Saiba como encontrar o seu período fértil

Muito se fala sobre o período fértil, porém poucas mulheres sabem o que é, quando ocorre e o principal, como encontrar o período fértil.

Calendário

O universo feminino é bastante complexo, por isso costuma gerar muitas dúvidas, principalmente em relação ao ciclo menstrual, período fértil e gravidez.

                       

Não é preciso se tornar uma expert nesses assuntos, porém o ideal seria que toda mulher conhecesse e entendesse as mudanças que ocorrem em nosso corpo a cada mês, como saber encontrar o período fértil, que envolve o controle da menstruação para planejar ou evitar uma gravidez.

Muito se fala sobre o período fértil, porém poucas mulheres sabem o que é, quando ocorre e o principal, como calcular de forma correta para se encontrar com exatidão os dias que correspondem ao período fértil. Vejamos mais sobre como proceder para encontrar o período fértil.

Período fértil como calcular

Mulher com calendário, contando os dias

Encontrar o período fértil é muito simples para quem tem um ciclo menstrual regular, basta verificar o dia da sua última menstruação e contar a partir do primeiro dia da menstruação 14 dias. Entende-se por menstruação normal ou regular o ciclo que leva em média 28 dias, porém há ciclos menores de até 25 dias e maiores que 40 dias, esses são considerados ciclos menstruais irregulares e mulheres com ciclos assim encontram mais dificuldade para encontrar seu período fértil.

O período fértil dura aproximadamente 06 dias e embora siga um padrão, não são iguais para todas as mulheres, pois para encontrar o seu período fértil é preciso saber de quantos dias é o seu ciclo menstrual.

Portanto, para encontrar seu período fértil, se seu ciclo não for regular, os especialistas aconselham fazer uma média dos últimos 06 meses para saber de quantos em quantos dias você menstrua, sabendo de quantos dias é seu ciclo menstrual, basta contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, ao encontrar o dia, contam-se 02 dias antes e 02 dias depois, esses dias correspondem ao período fértil, sendo o 14° dia o dia mais fértil.

Período fértil como funciona

Mulher com teste de gravidez

Encontrar o período fértil é muito importante para as mulheres que buscam engravidar, pois basicamente o período fértil é definido como um curto espaço de tempo em que se aumentam consideravelmente as chances para se engravidar, pois é a fase do mês em que estamos ovulando e como ovulamos apenas uma vez por ciclo, encontrar esses dias pode ajudar a engravidar mais rapidamente.

O período fértil funciona como uma espécie de método de planejamento familiar para casais que desejam engravidar, se este for o seu caso a dica é ter o máximo de relações possíveis nesses dias.

Período fértil como identificar

Para mulheres de ciclo menstruais normais, encontrar o período fértil não tem segredo, basta contar os dias, porém para mulheres de ciclos menstruais irregulares, calcular com exatidão o período fértil se torna mais difícil, embora seja possível encontrar o período fértil através de um controle rigoroso, se torna mais difícil pelo fato delas nunca saberem quando irão menstruar novamente.

Mas assim como o ciclo menstrual apresenta alguns sinais, o período fértil também emite sinais sutis que podem ser observados somente no período fértil, sendo o principal deles o muco cervical, trata-se de uma secreção expelida pela vagina que se torna mais intensa nos dias em que estamos mais férteis, ela não tem cheiro e sua textura é semelhante à clara de ovo, essa secreção até está presente nos outros dias, porém sua cor é mais esbranquiçada ou amarelada, é pegajosa e não apresenta elasticidade, sendo expelida também em menor quantidade.

Mulher com teste de gravidez 2

Durante o período fértil podemos observar também um ligeiro aumento da libido, assim como leves desconfortos no baixo ventre, outro fator que pode ser observado é a temperatura basal, que durante esse período se eleva, todos esses são indícios que estamos passando pelo período fértil.

Encontrar o período fértil é importante para quem está tentando engravidar, porém ressaltamos que este método jamais deve ser utilizado como forma de prevenção, se o seu intuito é evitar uma gravidez, faça usos de outros métodos contraceptivos.

Mais sobre como encontrar o período fértil

4 votos



Josi
05/05/09


Mais informações por email.

  1. Qual é o dia que, do meu período fértil?

    tania
    06/07/09 às 8:12 pm