Saiba como melhorar o funcionamento de seu intestino

Barriga estufada, desconforto e muito incômodo na região abdominal pode ser sintomas de quem sofre com a prisão de ventre.

Prisão de ventre

A constipação intestinal ou mais conhecida como prisão de ventre é uma das queixas mais frequentes em consultórios médicos relatado na maioria das vezes por mulheres. Quando a mulher sofre com esse problema é comum que fique mais de três dias sem ir ao banheiro, além de sofrer com gases, sensação de estufamento e também mal humor. Saiba que viver com o intestino preso não é nada saudável, pois a não eliminação das fezes favorece a proliferação de bactérias que fazem mal ao organismo.

                       

O que é e o que causa o mau funcionamento do intestino

A prisão de ventre pode ser definida como evacuar menos de três vezes por semana, associada a fezes duras, dificuldade em evacuar e dor. Dentre as causas podemos destacar a alimentação com poucas fibras, falta de atividades físicas, não beber muita água e demorar a ir ao banheiro quando sente necessidade.

Além dessas o estresse e viagens também contribuem para a prisão de ventre. Outras causas para o mau funcionamento do intestino é câncer do colo do útero, doenças intestinais como a síndrome do intestino irritável, gravidez, hipotireoidismo, distúrbios mentais, distúrbios mentais e até o uso de determinados medicamentos.

Segurando papel higiênico

Como melhorar o funcionamento do intestino

O primeiro passo para fazer com que o intestino melhore é observar com que frequência você vai ao banheiro, caso seja 3 vezes ou menos por semana é importante ficar alerta, pois o correto seria diariamente ou mais de 3 vezes por semana. A segunda dica é consumir alimentos como mamão, ameixa seca, laranja com bagaço, semente de linhaça, gergelim, farelo de trigo, granola e iogurte desnatado.

Além disso, é importante beber no mínimo 1,5l de água por dia e praticar exercícios físicos, pois o sedentarismo também é uma das causas comuns de prisão de ventre. Evite o consumo de alimentos como carnes vermelhas, laticínios, açúcar, farinha branca, café e refrigerante, pois atrapalham o funcionamento correto do intestino.

Outra dica muito boa é criar uma rotina, ou seja, caso o seu intestino funcione melhor na parte da manhã, então se acostume a ir ao banheiro todos os dias neste horário. Antes ou após o café da manhã fique sentada no vaso, e mesmo não fazendo nada o seu organismo em poucos dias irá se acostumar. E só tome remédio com a orientação de um médico, pois os laxantes podem agredir a flora intestinal.

Alimentos saudáveis

Mau funcionamento do intestino na gravidez

É muito comum durante o período de gestação as mulheres reclamarem do mau funcionamento do intestino, sendo que o problema se agrava a partir do segundo trimestre. O que acontece é que durante a gravidez acontecem muitas mudanças hormonais que alteram o funcionamento do intestino, deixando-o mais preguiçoso e aumentando e muito a dificuldade para evacuar.

Claro que esse problema tem solução, mas irá depender das mudanças de hábitos alimentares e medidas em relação ao estilo de vida da gestação. É importante que a mulher aumente a ingestão de fibras e água, além da redução de gorduras e açúcares. Uma boa dica é consumir iogurtes com probióticos, pois são capazes de melhorar o funcionamento do intestino. Lembre-se de praticar alguma atividade física e sempre consulte a orientação do seu médico, antes de fazer uso de medicamentos e alimentos.

Prisão de ventre em grávida

Vale ressaltar que para que o seu intestino funcione de forma correta, basta mudar alguns hábitos do seu dia a dia, caso o problema persista a recomendação é a procura de um médico.

Saiba mais sobre a prisão de ventre

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook