Secreção na mama é normal?

Em muitos casos a secreção na mama não é câncer, mas fora do período gestacional não é considerado normal pelos especialistas.

secreção de mama

Entre os problemas de mama, secreções costumam assustar e preocupar muitas mulheres, pois a secreção na mama não é considerada normal, embora possa ocorrer. Muitas mulheres acreditam que a secreção na mama só é considerada normal durante a gravidez, quando o seio está se preparando para o aleitamento, porém os seios estão sujeitos a influências hormonais ovarianas, assim como a estímulos externos. Mas  mesmo havendo fatores externos que possam ocasionar uma secreção mamária, como o atrito provocado entre os mamilos por um sutiã mal ajustado, por exemplo, fora do período de aleitamento, a ocorrência da secreção não é considerada normal.

A secreção na mama fora do período gestacional necessita de um esclarecimento clínico quanto ao fato, pois alguns tipos de secreção na mama podem ser indícios de problemas mais sérios, vejamos mais acerca do assunto.

Causas de secreção na mama

Em mulheres que tenham tido ao menos uma gravidez e em mulheres próximas ao período da menopausa a queixa da ocorrência das secreções é algo bem normal. Em alguns casos, a secreção pode ser apenas um reflexo das influências hormonais, um processo transitório do organismo feminino. A secreção nas mamas é normal também durante a adolescência, visto ser um período de grande produção hormonal, um problema comum que tende a desaparecer assim que se estabiliza a produção de hormônios e em muitos casos não requer nem tratamento, mas a jovem sempre deve comunicar seu médico ginecologista sobre a ocorrência.

Alguns medicamentos como antidepressivos e alguns tipos de anticoncepcionais também podem gerar secreção na mama, trata-se de um efeito secundário, considerado normal desses medicamentos. Recém-nascidos podem apresentar secreção na mama, é o chamado leite de bruxa que ocorre devido às altas taxas hormonais produzidas pela placenta. Com a diminuição normal dos hormônios, o leite de bruxa tente a desaparecer naturalmente em duas semanas.

Segurando flor

Tipos de secreção na mama

A secreção na mama quando não é patológica, costuma escoar pelos poros do mamilo ou são bilaterais e é normal perceber a secreção ao manipular a mama ou pressioná-la. Já nos casos mais sérios, a secreção é unilateral e tende a escoar por um único poro do mamilo.

A secreção na mama pode ser transparente, amarela, branca, marrom, com sangue ou verde escuro e sua consistência pode ser bem espessa. A secreção que se parece com leite também precisa ser investigada, pois pode ser um processo infeccioso (se conter pus) ou uma produção de leite indevida.

Mão no peito 1

Mais sobre Secreção na mama é normal?

Secreção na mama é câncer?

Mesmo a secreção não tendo relação direta com câncer de mama, toda e qualquer anormalidade percebida não deve ser em hipótese alguma negligenciada. Em geral o câncer de mama não dói, porém esteja sempre atenta ao autoexame e a mamografia, caso perceba algo fora do normal, como secreção no mamilo ensanguentada ou purulenta procure um mastologista ou ginecologista o mais rápido possível para exames adequados a fim de esclarecer a causa. A secreção com cor verde e também as amarronzadas geralmente são benignas, já secreção unilateral, transparente ou com sangue, podem ser indícios de tumores.

Segurando uma rosa

Lembre-se, não deixe para procurar um médico somente quando houver um problema visível, assim como o papanicolau, o autoexame das mamas é essencial para saúde feminina e são considerados os método mais eficiente contra problemas futuros, por isso não se descuide.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de conferir o vídeo Secreção na mama é normal? Do canal Mundo Mulheres do Youtube:

Saiba mais sobre as mamas



Mais informações por email.

Comentar sobre Secreção na mama é normal?

  1. Eu tenho 21 ano eu tomava ciclo 21 maisudei para ingeçao e ontem a noite tomei banho e fiquei olhando meu seios e aperte saiu um pouquinho de agua o que significa isso eu tou com medor?

    Brenda
  2. Olá tenho 23 anos e um dia desses eu mexendo no meu seio saiu um líquido branco mas só de um seio hoje saiu dos dois lados o que eu faço? Será que estou grávida? O que pode ser?

    Iariceli
  3. Olá tenho 23 anos e um dia desses eu mexendo no meu seio saiu um líquido branco mas só de um seio,hoje saiu dos dois o que eu faço? Será que é gravidez?

    Iariceli
  4. Boa noite! Tenho 47 anos,tomei anticoncepcional injetável ha 8 anos e uma das mamas sai secreção incolor se estimular e ambas cor de leite.será que pode ser descontrole hormonal. Mas tive 2 Gestação e amsmentei muito.obrigada.

    Christine Martins scharf
  5. Olá, tenho 23 anos, ganhei minha filha a 1 ano e 6 meses, e um dia saiu um líquido marrom da mama esquerda, daí passou, depois de um mês, começou a sair novamente o mesmo líquido na mama esquerda, estou preocupada e confesso que estou com medo de ir ao médico, meu psicológico é muito forte, então senti uma dor fraca na mama esquerda, agora estou em dúvida se senti realmente essa dor, ou foi da minha cabeça.
    Gostaria de saber se é normal ou não.
    Ou será pela gravidez recente.
    Ahh, eu não tomo anticoncepcional, será falta de hormônios?
    Por favor me responda.Obrigada desde já.

    Josiele
  6. Dei mama um ano e agora estou sentindo dor no seio faço o oito exame e não vejo nada mais essa SEMAna apertei o meu seio e saiu um líquido amarelo gostaria d saber se pode ser câncer???

    Ivonete Maria dos santos
  7. Oi tenho 25 anos, tomo anticoncepcional apenas para regular o ciclo menstrual tem 7 meses de uso, no sexto e no sétimo mês notei que quando dou a pausa de 7 dias no quinto pro quarto dia, no caso no dia que vem pra mim sai um liquido do meu seio esquerdo apenas, é transparente como água, quando começo a tomar o anticoncepcional novamente dai para… como aconteceu 2 meses consecutivos eu to começando a ficar preocupada… eu não sei se por conta do remédio, estresse ou se pode ser um câncer…

    Suélen
  8. Eu tomei um anticoncepcional e agora sai um liquido transparente e branco dos meus seis quando aperto. Isso é grave? Irá parar daqui a algum tempo ou devo procurar um médico?

    Mari
  9. Tenho 15 anos. Sou virgem e as vezes quando durmo acordo com a blusa molhada bem na parte do bico. Teve uma vê que apertei por curiosidade e saiu um liquido branco e ao mesmo tempo meio transparente. E toda vez que aperto sai esse liquido e sai muito. E dos dois peitos. Acho que não é so secreção. Pode ser mesmo leite?

    Ane
  10. a minha mama direita proximo a estar menstruada fica dolorida ontem fui apertar o mamilo direito e saiu de um poro um liquido espesso sem cheiro cor verde escuro o q pode sr

    lucyana pedrini
  11. Olá Maria,

    Recomendo que procure a orientação de um ginecologista!!!

    Haline Madaschi
  12. Estou com essa secreção trensparente nos dois manmilos , e nas laterais tbm, estou com muito medo tenho48 anos nunca fiz exme de mamografia me de um aresposta obrigada me ajude

    Maria cristina ferreira
  13. Obrigado pelo esclarescimento que me tranquilizou, estava um pouco tensa, mas já tirei todas dúvidas. A poucos meses fiz mamografia, e estava tudo ok! mas a secreção esverdeada eu nem sabia que existia.

    Cidonia e. sipert
  14. Estou muito mais tranquila agora UFAA!!

    Roberta
  15. Quando sai um liquido meio meloso e salgado, pode ser oque? QUERO UMA RESP… BJS

    Emanuela

Destaque

Benefícios do parto normal

Benefícios do parto normal

Veja Também

Benefícios da água detox