Quando ocorre a ovulação

Para as mulheres que desejam facilitar ou evitar uma gravidez, é importante saber exatamente o dia em que ocorre a ovulação.

Tabela para saber o dia da ovulação

A ovulação é um processo natural do organismo feminino que acontece todos os meses com a duração de alguns dias, sendo fundamental para a geração de uma nova vida. Nada mais é do que a emissão dos óvulos por um dos dois ovários, para a possível fecundação.

                       

A ovulação indica que a mulher terá mais de 90% de chances de engravidar, sendo que fora deste período às chances caem para menos de 14%. Para saber mais sobre quando ocorre à ovulação e como saber os dias certos, confira os tópicos abaixo.

Quando acontece a ovulação?

Para saber quando ocorre à ovulação é preciso saber o que é o ciclo menstrual da mulher. O ciclo menstrual é o período que começa no primeiro dia de sua menstruação e vai até o último dia antes da próxima menstruação. Geralmente, dura 28 dias, então a ovulação irá acontecer entre o 11° e 15° dia antes de cada menstruação.

A conta é bem simples, basta fazer 28-14= 14, então no 14° dia você estará no auge da ovulação, já que a mulher começa a ovular dois dias antes ou dois dias depois. Mas lembre-se que este exemplo é apenas para mulheres que têm o ciclo de 28 dias. Caso dura entre 21 e 35 dias, é só fazer “menos 14″.

Sinais e sintomas da ovulação

O organismo feminino apresenta alguns sinais quando a mesma entra no período de ovulação. Antes, durante e depois de ovular é possível perceber algumas diferenças no corpo, e com a ajuda desses sintomas é fácil saber o auge do seu período fértil. Os primeiros sinais aparecem quando os folículos – uma espécie de cápsula que abriga os óvulos – começam a se formar.

Secreção vaginal

A secreção vaginal é um dos primeiros indícios de que a ovulação está chegando. Nesta fase os folículos liberam um hormônio chamado estradiol, que é responsável pela secreção esbranquiçada, pegajosa e sem cheiro, muito parecida com clara de ovo.

Temperatura

Durante o período de ovulação, a temperatura do organismo feminino também sofre algumas alterações. Essa temperatura é conhecida como temperatura corporal basal, que é a mais baixa do corpo em um período de 24 horas. Antes da ovulação, a temperatura corporal basal varia de 36,2 e 36,5 graus Celsius.De dois a três dias depois da ovulação, as mudanças hormonais fazem um aumento de 0,2 a 0,5 graus Celsius na temperatura basal.

Temperatura basal

Para saber exatamente o dia da ovulação, a mulher terá que medir a temperatura basal todos os dias de manhã antes de sair da cama, sendo mais eficiente colocar o termômetro de baixo da língua. O dia exato da ovulação será quando a temperatura basal estiver mais baixa e no dia seguinte a mesma se elevar.

Aumento da libido e do apetite

O responsável pelo aumento da libido e do apetite é a progesterona, hormônio que só é produzido durante a ovulação. Quando esses dois sintomas aparecem, a mulher já está ovulando, pois a progesterona só é liberada quando os óvulos já estão maduros e saem dos ovários.

Dor pélvica

A dor pélvica também é outro sintoma muito comum. Segundo especialistas, esta dor é a indicação concreta para quem quer saber quando está ovulando.

É muito importante saber como funciona o próprio corpo e se conhecer bem, pois esses detalhes podem fazer toda a diferença quando se trata de engravidar ou evitar uma gravidez. Se tiver qualquer dúvida, o mais aconselhável é procurar um ginecologista. Para saber mais sobre quando e como ocorre a ovulação, assista ao vídeo do YouTube:

Ovulação

Saiba mais sobre o organismo da mulher

3 votos






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.