Secreção na mama é normal?

Em muitos casos a secreção na mama não é câncer, mas fora do período gestacional não é considerado normal pelos especialistas.

secreção de mama

Entre os problemas de mama, secreções costumam assustar e preocupar muitas mulheres, pois a secreção na mama não é considerada normal, embora possa ocorrer. Muitas mulheres acreditam que a secreção na mama só é considerada normal durante a gravidez, quando o seio está se preparando para o aleitamento, porém os seios estão sujeitos a influências hormonais ovarianas, assim como a estímulos externos. Mas  mesmo havendo fatores externos que possam ocasionar uma secreção mamária, como o atrito provocado entre os mamilos por um sutiã mal ajustado, por exemplo, fora do período de aleitamento, a ocorrência da secreção não é considerada normal.

                       

A secreção na mama fora do período gestacional necessita de um esclarecimento clínico quanto ao fato, pois alguns tipos de secreção na mama podem ser indícios de problemas mais sérios, vejamos mais acerca do assunto.

Causas de secreção na mama

Em mulheres que tenham tido ao menos uma gravidez e em mulheres próximas ao período da menopausa a queixa da ocorrência das secreções é algo bem normal. Em alguns casos, a secreção pode ser apenas um reflexo das influências hormonais, um processo transitório do organismo feminino. A secreção nas mamas é normal também durante a adolescência, visto ser um período de grande produção hormonal, um problema comum que tende a desaparecer assim que se estabiliza a produção de hormônios e em muitos casos não requer nem tratamento, mas a jovem sempre deve comunicar seu médico ginecologista sobre a ocorrência.

Alguns medicamentos como antidepressivos e alguns tipos de anticoncepcionais também podem gerar secreção na mama, trata-se de um efeito secundário, considerado normal desses medicamentos. Recém-nascidos podem apresentar secreção na mama, é o chamado leite de bruxa que ocorre devido às altas taxas hormonais produzidas pela placenta. Com a diminuição normal dos hormônios, o leite de bruxa tente a desaparecer naturalmente em duas semanas.

Segurando flor

Tipos de secreção na mama

A secreção na mama quando não é patológica, costuma escoar pelos poros do mamilo ou são bilaterais e é normal perceber a secreção ao manipular a mama ou pressioná-la. Já nos casos mais sérios, a secreção é unilateral e tende a escoar por um único poro do mamilo. A secreção na mama pode ser transparente, amarela, branca, marrom, com sangue ou verde escuro e sua consistência pode ser bem espessa. A secreção que se parece com leite também precisa ser investigada, pois pode ser um processo infeccioso (se conter pus) ou uma produção de leite indevida.

Mão no peito 1

Secreção na mama é câncer?

Mesmo a secreção não tendo relação direta com câncer de mama, toda e qualquer anormalidade percebida não deve ser em hipótese alguma negligenciada. Em geral o câncer de mama não dói, porém esteja sempre atenta ao autoexame e a mamografia, caso perceba algo fora do normal, como secreção no mamilo ensanguentada ou purulenta procure um mastologista ou ginecologista o mais rápido possível para exames adequados a fim de esclarecer a causa. A secreção com cor verde e também as amarronzadas geralmente são benignas, já secreção unilateral, transparente ou com sangue, podem ser indícios de tumores.

Segurando uma rosa

Lembre-se, não deixe para procurar um médico somente quando houver um problema visível, assim como o papanicolau, o autoexame das mamas é essencial para saúde feminina e são considerados os método mais eficiente contra problemas futuros, por isso não se descuide.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de conferir o vídeo Secreção na mama é normal? Do canal Mundo Mulheres do Youtube:

SECREÇÃO NA MAMA É NORMAL?

Saiba mais sobre as mamas

7 votos






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Estou muito mais tranquila agora UFAA!!

    Roberta
    05/03/14 às 8:19 pm
  2. Quando sai um liquido meio meloso e salgado, pode ser oque? QUERO UMA RESP… BJS

    Emanuela
    31/01/14 às 12:08 am