Teste de farmácia é confiável?

Tire as suas dúvidas sobre a confiabilidade e como funcionam os testes de gravidez de farmácia com o Mundo Mulheres.

Teste de farmácia 1

Seja pela facilidade ou mesmo comodidade, os testes de farmácia são a primeira alternativa da mulher quando a mesma suspeita de uma gravidez. Esses testes existem desde 1970, e de lá para cá tornaram-se bem mais confiáveis na hora de detectar uma possível gestação. Claro que ainda é comum muitas mulheres sentirem dúvidas na hora de usar este tipo de teste, seja pela confiabilidade ou mesmo o modo de como usa-lo.

                       

Saiba sobre essas e outras dúvidas em relação ao teste de farmácia no Mundo Mulheres.

Como funciona o teste de farmácia

Os testes de farmácias detectam na urina a presença de um hormônio chamado Gonadotrofina Coriônica Humana mais conhecida como HCG. Esse hormônio HCG é produzido pelas células da placenta, entrando na corrente sanguínea quando o embrião se fixa na parede do útero, ou seja, o HCG somente é produzido quando a mulher está grávida.

Conforme a gravidez avança, o hormônio HCG aumenta muito rápido, sendo o dobro a cada dois dias. Então quando o teste de farmácia dá positivo, é quase certeza que a mulher está grávida, pois o corpo só produz HCG em caso de gravidez (exceto alguns casos bem raros). Mas também é comum que o teste de farmácia de negativo e o exame de sangue de positivo. Isso pode ocorrer quando a gestação ainda esteja bem no começo e assim a presença do hormônio HCG ainda é muito pouco na urina para que o teste de farmácia seja capaz de detecta-lo.

Teste de farmácia no primeiro dia de atraso menstrual

Existem várias marcas e preços de testes de farmácias, sendo que a grande maioria afirma ter precisão de 99%, mesmo sendo feito no primeiro dia de atraso menstrual. Mas como dito no tópico acima, o teste de farmácia detecta o hormônio HCG na urina e quanto mais recente for uma gravidez, menos concentração de HCG a mulher irá apresentar na urina.

Então dependendo da sensibilidade do teste de farmácia, pode ser que detecte o hormônio HCG na urina no primeiro dia de atraso menstrual, mas vale ressaltar que não são todos que conseguem. Para garantir a eficácia do teste é melhor esperar de uma semana a 15 dias de atraso menstrual.

Segurando teste de farmácia positivo

Todos os testes de farmácia vêm com as instruções de uso, sendo de extrema importância seguir a risca essas instruções. Caso o resultado seja positivo também é importante a procura de um médico para a confirmação da gestação.

Saiba mais sobre exames de gravidez

1 voto




Mais informações por email.