Sintomas da gastrite bacteriana

Confira os principais sintomas da gastrite bacteriana e saiba suas causas, tratamentos e veja como se livrar desse incômodo.

mulher com a mão na barriga

Um problema de saúde que afeta muitas pessoas no mundo inteiro, causando grande incomodo e ainda é um problema grave de saúde que pode interferir e mudar a rotina, gerando agravamentos, mas que possui tratamento e até a cura.

                       

A gastrite bacteriana é causada por uma bactéria chamada Helicobacter pylori, seu formato em hélice e espiralada, este formato facilita sua entrada no muco que envolve o epitélio gástrico. A bactéria produz uma substância que danifica o muco que protege o estomago causando a infecção que pode evoluir se tornando uma ulcera e até um câncer, a única bactéria capaz de viver no ambiente ácido, uma das infecções mais comuns no ser humano.

Gastrite bacteriana sintomas

mulher abraçada com a barriga

O revestimento do estômago sofre uma alteração ficando inchado e inflamado, o sintomas podem ser agudos ou não, isto é pode não haver sintomas comuns, apenas a febre, o que dificulta o diagnóstico.

Este tipo de gastrite geralmente ocorre dor, queimação, náuseas,  mau hálito e febre. A gastrite possui vários estágios, ela evolui quando não há tratamento e mesmo quando há persistência nas causas, uma gastrite nervosa pode se tornar uma úlcera que pode perfurar a parede do estômago e causar infecção e ainda a gastrite bacteriana pode ser mais aguda devido ao histórico de doenças do estômago de cada paciente.

Gastrite bacteriana tratamento

doutor massageando paciente

O tratamento consiste no uso de antibióticos de acordo com o que o médico prescrever, a gastrite bacteriana na maioria dos casos é mais difícil de ser tratada devido a resistência da bactéria, pode haver casos de internação. Tanto a gastrite nervosa quanto a bacteriana podem causar hemorragias, dependendo do caso os ferimentos causado pela úlcera é tão agudo que pode causar hemorragias gástricas evoluindo o quadro.

Gastrite bacteriana prevenção

mulher deitada com travesseiro de coração

A melhor forma de prevenção é a higienização dos ali pouco menos antes do consumo e ainda hábitos comuns como lavar as mãos frequentemente, evitar alimentos cítricos, bebidas alcoólicas, molhos, e alimentos embutidos podem ser a solução para amenizar as dores agudas causadas pelos ferimentos. Alimentos como o pão integral e os ricos em potássio como a banana, nozes, figo entre outros que podem ajudar na reconstrução da parede do estômago, consumir muita água também ajuda e evite ficar em jejum por muitas horas.

É necessário e imprescindível à orientação médica nestes casos, quando a gastrite causada por bactéria não é tratada adequadamente e logo no início pode ocorrer agravamentos se tornando até um cancro, além da úlcera e inflamações na parede do estômago gerando muitas outras complicações.

Lembrando que existem outros tipos de gastrites, sendo elas a gastrite nervosa decorrente a traumas nervosos gastrite viral que atinge o sistema imunológico, a gastroenterite eosinofílica que é decorrente a infestação de parasitas e uma reação alérgica, gastrite atrófica geralmente ocorre em idosos e afeta as enzimas protetoras do estômago, a doença de menetrier que pode gerar a formação de cistos e a gastrite de células plasmáticas que é decorrente ao acúmulo de plasmócitos na parede gástrica.

Quer saber mais sobre doenças? Veja o vídeo sobre o tratamento da doença de Wilson no canal do Portal ZUN no Youtube:

DOENÇA DE WILSON TRATAMENTO

Leia mais sobre gastrite e doenças bacterianas

1 voto


Natalia Fraga
29/10/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook