Sintomas da menopausa

A menopausa é um período do ciclo da vida feminina, e ocorre com todas as mulheres. Conheça melhor e saiba mais sobre os sintomas:

Mulher com calor em frente ao ventilador

O corpo feminino passa por diversas mudanças ao longo da vida, a menarca, a gravidez, o climatério. Chega um período da vida de toda mulher, que fica conhecido como a menopausa. Algumas sentem medo desse período, pois junto com ele chega também alguns incômodos, para umas mulheres chegam a ser sintomas muito severos.

Também surgem muitas dúvidas sobre a menopausa, afinal, o que ela é? Tem tratamento para evita-la?

O que é a menopausa

Mulher idosa

A menopausa é o período qual a mulher deixa de menstruar, ou seja, ela deixa de ovular e de ter os seus períodos férteis. A última menstruação ocorre no período que se chama climatério, que pode durar anos.

Durante o climatério, as taxas dos hormônios femininos caem gradativamente, até a falta de menstruação completar doze meses dando início ao período da menopausa.

A menopausa é muito caracterizada por alguns sintomas, principalmente pelas ondas de calor que as mulheres sentem regularmente, e que causa uma constante transpiração e muito incômodo. Como já dito acima, os hormônios, principalmente o estrogênio diminuem significativamente, e a mulher passa a uma fase não reprodutiva. Outros sintomas também podem ser visualizados, como tonturas e palpitações. O sono também é prejudicado, devido aos suores noturnos causados pelas imensas ondas de calor durante as noites, que impedem as mulheres de dormir. É normal a mulher se sentir mais irritada e depressiva. A pele fica mais flácida e os ossos mais porosos, deixando-os mais frágeis.

As relações íntimas também são afetadas, causando desconfortos e algumas dores, podendo até surgir outros incômodos como a coceira.

Tratamento para a menopausa

Mulher tomando comprimidos

Mais sobre Sintomas da menopausa

Vale lembrar que a menopausa não é nenhuma doença, é um período natural do ciclo da vida feminina que toda mulher um dia chegará. Porém, os sintomas podem ser severos. O tratamento mais comum para a menopausa é a reposição hormonal do estrogênio e progesterona, o que auxilia na diminuição dos sintomas que tanto incomodam as mulheres durante esse período. Essa reposição é feita através de comprimidos, géis e até mesmo adesivos.

Por outro lado, a reposição hormonal pode causar alguns malefícios para a saúde, pois aumentam a possibilidade de se ter câncer no endométrio ou câncer de mama, entres outros problemas que dependem do histórico da saúde de cada mulher. Devido a esses riscos, muitos médicos não indicam o tratamento com reposição hormonal para todas as mulheres, somente para aqueles em que os sintomas são realmente muito severos, que muitas vezes chegam a prejudicar a vida em sociedade da mulher que sofre com esse problema.

É indicado que quando a mulher começar a sentir os sintomas da menopausa busque auxílio médico de especialistas como o ginecologista, já que é um problema relacionado aos hormônios, o psicólogo devido à depressão e a irritabilidade que a menopausa pode resultar. O cardiologista também é indicado que se busque, para evitar possíveis complicações no coração.

Com o passar do tempo, todas as mulheres se acostumam a viver nesse nova fase de suas vidas.

Uma dúvida que muitas mulheres tem é sobre a gravidez. Veja como é a gravidez na menopausa nesse vídeo do canal Mundo Mulheres no youtube:

Saiba mais sobre a menopausa:




Ananda
05/10/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Sintomas da menopausa

Destaque

Dicas para lua de mel perfeita

Dicas para lua de mel perfeita