Como funciona o anticoncepcional injetável?

Os anticoncepcionais injetáveis possuem um mecanismo de inibição de ovulação, ou seja, a mulher não ovula enquanto estiver fazendo uso deste método. Já o outro mecanismo é a alteração do muco cervical, que é uma secreção existente no colo do útero, então quando faz o uso do anticoncepcional injetável, essa secreção torna-se espessa impedindo a passagem dos espermatozoides na direção do óvulo.

Quais os efeitos colaterais do anticoncepcional injetável?

Dentre os efeitos colaterais podemos destacar as alterações do ciclo menstrual, ganho de peso, dor de cabeça, dores nas mamas, dores nas pernas, vertigem entre outros sintomas. Vale lembrar que os sintomas podem se diferenciar de mulher para mulher, sendo que algumas podem nem mesmo apresentar nenhum sintoma e já outros apresentam todos. Por isso antes de fazer o uso do anticoncepcional injetável é importante consultar um médico.

Mulher com dor de cabeça

Mais sobre Tipos de anticoncepcionais injetáveis

Quais os benefícios do anticoncepcional injetável?

Dentre os benefícios podemos destacar a não interferência na libido da mulher, diminuição da frequência e a intensidade das terríveis cólicas menstruais, o poder de prevenir a anemia ferropriva, além de ajudar na prevenção de gravidez ectópica, câncer de endométrio, câncer de ovário, cistos de ovário, doenças inflamatórias pélvicas, doenças mamárias benignas e também miomas uterinos.

Muitas mulheres preferem o uso de anticoncepcionais injetáveis ao invés das pílulas orais, mas é necessário cuidado na hora de injeta-lo para não correr o risco de injetar incorretamente e correr maiores riscos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de conferir o vídeo Anticoncepcional injetável suas vantagens e desvantagens do canal Mundo Mulheres do Youtube:

Saiba mais sobre anticoncepcionais



Mais informações por email.

Destaque

Dieta da proteína como fazer

Dieta da proteína como fazer