Sangramento similar à menstruação pode ocorrer durante a gravidez

Muitas mulheres têm dúvidas quando aparece um sangramento similar à menstruação durante a gravidez, veja quais são as possíveis causas.

Mulher grávida em consulta médicaA gravidez é um período de grandes mudanças e de muitas dúvidas para as mulheres. A menstruação, por exemplo, não é algo comum de acontecer, porém muitas mulheres afirmam menstruar mesmo estando grávidas.

O primeiro ponto a entender é que esse sangramento não é menstruação, mas sim um sangramento vaginal que pode ocorrer por vários fatores, tanto físicos quanto e psicológicos e algumas ocorrências desse sangramento similar à menstruação podem comprometer a saúde do bebê e da futura mamãe.

                       

A seguir, vamos analisar algumas das principais ocorrências de sangramento similar à menstruação na gravidez e quais são as possíveis causas para o problema.

Sangramento na gravidez é normal?

Tontura durante a gravidez

Independente da fase da gestação, todo sangramento similar ou não à menstruação deve ser relatado ao médico. Porém, alguns sangramentos não representam riscos à saúde do bebê, sendo considerados normais no início da gestação, como o sangramento de implantação, que pode ser similar à menstruação, mas ocorre quando o embrião está se colando na parede do útero. Esse processo pode romper algum vaso sanguíneo, ocasionando um leve sangramento, menor e mais claro que o habitual da menstruação.

Outro tipo de sangramento normal que também acontece no início da gestação, são as manchas escuras de sangue que aparecem esporadicamente e que podem ser restos de ciclos menstruais passados que ficaram presos ao colo do útero e, com a gravidez, esse sangue tende a ser expelido pelo útero.

Sangramento na gravidez causas

O sangramento similar à menstruação pode aparecer por diversos motivos durante a gravidez, porém é importante frisar, que embora possa acontecer, sangrar durante a gravidez pode indicar problemas mais sérios, veja algumas causas que não são consideradas normais.

Primeiro trimestre de gravidez

Os primeiros 03 meses de gravidez costumam ser os mais delicados. Até o terceiro mês pode ocorrer um sangramento similar à menstruação, mas é preciso atenção, pois o sangramento pode indicar o descolamento do saco gestacional e, nesse caso, o sangue é escuro, parecido com borra de café, não há cólicas, é expelido em pequenas quantidades mas pode durar por vários dias. Nesse período, também pode acontecer um sangramento de aborto, nesse caso o sangue é intenso, vermelho bem vivo, com a formação de coágulos e vem acompanhado de fortes dores abdominais. Em ambos os casos o médico deverá ser consultado o mais rápido possível.

Outro fator que pode levar a um sangramento na gravidez e que surge até o 3º mês, é conhecido como placenta prévia, um problema raro que ocorre quando a placenta se fixa em lugar errado. Nesse caso, o sintoma é um sangramento abundante de um vermelho bem vivo, porém não acompanha dor.

Terceiro trimestre de gravidez

A partir do 7º mês um sangramento similar à menstruação pode ocorrer por deslocamento prematuro de placenta.  Esse tipo de sangramento é grave, exige um acompanhamento médico com urgência e os sintomas mais comuns além do sangramento são dores fortíssimas acompanhadas de contrações. Já no nono mês pode ocorrer um discreto sangramento, esse não exige grande preocupação, pois na maioria dos casos é indício de que o parto se aproxima, porém o médico deverá ser consultado.

A gravidez ectópica e doença trofoblástica gestacional também podem levar a um sangramento que pode ser similar à  menstruação, por isso é importante consultar o médico ginecologista a partir de qualquer sangramento, para que as causas do problema possam ser diagnosticadas com eficiência.

Mais informações sobre menstruação na gravidez

3 votos



Josi
29/04/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook