Sintomas do trabalho de parto

Saiba mais sobre alguns sintomas de trabalho de parto e esteja preparada para esse momento tão especial que é o nascimento.

Grávida

A gravidez pode durar de 36 a 40 semanas e nesse longo período a mulher passa por diversas transformações físicas e psicológicas. No final da gestação é comum muitas ficarem com dúvidas a respeito dos sintomas que indicam a hora do parto. O trabalho de parto pode durar apenas alguns minutos ou até mesmo dias, e em muitos casos é  impossível dizer com exatidão quando ele começa. Próximo ao nascimento, o corpo passa por diversas adaptações que envolvem o útero, a placenta e o bebê

                       

Principais sintomas do trabalho de parto normal

Com 40 semanas de gestação a mulher já não encontra posições perfeitas para dormir. Pés e tornozelos já estão inchados por conta da perda de líquidos e os seios se mostram bastante vascularizados e podem  começar a secretar colostro. Entre os sintomas mais comuns estão pequenas contrações, chamada de Braxton Hicks, com o aparecimento de pequenas pontadas nas costas, abdômen e pelve.

Normalmente nesse período o bebê já está encaixado na bacia, o que deixa a barriga mais baixa, percebe-se também uma melhora na respiração, porém a vontade de fazer xixi aumenta e também pode haver alguma dor na bexiga,  já que ela está com espaço reduzido.

As primeiras contrações tendem a se intensificar com o passar das horas e normalmente são sentidas na parte final da coluna e acompanhadas de endurecimento do útero. Dores nas costas, diarreia, aparecimento de sangue, secreção vaginal na cor avermelhada que significa que o colo uterino se dilatou o suficiente para expelir a capa protetora e também há casos em que ocorre a ruptura da bolsa.

Sintomas de trabalho de parto prematuro

Grávida com dor na coluna

Se a gestante começar a sentir alguns sintomas diferentes antes de completar 37 semanas provavelmente estará ocorrendo um sintoma de trabalho de parto prematuro, mas nem sempre isso quer dizer que o bebê irá nascer. Segundo pesquisas, aproximadamente 50% das mulheres sofrem com trabalho de parto prematuro, sendo que esses bebês acabam nascendo após a trigésima sétima semana, considerada normal.

Mas como saber se a mulher está apresentando sintomas de trabalho de parto prematuro? Ao aparecimento da secreção vaginal fora do comum, sangramentos, várias contrações em menos de uma hora, pressão na pelve e dores diferentes nas costas, a mulher deve procurar imediatamente um médico, pois se houver demora no atendimento há riscos para mãe e bebê.
Os sintomas de trabalho de parto são comuns na última semana de gestação, porém alguns sinais já podem ser percebidos com até 15 dias de antecedência, como a secreção vaginal que começa a ser expelida, o indicado é procurar o médico assim surgirem os primeiros sintomas, mesmo que não tenha certeza se está entrando em trabalho de parto, uma conversa com seu médico irá tranquilizá-la para esse momento tão especial que é o nascimento.

Leia mais sobre o trabalho de parto

14 votos



Raquel
26/08/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu queria saber se as dores nas costas é normal

    tais
    08/01/14 às 6:56 pm