Secreção na mama é normal?

Em muitos casos a secreção na mama não é câncer, mas fora do período gestacional não é considerado normal pelos especialistas.

secreção de mama

Entre os problemas de mama, secreções costumam assustar e preocupar muitas mulheres, pois a secreção na mama não é considerada normal, embora possa ocorrer. Muitas mulheres acreditam que a secreção na mama só é considerada normal durante a gravidez, quando o seio está se preparando para o aleitamento, porém os seios estão sujeitos a influências hormonais ovarianas, assim como a estímulos externos. Mas  mesmo havendo fatores externos que possam ocasionar uma secreção mamária, como o atrito provocado entre os mamilos por um sutiã mal ajustado, por exemplo, fora do período de aleitamento, a ocorrência da secreção não é considerada normal.

                       

A secreção na mama fora do período gestacional necessita de um esclarecimento clínico quanto ao fato, pois alguns tipos de secreção na mama podem ser indícios de problemas mais sérios, vejamos mais acerca do assunto.

Causas de secreção na mama

Em mulheres que tenham tido ao menos uma gravidez e em mulheres próximas ao período da menopausa a queixa da ocorrência das secreções é algo bem normal. Em alguns casos, a secreção pode ser apenas um reflexo das influências hormonais, um processo transitório do organismo feminino. A secreção nas mamas é normal também durante a adolescência, visto ser um período de grande produção hormonal, um problema comum que tende a desaparecer assim que se estabiliza a produção de hormônios e em muitos casos não requer nem tratamento, mas a jovem sempre deve comunicar seu médico ginecologista sobre a ocorrência.

Alguns medicamentos como antidepressivos e alguns tipos de anticoncepcionais também podem gerar secreção na mama, trata-se de um efeito secundário, considerado normal desses medicamentos. Recém-nascidos podem apresentar secreção na mama, é o chamado leite de bruxa que ocorre devido às altas taxas hormonais produzidas pela placenta. Com a diminuição normal dos hormônios, o leite de bruxa tente a desaparecer naturalmente em duas semanas.

Segurando flor

Tipos de secreção na mama

A secreção na mama quando não é patológica, costuma escoar pelos poros do mamilo ou são bilaterais e é normal perceber a secreção ao manipular a mama ou pressioná-la. Já nos casos mais sérios, a secreção é unilateral e tende a escoar por um único poro do mamilo. A secreção na mama pode ser transparente, amarela, branca, marrom, com sangue ou verde escuro e sua consistência pode ser bem espessa. A secreção que se parece com leite também precisa ser investigada, pois pode ser um processo infeccioso (se conter pus) ou uma produção de leite indevida.

Mão no peito 1

Secreção na mama é câncer?

Mesmo a secreção não tendo relação direta com câncer de mama, toda e qualquer anormalidade percebida não deve ser em hipótese alguma negligenciada. Em geral o câncer de mama não dói, porém esteja sempre atenta ao autoexame e a mamografia, caso perceba algo fora do normal, como secreção no mamilo ensanguentada ou purulenta procure um mastologista ou ginecologista o mais rápido possível para exames adequados a fim de esclarecer a causa. A secreção com cor verde e também as amarronzadas geralmente são benignas, já secreção unilateral, transparente ou com sangue, podem ser indícios de tumores.

Segurando uma rosa

Lembre-se, não deixe para procurar um médico somente quando houver um problema visível, assim como o papanicolau, o autoexame das mamas é essencial para saúde feminina e são considerados os método mais eficiente contra problemas futuros, por isso não se descuide.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de conferir o vídeo Secreção na mama é normal? Do canal Mundo Mulheres do Youtube:

SECREÇÃO NA MAMA É NORMAL?

Saiba mais sobre as mamas

7 votes






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Tenho uma filha de 21 anos,que esta com displasia mamaria,levei a uma mastologista,a medica fez uma ultra mamaria e diaginosticou displasia muito grande,porém ela senta muitas dores,ja esta tomando a medicação,mas mesmo assim ela esta sentindo muitas dores,principalmente na mama esquerda. É normal essas dores tão intensas?

    Nadia Virginia
    28/10/14 às 10:41 am
  2. Olá, bom dia, primeiramente parabéns pelo site.
    Minha esposa, sempre a uns 10 dias antes da menstruação sente dores e queimação próxima a região do bico no seio esquerdo, as vezes nos dois, seria algo inflamatório?

    Elias Balotelli
    02/05/14 às 11:41 am
  3. tô sentindo, um caroço acima do mamilo e já tenho 48 deixei de amamentar com 23, pod ser cancer de mama??

    Marilene Lima
    28/03/14 às 8:46 pm
  4. Estou com 42anos e fiz uma mamografia e deu que estou com mamas densas e pediram um ultrasom,o que pode ser?

    ana mendes da cruz
    25/02/14 às 2:39 am
  5. tenho 22 anos , e minha filha de 3 anos mama só do lado direito pois o esquerdo ficou com o leite salgado quando ela tinha 1 ano e 10 meses . no seio esquerdo o que a minha filha não mama, sinto um pequeno caroço que as vezes sinto dor com ardencia pulsando .. queria saber o que pode ser isso . ? .

    naftaly
    13/02/14 às 8:18 pm
  6. Tenho 19 anos e sinto dores nos seios e nas axilas,,,tenho muito medo de ser algo mais grave,,,mas embora já tenho ido ao medico e ele me dizer q não era nada, sempre fica aquela duvida,,, sera q não é nada mesmo!!! então por que que não passa, mas tenho fé em Deus q é só uma bobagem da minha cabeça…

    claudia
    13/01/14 às 4:15 pm
  7. Tenho 19 anos nao sou satisfeita com meu seios pois sao pequenos,porem ainda doi as vezpricipalmente qd aperta..o que significa isso?eles vao crescer..?m

    Nathalia
    12/01/14 às 5:16 pm
  8. Estou a +ou – 3 meses com uma dor na mama direita, estou p´reocupada, pois temo o cancer.Quando tom piraxicam ele some, qwuando não ele aparece. a dor não é insuportável.
    No tenho caso de cancer na minha familia, Estou com 40 anos e a mamografia que fiz ano0 passado em junho, segundo a Ginecologista não apresentou nada de anormal.

    Aldai Gomes
    14/12/09 às 1:03 pm
  9. Tenho um nódulo em uma das mamas, que começou a doer repentinamente. Não vou aguentar a dor no exame de mamografia. Há algum outro exame que o médico possa vir a solicitar inicialmente?

    Silvia Mello
    20/11/09 às 8:12 pm
  10. sinto dor ( a ponto de incomodar para dormir) em apenas uma mama, isso ocorre no final da mesntruação, estou prestes a completar 44 anos, ja fiz ultrasson e acusa cisto de mama (nas duas), porém fico preocupada de que possa evoluir para algo mais sério, gostaria de saber se existe alguma planta medicinal para tratamento nesse caso.

    Erika
    07/09/09 às 1:00 pm