Sintomas de gastrite nervosa

Saiba o que é gastrite nervosa, quais os principais sintomas e qual o melhor tratamento a seguir para acabar com este problema.

O que é gastriteA gastrite nervosa é uma doença que atinge mais da metade da população brasileira sendo mais comum em jovens e mulheres. Na maioria das vezes a pessoa que sofre com gastrite nervosa nem percebe que tem a doença, pois ao sentir os incômodos costuma recorrer à automedicação para aliviar os sintomas. O problema é que a automedicação não trata a gastrite apenas ameniza a dor temporariamente.

Para poder tratar este problema é preciso primeiro saber suas causas e sintomas e em seguida procurar um médico para encontrar o tratamento mais adequado para cada caso de acordo com o grau de evolução da doença.

                       

O que é gastrite nervosa

A gastrite nervosa é uma doença causada pelo estresse excessivo, ansiedade e má alimentação, sendo considerado um problema emocional, mas também patológico porque quando o paciente fica extremamente estressado há um aumento na liberação de cortisol e adrenalina que aumenta a produção de ácido no estômago causando dores e ás vezes atingindo a mucosa estomacal causando inflamações.

Mulher com a mão no rosto

O estado de estresse de uma pessoa pode ser tanto uma influência para desencadear a gastrite nervosa como pode ser um agravante para as pessoas que já sofrem da gastrite clássica.

Quais sintomas de gastrite nervosa

O principal sintoma da gastrite nervosa é a dor no estômago, mas existem outros sintomas como o inchaço abdominal, difícil digestão, queimação estomacal, sensação de aperto no estômago e saciedade precoce que também são típicos da gastrite.

Mulher deitada com dor

Vale ressaltar que os sintomas citados não são o suficiente para diagnosticar a doença é preciso consultar um médico para que ele possa avaliar o paciente, seu histórico clínico e hábitos de vida, á vezes a doença precisa ser diagnostica por exames.

Gastrite nervosa tratamento

Existem muitos medicamentos para fazer o tratamento da gastrite nervosa, sendo usados para inibir a produção de ácido pelo estômago e tratar as inflamações. É muito importante o tratamento da gastrite em seu estado inicial para que não evolua para uma fase mais grave da doença.

Médico e paciente

Além disso, a situação emocional do paciente também deve ser tratada e o mais importante, mudar os hábitos de vida já que uma vida sedentária e muito agitada estão diretamente ligadas ao estresse e ao surgimento da gastrite.

Sendo assim uma dieta alimentar saudável é indispensável, evitar alimentos gordurosos além de café, pimenta e condimentos fortes é mais uma mudança necessária para tratar e prevenir a gastrite nervosa.

A gastrite nervosa também pode ser desencadeada pelo uso excessivo de medicamentos para algum tipo de tratamento ou pela presença da bactéria H. Pylori no estômago. Por isso a procura de um profissional da saúde é indispensável. Veja mais sobre a gastrite no vídeo abaixo:

Tenho gastrite nervosa. Esse diagnóstico é comum?

Saiba mais sobre gastrite

4 votos



Yane
16/09/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook