Saiba o que pode interferir no ciclo menstrual

Fatores como estresse e distúrbios alimentares podem interferir diretamente em seu ciclo menstrual. Saiba mais com o Mundo Mulheres.

Mulher segurando relógio

É mais do que normal ouvirmos mulheres se queixando sobre não terem o ciclo menstrual regular, e passarem até mesmo meses sem o sinal da menstruação. São muitos os fatores que podem interferir em seu ciclo menstrual que vão desde uma gravidez não planejada, doenças e até mesmo problemas emocionais. Saiba nos tópicos abaixo quais podem ser os motivos para a interrupção da menstruação.

Estresse

O estresse é considerado por muitos o mal da atualidade, afetando consideravelmente a qualidade de vida de muitas mulheres. O estresse é capaz de alterar o emocional, assim promovendo disfunções no organismo e afetando principalmente o ciclo menstrual. Para a mulher ter um ciclo menstrual regular, é necessário haver uma harmonia de todo o sistema reprodutor, então é importante ter uma interação entre o cérebro e os ovários.

Quando os hormônios que são responsáveis pelo ciclo menstrual não são comandados pelo cérebro, por causa dos problemas emocionais que ela apresenta, podem ocorrer alterações na menstruação. Mulheres que se encontram com estresse podem ter atrasos de menstruação ou adiantamento, menstruar durante duas a três semanas ou até ter a falta da mesma.

Vale lembrar que o ciclo menstrual é considerado normal quando ocorre entre 25 e 35 dias, e a menstruação tem duração de três a cinco dias. Quando o ciclo tem a duração menor que 21 dias ou que ultrapasse os 35 dias, pode ser o sinal de que algo não vai bem, principalmente quando a mulher encontra-se um pouco estressada.

Estresse

Exercícios físicos

O excesso de exercícios físicos não só pode atrasar a menstruação como pode fazer com que ela pare completamente por um longo tempo. Isso ocorre porque quando a mulher prática em excesso exercícios físicos o corpo gasta bastante energia, assim o corpo preserva a energia que sobrou, não restando nenhuma para regularizar o ciclo menstrual.

O ideal mesmo é praticar atividades moderadas, pois dessa forma há um estímulo para o organismo liberar a endorfina que é uma substância que está relacionada ao bem estar, assim ajudando a reduzir o estresse. Mas quando essas atividades físicas são muito pesadas, favorece o aumento da prolactina que é o hormônio que prepara a mulher para a amamentação, assim provocando falhas na menstruação.

Exercícios físicos

Dietas restritivas

Dietas muito restritivas também são capazes de fazer com que seu ciclo menstrual fique bastante desregulado, pois como há uma baixa ingestão calórica para a perda de peso, o organismo entende que está havendo dificuldades para encontrar alimentos, e consequentemente toda a energia que o organismo tem será direcionada para manter as funções mais importantes, já as funções menos importante são “desligadas”.

Dietas restritivas

Mais sobre Saiba o que pode interferir no ciclo menstrual

Doenças

Algumas doenças e distúrbios também podem afetar diretamente o ciclo menstrual como Cisto Ovariano, Oligomenorreia, Amenorreia, Dismenorreia, Fibrose uterina, câncer do colo do útero entre tantos tipos. Por isso é importante sempre procurar a orientação de um ginecologista quando o seu ciclo menstrual estiver mais de 3 meses desregulado.

Saúde feminina

Menopausa Precoce

A menopausa precoce nada mais é que a falência ovariana em uma mulher jovem, ou seja, ocorre quando a mulher antes dos 35 anos fica um ano ou mais sem menstruar ou sem os seus sintomas específicos. A falência ovariana prematura (FOP) é a perda definitiva da função da produção de hormônios que são os responsáveis pelo amadurecimento dos óvulos.

Segundo especialistas, não existe uma causa que determine o surgimento deste problema, já que a menopausa precoce pode ocorrer por diversos fatores como, por exemplo, histórico familiar. Caso esteja há bastante tempo sem menstruar, pode ser que você tenha entrado na menopausa precoce, caso tenha menos que 35 anos.

Menopausa precoce

Lembrando que vários fatores podem interferir no ciclo menstrual, então a procura de um médico é sempre a melhor opção para descobrir o que está acontecendo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o vídeo O que fazer em caso de menstruação irregular do canal do Portal Mundo Mulheres do Youtube:



Mais informações por email.

Comentar sobre Saiba o que pode interferir no ciclo menstrual

Destaque

Como fazer fondue para o Inverno

Como fazer fondue para o Inverno