Sintomas da primeira menstruação

A primeira menstruação é denominada como menarca e caracteriza como o início do ciclo menstrual, sendo ela acompanhada de alguns sintomas.

Mulher

A menstruação deixou de ser um tabu há muito tempo. Hoje, há muita informação sobre esse assunto e vários outros relacionados ao mesmo. Para as meninas que passam pela sua primeira menstruação vale saber que é o inicio de TPM, cólicas e se não se houver prevenção ou elas engravidam ou mesmo contrair algum tipo de doença. Alguns tabus sobre menstruação também devem ser esclarecidos e desmentidos, afinal vivemos numa época moderna.

                       

Tabus sobre a primeira menstruação

Um desses tabus é que o sangue da menstruação é um sangue sujo, um sangue que não é útil. Como? O dia que sangue não for útil acabará as transfusões sanguíneas. O fluxo perdido durante a menstruação é o sangue usado pelo organismo na preparação do útero para uma possível gestação, na ausência de gravidez, ele é expelido naturalmente e não apresenta qualquer propriedade de purificação.

Menina com dúvidas

Outro absurdo é que não se pode lavar a cabeça durante a menstruação. Aí fica a dúvida, o perigo é lavar a cabeça, ou é a menstruação? Nenhum dos dois. Você, menstruada pode não só lavar a cabeça como realizar suas atividades normalmente, menstruação não é doença. Tomar sorvete durante a menstruação te causará no máximo uma dor de cabeça e cólica, não precisa abrir mão do sorvete nesse período, ele não vai te matar.

Primeira menstruação

A primeira menstruação se chama menarca, ela acontece geralmente com alguns sintomas típicos, mas ainda desconhecidos pelas adolescentes. A menarca pode ser acompanhada de cólicas, TPM, dores de cabeça e seios doloridos. As meninas de 10 a 16 anos estão sujeitas a primeira menstruação, o qual indica o início do ciclo menstrual da mulher possibilitando ela ser mãe. A primeira menstruação pode durar, aproximadamente de 3 até 4 dias, mas isso depende, exclusivamente,  geneticamente e hormonalmente da menina.

Após acontecer a sua primeira menstruação é recomendável marcar uma consulta com médico especialista, na qual a menina poderá adquirir informações sobre o seu corpo e tirar todas as suas dúvidas com um profissional capacitado.

Consulta médica

Esclarecidos alguns tabus sobre a menarca, se você está na sua primeira menstruação, saiba que a única coisa certa é que a partir de agora, você começará a se transformar em uma mulher e seu corpo necessitará de cuidados.

No vídeo abaixo do Canal do Mundo Mulheres no Youtube você confere respostas para algumas Dúvidas frequentes sobre menstruação:

Leia mais sobre menstruação

8 votes



Mariana
05/10/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. oii tenho 9 anos e sinto muita dor de cabeça ,dor na barriga ,irritabilidade ,vontade de chora ,e muita dor no pé o que eu fasso :(

    Suzany Marinho
    23/04/14 às 8:30 am
  2. ola meu nome e rayssa tenho 13 anos a minha mãe mestruou com 11 anos e eu estou preocupada com isso ela sempre fala que estou perto pois por causa da minhas espinhas como posso saber se estou perto e pelas espinhas que posso saber me tire esta duvidas
    um beijo tchauuuuuuu

    Rayssa Bezerra
    27/03/14 às 2:52 pm
  3. oi tenho 10 anos minha mestruaçao desseu pela primeira ves e nao sei oque fazer

    natalha
    23/02/14 às 5:05 pm
  4. Ola tenho 12 anos e minha mestruação ta atrasada 14 dias o que fazer,mestruei com 11 anos

    Heloisa
    11/01/14 às 7:50 am