Queimadura de sol o que fazer


Queimadura de sol o que fazer

O verão é por muitos a estação mais esperada do ano, pois é sinônimo de férias, calor, praia, piscina, roupas vaporosas, biquíni, bronzeado, alegria, animação e tudo isso pode trazer algumas consequências bem desagradáveis devido a alguns exagerados que cometemos, principalmente quando o assunto é bronzeado, pois muita gente ainda não se deu conta dos perigos que se escondem atrás de algumas horinhas de sol.
Sabemos que uma pele bronzeada, com aparência saudável chama muito mais atenção e no desejo de conseguir um bronzeado perfeito, algumas se excedem e se esquecem da proteção contra os raios solares e com isso o que ganham são manchas avermelhadas pelo corpo, que vão desde a simples queimaduras solares até casos bem mais sérios. Se você é dessas que se empolgou e exagerou no bronzeado saiba o que fazer para resolver o inconveniente, segundo as orientações do dermatologista Cesar Cuono:
O primeiro passo para o tratamento contra as queimaduras, segundo o dermatologista é a prevenção, por isso evite totalmente o sol entre as 10h00min e as 16h00min horas e independente use sempre o protetor solar, reaplicando-o sempre que transpirar ou entrar na água. Para peles morenas e negras é recomendado fator de proteção solar 15, já em peles claras, que quase sempre ficam vermelhas, o fator de proteção solar deve ser igual ou maior que 30. Importante ressaltar que misturinhas caseiras para se bronzear podem contribuir na agressão a pele, provocando queimaduras bem sérias, por isso evite-as e use sempre chapéu ou boné, mesmo que na sombra.
Para quem já está com o corpo dolorido e queimado é importante identificar que tipo de queimadura você se expos, pois as queimaduras de sol também possuem vários graus que vão desde a pele avermelhada com possíveis bolhas a mais grave, conhecida por queimadura de terceiro grau, semelhante à queimadura por algo fervente. Geralmente as queimaduras de sol provocam sintomas como ardência, vermelhidão, dores e extrema sensibilidade nas áreas afetadas, em alguns casos de queimaduras mais sérias podem provocar dor de cabeça, febre e vômito, por isso preste muita atenção nas bolhas, se perceber que elas se encontram na maior parte do corpo, procure um médico imediatamente, para que estas não inflamem, importante também não estourar ou retirar a camada protetora de pele, causando feridas que podem vir a infeccionar.
Para aliviar o desconforto das queimaduras, alguns cuidados caseiros podem ser feitos, como passar nas regiões afetadas clara de ovo, que forma uma espécie de película protetora com ação hidratante, para isso esteja com a pele limpa, aplique a clara de ovo nos locais vermelhos e deixe agir por uma hora, em seguida retire com água fria.
Outra opção é fazer um creme misturando água com amido de milho, passe no local, espere meia hora e retire com água fria.
Para ardência nada melhor que chá de camomila gelado, que age acalmando a pele, faça compressas com algodão ou use um pano macio embebido no chá.
Não se esqueça de hidratar o corpo bebendo muito líquido, especialmente água e como o sol resseca a superfície da pele, aplique um hidratante sempre após o banho, para aliviar a dor e o ressecamento provocado pela queimadura de sol, a dica é deixar o hidratante na geladeira antes de usá-lo.
No final das contas o tempo é o melhor remédio contra as queimaduras, mas é essencial que você evite o sol, principalmente se estiver com queimaduras ou em processo de melhora, pois a pele demora alguns meses para retornar ao seu nível de sensibilidade normal, caso se exponha ao sol ainda com a pele se curando, ela queimará mais rápido e ficará ainda mais danificada que antes.
Lembrem-se os raios UV são os campeões no envelhecimento precoce da pele, responsáveis pela grande maioria de manchas, flacidez, rugas e o vilão principal nos casos de câncer de pele, por isso a prevenção ainda é o melhor caminho.

         
0 voto



Josi
31/01/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. mt bom, gostei d mais

    beatriz heinz
    25/02/13 às 8:35 pm

X
Curta a página