Quanto tempo após a menstruação entra o período fértil?

Saber calcular o período fértil e quanto tempo após a menstruação ele ocorre, ajuda a mulher a planejar ou prevenir a gravidez.

Período fértilA menstruação pode ser considerada como um símbolo da fertilidade feminina, uma companheira mensal que chega até a incomodar, mas é o principal indicador que o sistema reprodutor feminino está em perfeitas condições, principalmente para aquelas que desejam engravidar.

Através do período fértil, normal em toda mulher que apresenta uma menstruação regular, é possível calcular os dias exatos para uma maior possibilidade de engravidar ou não.

                       

Período fértil: o que é?

Mulher fazendo figaBasicamente o período fértil são alguns dias em que há maior probabilidade para engravidar, caso a mulher tenha relações sexuais desprotegidas, por isso muitas mulheres têm o hábito de calcular o período fértil para evitar ou não a gravidez. Mas, vale ressaltar, que somente mulheres com ciclo menstrual regular de 28 ou 30 dias podem calculá-lo com exatidão, já mulheres com menstruação irregular não conseguem calcular o seu período fértil. Se esse for o seu caso, não se desespere: há indícios que o corpo emite avisando que estamos passando pelo período fértil, aumentando assim as chances para quem busca engravidar, mesmo não tendo uma menstruação regular.

O aumento do muco vaginal, que tem aspecto de clara de ovo, é um muco claro e pouco espesso, não possui cheiro,  costuma ocorrer em maior quantidade que o habitual durante o período fértil. Pode ocorrer também um aumento do apetite sexual, assim como leves desconfortos no baixo ventre, há também um ligeiro aumento da temperatura corporal.

Período fértil: quantos dias após a menstruação

O período fértil tem início no 11° dia contado a partir do primeiro dia de menstruação, sendo o 14° dia considerado o dia mais fértil da mulher, o período fértil tem duração de 06 dias. Vejamos um exemplo, se a mulher menstruou no dia 10, seu período fértil iniciará no dia 21, como tem duração de 06 dias, seu período fértil ocorrerá do dia 20 até o dia 26, sendo o dia 23 o dia mais fértil. Portanto para aquelas que buscam engravidar esses são os melhores dias, pois nessa fase o óvulo sai do ovário em direção as trompas e a caminho do útero pode ser fecundado por um espermatozoide, dando início assim a gravidez. Já para aquelas que não desejam engravidar são os dias que se devem evitar ao máximo as relações sexuais.

Acompanhe a representação do ciclo menstrual e do período fértil a seguir:

Etapas do ciclo menstrual

Período fértil: como calcular

Para se calcular o período fértil é importante que a mulher saiba de quantos dias é seu ciclo menstrual, para isso, basta marcar as datas em que se inicia a menstruação. Faça um controle de no mínimo 06 meses, contando quantos dias se passam de uma menstruação para outra. Há ciclos menstruais de 28 e 30 dias, que são ciclos considerados normais, há também ciclos irregulares que são bem curtos de até 23 dias e outros bem longos de 35 dias, esses ciclos irregulares necessitam de uma atenção especial e um acompanhamento médico, pois dificilmente a mulher ovula corretamente.

O período fértil é relativo ao meio do ciclo, ou seja, o intervalo que ocorre entre uma menstruação e outra, por isso mulheres com menstruação irregular tem mais dificuldade em calcular o período fértil, pois nunca se sabe quando virá sua próxima menstruação, para esses casos o mais indicado é contar 14 dias após o primeiro dia de menstruação, independente de quantos dias seja seu ciclo. Mulheres que fazem uso de anticoncepcional regularmente não apresentam ovulação, portanto não tem período fértil.

Mulher anotando dias no calendárioCalcular o período fértil não é difícil, porém para facilitar muitos sites oferecem as calculadoras online que a partir das datas inseridas mostram os prováveis dias em que você estará mais fértil. O site Estação Bebê, além da calculadora de período fértil, ainda traz um adicional: caso você engravide durante o período fértil a calculadora faz uma estimativa do dia do parto.

É importante para mulher saber calcular seu período fértil, pois para aquelas que buscam engravidar é uma fase em que se aumentam consideravelmente as chances, mas para aquelas que desejam evitar, o método de contagem dos dias férteis não é muito confiável, portanto, se você está evitando uma gravidez faça uso de outros métodos contraceptivos.

 

Leia mais sobre período fértil e menstruação

12 votos



Josi
08/10/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. gostei muito e gostaria de receber atualizações sobre esse assunto…

    ANA PAULA SILVA
    01/02/14 às 10:43 pm
  2. Eu e meu amor o Igor estamos esperando nosso nenenzinho bj a todas as tentantes :))))

    thaiane ama igor
    21/01/14 às 5:39 pm