Relacionamento familiar entre gerações

Confira algumas das características do relacionamento familiar e veja como os familiares se comportam das diferentes fases da vida.

familia reunida

Não é preciso que se fale muito sobre o relacionamento das famílias para sabermos que de um tempo para cá as famílias estão ficando sempre mais distantes. Parentes estão cada vez tendo menos contato, e muitas crianças nascem e crescem longe do pai. Há também algumas famílias que não precisam estar distantes, morando em lugares distantes, por exemplo, para não conversarem.

Mesmo dentro de casa, há pais e filhos que não mantêm o contato essencial que a família precisa para estar sempre em harmonia, um com outro. Um pouco mais sobre este assunto é o que discutiremos nos tópicos abaixo, confira como está atualmente e como era o relacionamento familiar com as pessoas idosas e com os adolescentes.

Se você está passando por uma fase difícil, ou o relacionamento em família não está indo bem na sua casa, leia os tópicos abaixo.

Relacionamento familiar nos dias de hoje

homem empurrando carrinho com idoso e uma criança

Nos dias de hoje, em comparação há 100 anos, as famílias estão bem mais distantes umas das outras, e isso não é nenhuma surpresa, pois até mesmo dentro de casa, pais e filhos não conversam, não têm mais reuniões em família, por exemplo.

Outro exemplo é quando os filhos começam a namorar, antigamente, fazia-se um jantar, em família, para que as duas famílias pudessem se conhecer melhor, mas hoje em dia, os jovens escolhem seus parceiros e pronto, e em alguns casos, chegam até a ficar trocando de parceiros e os pais nem ficaram sabendo desses namorados.

Relacionamento familiar na terceira idade

relação familiar na terceira idade

A terceira idade é uma fase da vida muito difícil, tanto para quem está nela, quanto para os familiares, principalmente quando por algum motivo de enfermidade o idoso precisa de cuidados especiais e da atenção de sua família.

Mais sobre Relacionamento familiar entre gerações

O número de idosos nos asilos só aumenta, e cada vez mais são as mulheres que são mandadas para lá. É preciso que as pessoas pensem melhor, pois os idosos um dia foram jovens, e cuidaram de nós. A mãe, quando fica idosa, espera receber dos filhos o mesmo carinho que dava a eles quando eram bebês.

A maioria das famílias ainda opta por não colocar seus parentes idosos nos asilos, e isso deve continuar, pois a solidão e saudade podem prejudicar a saúde deles.

Relacionamento familiar na adolescência

familia com filhos adolescentes

Durante a adolescência o convívio e diálogo com os jovens ficam cada vez mais difícil, pois acham que estão sempre certos e que sabem mais do que qualquer pessoa. Uma preocupação muitos grande que atinge os pais dos adolescentes de hoje em dia é a preocupação com a escolha do filho em relação às pessoas que ele pode querer se relacionar, pois hoje em dia, temos fácil acesso de tantas coisas, que tudo é fácil de conhecer, querer e ter. É importante haver sempre diálogo entre pais e filhos para que não haja surpresas desagradáveis.

O relacionamento familiar saudável é aquele em que todas as pessoas da família querem estar perto umas das outras. Por isso é muito importante o diálogo e a confiança.

Leia mais sobre relação familiar



Mais informações por email.

Comentar sobre Relacionamento familiar entre gerações

Destaque

Amizade entre homem e mulher realmente existe?

Amizade entre homem e mulher realmente existe?