Sinais de gravidez psicológica

A gravidez psicológica ou pseudogestação é um tipo de transtorno psicológico emotivo no qual a mulher simula uma gravidez real.

Sonhando com bebêO sonho de ser mãe é divido por quase todas as mulheres, e quando alguns sinais de gravidez aparecem são unânimes em dizer que um bebê pode estar a caminho. O problema é que nem sempre há um bebê, ou seja, o sonho de ser mãe é tão grande que muitas vezes desenvolvem um quadro clínico cientificamente chamado de pseudociese ou gravidez psicológica.

A Gravidez psicológica é um transtorno emotivo que pode acontecer a partir da primeira menstruação. A mulher acredita que está grávida sentindo todos os sintomas de uma gravidez. Para saber mais sobre as causas, sintomas e tratamento da gravidez psicológica, confira nos tópicos abaixo.

O que é gravidez psicológica

A gravidez psicológica também conhecida por pseudociese ocorre quando a mulher deseja muito engravidar apresentando assim todos os sintomas próprios do período de gestação, no entanto sem estar de fato grávida. Essa síndrome pode ocorrer em qualquer idade a partir da primeira menstruação, no entanto estudos apontam que a maior incidência se da em mulheres no final do período fértil. Por razões psicofisiológicas pode ocorrer em algumas mulheres a chamada reincidência de trauma, quando o fato se repete por mais de uma vez.

Gravidez psicológica

Sintomas da gravidez psicológica

Os sintomas da gravidez psicológica são idênticos ao de uma gravidez comum. A ausência de menstruação o crescimento da barriga, seios doloridos e enjoos são alguns dos sintomas mais comuns. No início a mulher pode sentir náuseas pela manhã e passa a rejeitar alguns alimentos, a fadiga e o aumento de peso também são muito comuns nesses casos.

Diante das evidencias físicas, a mulher passa a agir como qualquer gestante, e em alguns casos, mesmo quando os resultados clínicos indicam a falsa gravidez, a pessoa reluta em aceitar a realidade e segue agindo como uma futura mamãe.

Inicia a confecção do enxoval do bebê e a decoração do quarto e faz todos os preparativos para receber o bebe que é fruto de sua própria imaginação. Existem relatos clínicos que apontam casos de mulheres que sentem o movimento fetal mesmo com o útero vazio.

Mulher com enjoo

Tratamento da gravidez psicológica

Estudos indicam que os sintomas da gravidez psicológica acometem mulheres que desejam muito engravidar ou que desenvolveram um medo profundo da gravidez. Nesses casos é necessário buscar orientação médica especializada.

Mais sobre Sinais de gravidez psicológica

Especialistas em psicologia afirmam que as causas que levam uma mulher a desenvolver a síndrome da pseudociese têm suas raízes em problemas emocionais. É comum o surgimento de crises de angústia e depressão.

A psicoterapia é uma das formas de tratamento que apresenta os melhores resultados nesses casos. Por outro lado deve haver total apoio por parte do esposo e familiares para que o tratamento surta o efeito desejado no menor espaço de tempo.

Mulher e médico

Para que a mulher possa sair desse processo de auto imaginação e rompa os laços com as fantasias do inconsciente, alguns médicos indicam o uso de antidepressivos. A psicoterapia somada ao estímulo e ao amor da família irá restabelecer por completo a saúde física e psíquica da paciente.

Para saber mais sobre a gravidez psicológica assista ao vídeo que o Mundo Mulheres separou para você:

Saiba mais sobre gravidez psicológica



Mais informações por email.

Comentar sobre Sinais de gravidez psicológica

Destaque

Cólicas de intestino o que fazer

Cólicas de intestino o que fazer