Saiba o que é mioma e como tratar

Embora seja um problema comum em mulheres em idade fértil, o mioma costuma assustar bastante, saiba o que é como tratar o mioma.

Mioma uterino 2

O mioma é uma espécie de tumor benigno que se desenvolve na musculatura do útero e seu diagnóstico costuma assustar grande parte das mulheres. Trata-se de uns dos problemas femininos mais comuns, pois atinge uma em cada cinco mulheres com idade entre 30 a 40 anos.

                       

Na maioria dos casos os miomas são inofensivos e raramente apresentam sintomas, sendo identificados somente quando há aumento de seu tamanho, mas embora seu diagnóstico assuste por se tratar de um tumor, os miomas uterinos sem bem mais comuns do que podemos imaginar.

Mioma o que é?

O mioma é uma lesão ou um tumor que se desenvolve na musculatura do útero, pode se tratar de um único tumor ou apresentar várias lesões em diversas partes do útero, seu aparecimento é mais comuns em mulheres em idade fértil e embora suas causas não sejam ainda muito conhecidas, sabe-se que os miomas não surgem antes da puberdade e tendem a desaparecer depois da menopausa, por conta disso, especialistas acreditam que o surgimento dos miomas estão relacionados a possíveis alterações genéticas ou hormonais.

Importante ressaltar que miomas, embora sejam tumores, não são cancerosos e a probabilidade de um mioma evoluir para um câncer são praticamente nulas. Os miomas geralmente são descobertos com exames de rotina devido à percepção do aumento do abdômen, também pelo aumento repentino do fluxo menstrual, que pode durar mais, com maior quantidade que o habitual, fora isso raramente os miomas apresentam sintomas.

Mioma tipos

Os miomas são classificados em 4 tipos, cada um se desenvolve em uma parte determinada do útero e causa diferentes reações, vejamos:

Subserosos

São tumores que se desenvolvem na parte externa do útero, logo abaixo a serosa, normalmente esse tipo de mioma não causa sintoma, exceto quando aumenta de tamanho, podendo comprimir alguns órgãos mais próximos.

Pediculados

Ocorrem também na parte externa do útero e podem se desenvolver tanto dentro quanto fora da cavidade uterina, esses tumores são ligados ao útero por um cordão fino, chamados de pedículos. O mioma pediculado não causa alteração no ciclo menstrual, porém se aumentar de tamanho podem causar sensação de peso ou dor no baixo ventre.

Intramurais

Os miomas intramurais são tumores que crescem dentro do útero, sendo os que apresentam mais sintomas quando aumentam de tamanho, pois ao atingir a cavidade uterina podem causar sangramentos e sensação de compressão em órgãos próximos, sendo este um tipo de mioma que pode causar infertilidade quando não tratado corretamente.

Submucosos

Este mioma se desenvolve na parede uterina próximo ao endométrio, podendo migrar completamente para dentro do útero, sendo o tipo de mioma que mais causa sangramentos anormais.

Mioma tratamento

Existem 3 formas de tratar o mioma, embora a grande maioria não necessitem de tratamento, pois em mais de 40% dos casos os miomas regridem espontaneamente. O primeiro deles é a intervenção medicamentosa, ou seja, medicamentos que tem como objetivo controlar o sangramento, diminuir o crescimento ou até mesmo reduzir o seu tamanho. Neste método de tratar, os medicamentos dão uma sensação aparente de menopausa.

A segunda opção para tratar o mioma é a cirurgia realizada nos casos em que ele já se encontra grande ou nos casos que pode ou já causa infertilidade. Pode-se escolher uma entre as duas formas de retirada: apenas do mioma para a mulher que deseja ter filhos ou a retirada total do útero para mulheres que já não têm mais a intenção de ter filhos. O terceiro e último modo de tratar o mioma é pela embolização, indicado principalmente quando a paciente deseja manter o útero. O tratamento consiste em colocar um cateter dentro da artéria uterina para obstruir o fluxo sanguíneo que nutre o mioma.

Ao perceber qualquer alteração no ciclo menstrual, assim como inchaço no abdômen, dor ou sensação de peso no baixo ventre, procure um médico para um diagnóstico mais preciso e não deixe de fazer os exames femininos periodicamente, pois a prevenção continua sendo o a forma mais eficaz no combate a várias doenças.

Para mais informações acesse o vídeo do portal Mundo Mulheres no Youtube e saiba mais sobre o que é mioma e quais os sintomas.

O QUE É MIOMA E QUAIS OS SINTOMAS

Saiba mais sobre mioma

9 votos


Josi
05/05/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. TENHO 41 ANOS E ESTOU COM MIOMA 0,9CM E NÃO MENSTRUO A 3 MESES, MAIS ESTOU COM O ABDOMEM E SEIO MUITO INCHADO E UMA COLICA LEVE E COM A SENSAÇÃO QUE VOU MENSTRUAR A QQUER MOMENTO…SINTO QUE SE MENSTRUAR VOU MELHORAR, OQUE FAZER? QUAL MEDICAMENTO POSSO TOMAR? MINHA MÉDICA NÃO ME PASSOU NADA…

    Luciana
    08/02/14 às 12:00 am
  2. meu nome é jussilieka gostaria saber mas sobre miomas subserosas

    jussileikafernandes
    28/01/14 às 8:35 pm
  3. Tenho 47 anos tenho varios miominha ser drvo tirar

    luz
    18/01/14 às 9:54 am
  4. OLA! ESTOU MUITO PREOCUPADA COM MINHA MÃE, FAZIA 1 ANO E SETE MESES QUE ELA TINHA PARADO DE MENSTRUAR E NO MÊS DE DEZEMBRO VEIO A MENSTRUAÇÃO NORMAL, ELA TEM 49 ANOS PENSOU QUE ERA MENOPAUSA MAS COMO VEIO DEPOIS DE TANTO TEMPO, ESTA PREOCUPADA. POR FAVOR ME AJUDEM, SERA QUE PODE SER UM MIOMA?

    JENIFFER SUPPI
    08/01/14 às 12:04 am
  5. Quais os sintomas do mioma?

    Averalda
    30/11/09 às 8:31 am
  6. OI…gostaria de saber se a cirurgia para a retirada do mioma é semelhante a uma cesáriana e se temos que tomar a anestesia geral…
    obrigado

    Rita Thomaz
    10/11/09 às 12:01 pm
  7. oi´.tenho um mioma e quero quero fazer uma cirurgia sera que o meu abdomem vai diminuir ? obrigada

    eliana
    18/10/09 às 11:55 pm
  8. descobri ketenho mioma a quase 2 meses tenho muita cólina principalmente a noite será que é porque tomo injeção pra evitar a 6 anos e que apaceu issoobrigada é verdade que se mestruar ele cresce mais?muito obrigada tenho apenas 25 anos estou com muito medo

    tati
    07/10/09 às 9:17 pm
  9. estou com uma miomatosi e com emoragia a 1 mes e 15 dia estou tomando anticocipicional cerrazeti e o médico me mantou tomar antienflamatorio e não parou o sagramento o que faço obrigado

    CLEONINA DOS SANTOS ROMÃO
    20/09/09 às 2:25 pm
  10. Descobri que tenho mioma e esta bem grande tem como trata-lo sem cirurgia….

    CARLA
    17/09/09 às 4:43 pm