Sangramento similar à menstruação pode ocorrer durante a gravidez

Muitas mulheres têm dúvidas quando aparece um sangramento similar à menstruação durante a gravidez, veja quais são as possíveis causas.

Mão na barriga

A gravidez é um período de grandes mudanças e de muitas dúvidas para as mulheres. A menstruação, por exemplo, não é algo comum de acontecer, porém muitas mulheres afirmam menstruar mesmo estando grávidas. O primeiro ponto a entender é que esse sangramento não é menstruação, mas sim um sangramento vaginal que pode ocorrer por vários fatores, tanto físicos quanto psicológicos e algumas ocorrências desse sangramento similar à menstruação podem comprometer a saúde do bebê e da futura mamãe. A seguir, vamos analisar algumas das principais ocorrências de sangramento similar à menstruação na gravidez e quais são as possíveis causas para o problema.

Sangramento na gravidez é normal?

Independente da fase da gestação, todo sangramento similar ou não à menstruação deve ser relatado ao médico. Porém, alguns sangramentos não representam riscos à saúde do bebê, sendo considerados normais no início da gestação, como o sangramento de implantação, que pode ser similar à menstruação, mas ocorre quando o embrião está se fixando na parede do útero. Esse processo pode romper algum vaso sanguíneo, ocasionando um leve sangramento, menor e mais claro que o habitual da menstruação.

Outro tipo de sangramento normal que também acontece no início da gestação, são as manchas escuras de sangue que aparecem esporadicamente, podendo ser na maioria das vezes restos de ciclos menstruais passados que ficaram presos ao colo do útero e, com a gravidez, esse sangue tende a ser expelido pelo útero.

Mulher com cara de dúvida

Sangramento na gravidez causas

O sangramento similar à menstruação pode aparecer por diversos motivos durante a gravidez, porém é importante frisar, que embora possa acontecer, sangrar durante a gravidez pode indicar problemas mais sérios, veja algumas causas que não são consideradas normais.

Médica e grávida

Primeiro trimestre de gravidez

Os primeiros 03 meses de gravidez costumam ser os mais delicados. Até o terceiro mês pode ocorrer um sangramento similar à menstruação, mas é preciso atenção, pois o sangramento pode indicar o descolamento do saco gestacional e, nesse caso, o sangue é escuro, parecido com borra de café, não há cólicas, é expelido em pequenas quantidades mas pode durar por vários dias. Nesse período, também pode acontecer um sangramento de aborto, nesse caso o sangue é intenso, vermelho bem vivo, com a formação de coágulos e vem acompanhado de fortes dores abdominais.

Mais sobre Sangramento similar à menstruação pode ocorrer durante a gravidez

Em ambos os casos o médico deverá ser consultado o mais rápido possível. Outro fator que pode levar a um sangramento na gravidez e que surge até o 3º mês, é conhecido como placenta prévia, um problema raro que ocorre quando a placenta se fixa em lugar errado. Nesse caso, o sintoma é um sangramento abundante de um vermelho bem vivo, porém não acompanha dor.

Terceiro trimestre de gravidez

A partir do 7º mês um sangramento similar à menstruação pode ocorrer por deslocamento prematuro de placenta. Esse tipo de sangramento é grave, exige um acompanhamento médico com urgência e os sintomas mais comuns além do sangramento são dores fortíssimas acompanhadas de contrações. Já no nono mês pode ocorrer um discreto sangramento, esse não exige grande preocupação, pois na maioria dos casos é indício de que o parto se aproxima, porém o médico deverá ser consultado.

A gravidez ectópica e doença trofoblástica gestacional também podem levar a um sangramento que pode ser similar à  menstruação, por isso é importante consultar o médico ginecologista a partir de qualquer sangramento, para que as causas do problema possam ser diagnosticadas com eficiência.

Saiba mais sobre o sangramento durante a gestação com o vídeo do Youtube que o Mundo Mulheres separou para você:

Mais informações sobre menstruação na gravidez




Josi
29/04/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Sangramento similar à menstruação pode ocorrer durante a gravidez

  1. estou com 2 meses e as vezes vem aquele sangramento bem fraquinho como se fosse borra de café e normal?

    kelcy brenna cordeiro da silva
  2. Oi. gostaria de tira uma dúvida , a minha menstruação está atrasada a 1mes e 15 dias e eu já estou mim sentindo grávida mais ainda não fiz o exame , aí já eu comecei a sangra como se tivesse menstruada .tem chance que eu ainda esteja grávida e que esse sagramento se já normal ?

    thaislaine
  3. Eu estou muito assustada , a minha menstruação está atrasada a 1 mês 15 dias . minha última menstruação foi em 14 de Dezembro de 2015 e eu já estava mim sentindo grávida e muito feliz soh não tinha feito o exame ainda aí hj

    thaislaine
  4. Estou gravida mas tive um sangramento e normal

    DaiNe
  5. Minha mestruaçao era pra vir dia 14 tem alguma possibilidade de ei esta grávida ai tivi relaçao hontem e teve um pequeno sangramento me explique pf

    irinalda
  6. estou sangrando com colica.dois dias.sangue vivo .

    veronica aparecida dias
  7. Ola..a minha menstruação veio no diA28de Outubro de 2015. ..e era pra vir no dia24de novenbro..mas nao veio tou atrasada a 9dias…e depois no dezenbro no dia2veio um sangramento leve que nao sinto a correr ..me ajude sera que posso ta gravida. .E que a minha menstruação nunca falhou..e eu tinha transado no meu periodo fertil…sinto dores no seio pontadas na mama dores nas ascosta dor de cabeça me ajude..

    rosalina
  8. fiz um teste de farmacia, pra saber se estou gravida, e deu positivo, andei de moto e fiquei sentindo dores forte no Domingo, e hoje acordei com um sangramento… Estou com medo.

    Jaine Rodrigues

Destaque

Cólicas de intestino o que fazer

Cólicas de intestino o que fazer

Veja Também

5 dicas para fazer uma sobrancelha perfeita