Saiba como melhorar o funcionamento de seu intestino

Barriga estufada, desconforto e muito incômodo na região abdominal pode ser sintomas de quem sofre com a prisão de ventre.

Frutas e verduras

A prisão do ventre é reconhecida como um dos grandes problemas da vida atual e atinge três vezes mais as mulheres do que os homens e por causa disso a venda de laxantes no mercado aumentou. A prisão do ventre possui sintomas como: fezes ressecadas, impossibilidade de evacuar diariamente, volume fecal pequeno – com a sensação de evacuação incompleta – distensão abdominal, desconforto e mal estar. Porém, as causas mais comuns para que uma pessoa tenha prisão de ventre é? Sedentarismo, má alimentação, negligência ao estímulo intestinal, dietas para emagrecer, uso crônico de laxantes, uso de medicamentos emagrecedores entre outros. Para melhorar tal incômodo os nutricionistas passam para seus pacientes algumas dietas a base de líquido e fibras.

                       

Os líquidos ajudam na defecação e as fibras são insolúveis e apresentam alta capacidade de absorção de água e retenção de líquidos, o que facilita o movimento peristáltico. Há fibras solúveis e insolúveis. As insolúveis são: farelo de trigo, farinha de trigo integral, cereais matinais, grãos integrais, vegetais, frutas maduras, beterraba, pêra, morango, berinjela, maçã, leguminosas, pepino, pimentão e etc. Já as solúveis são: aveias, milho, centeio, cevada, banana, maçã, feijão, ervilha, cenoura, couve-flor entre outros.

De modo geral a melhor coisa a fazer é: ingerir maior quantidade de água, realizar exercícios que estimulem o metabolismo, modificar hábitos alimentares adotando uma dieta natural, evitar alimentos que estimulam o intestino preso, adotar hábitos matutinos já que nesse horário o intestino funciona melhor, adote horários para ir ao banheiro, faça de seis a sete refeições ao dia, mastigue bem os alimentos, . As coisas que não se deve fazer é comer alimentos como: chocolates, chás escuros, carne vermelha, queijos, açúcar, pão branco, refrigerantes, goiaba, jabuticaba, caqui e brócolis. Caso, essas dicas não te ajude, vá ao médico nutricionista e conte seu problema a ele e não se esqueça: Nunca tome remédios indicado pelos outros!

1 voto



Fran
16/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook