Retenção de líquido o que é e como evitar

A retenção de líquidos pode ser causada por fatores como, por exemplo, problemas hormonais, má postura, alimentação entre outras.

Balança

Esse é um problema que afeta quase todas nós, e geralmente sentimos mais nos períodos menstruais, é quando percebemos nosso rosto mais cheio, seios maiores e doloridos, os pés inchados e principalmente a barriguinha estufada, todos esses são sintomas da retenção de líquidos. Portanto, minha amiga, não se desespere por ter percebido dois ou três quilinhos a mais, investigue primeiro se sua alimentação não está rica em sal, se não há insuficiência renal, anti-inflamatórios e até o uso da pílula anticoncepcional, podem ser os responsáveis por esse desconforto.

Alguns cuidados que você pode ter a fim de evitar esse problema é prestando atenção a sua alimentação. Procure fazer uso das hortaliças e frutas, pois facilitam a digestão e melhoram na absorção de minerais que evitam a retenção. Evite a ingestão de sucos e refrigerantes durante as refeições. É muito comum a retenção de líquidos durante o período menstrual e isso ocorre devido às mudanças de hormônios, tanto no metabolismo quanto no nosso apetite, consumimos mais gorduras e doces que são responsáveis pelo aumento das toxinas no nosso organismo.

Para auxiliar nesse desconforto procure tomar em média oito copos de água por dia, isso ajudará a limpar o organismo, pratique exercícios aeróbicos, pois aceleram o metabolismo e eliminamos através da urina, dessa forma estaremos contribuindo para diminuir o inchaço causado pela retenção. Alguns chás diuréticos como os de hortelã, cavalinha podem ser benéficos, uma vez que ajudam na digestão. Para evitar a retenção de líquidos e o inchaço que ela provoca procure beber muita água, além de você estimular os rins estará eliminando as toxinas.







Mais sobre Retenção de líquido o que é e como evitar

Inclua no seu cardápio alimentos ricos em água como o chuchu, melancia, abacaxi, pera, hortaliças não podem faltar, suas folhas auxiliam na digestão dos alimentos. A água de coco é rica em potássio e ajuda na prevenção desse mal, assim como, as fibras encontradas na berinjela, alho, aipo. O fundamental é que você diminua completamente o sal, maior vilão responsável pela retenção de líquidos, evite alimentos que possam provocar gases, geralmente encontrados nos que fermentam mais, como repolho, couve, batata-doce. Por último, vale à pena passar longe dos alimentos embutidos, praticar exercícios regularmente e apostem na drenagem linfática que é muito eficaz na retenção de líquidos.

Saiba mais sobre retenção de líquido




Josi
12/04/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Retenção de líquido o que é e como evitar

Destaque

Como fazer fondue para o Inverno

Como fazer fondue para o Inverno